Para ajudar a tornar a sua experiência em Lisboa ainda mais completa, elaboramos um guia com o que visitar em Lisboa, onde mostramos para você as principais atrações das regiões mais turísticas de Lisboa.
Confira aqui o que visitar em Lisboa por bairros 🙂
O que visitar em Lisboa – Alfama
O bairro de Alfama é um dos mais tradicionais e antigos da cidade. Em Alfama você irá encontrar várias das principais atrações de Lisboa. Não deixe de reservar um dia no seu roteiro para explorar este pitoresco bairro lisboeta!
Em Alfama você verá belos mirantes com vistas incríveis de Lisboa – não perca o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro das Portas do Sol.
Conheça a Sé, a Catedral de Lisboa, que foi fundada após a reconquista da cidade, em 1147, mas passou tragédias e reconstruções ao longo dos séculos. Visite também a Igreja de Santo Antônio, que assinala o local onde terá nascido o santo português.
No Bairro de Alfama você também irá encontrar diversas casas de fado tradicionais. Ao final do dia, basta andar pelas ruelas de Alfama para ouvir o som das guitarras ecoando pelo bairro.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Não deixe de conhecer o Panteão Nacional, instalado na Igreja de Santa Engrácia, onde estão sepultados importantes personalidades de Portugal. Visite também o Convento de São Vicente de Fora, que impressiona pela sua vasta e bela coleção de azulejos.
Se tiver tempo e curiosidade, visite a famosa Feira da Ladra, o mercado de pulgas de Lisboa, que acontece no Campo de Santa Clara, junto ao Panteão Nacional. Saiba mais aqui sobre a Feira da Ladra em Lisboa.
+ Roteiro de 5 dias em Portugal
+ Roteiro de 7 dias em Portugal
O que visitar em Lisboa – Mouraria e Castelo
Na Mouraria, comece o seu passeio na Praça Martim Moniz, famoso ponto de partida do Elétrico 28. Daqui, siga até a entrada da Rua do Capelão, onde você irá encontrar uma guitarra portuguesa esculpida, que marca a entrada do bairro que é o berço do fado.
Pela Rua do Capelão, repare nos painéis em homenagem aos diversos artistas do fado ligados ao bairro da Mouraria – são obras da artista inglesa Camilla Watson, que tem o seu estúdio no bairro.
No Largo da Severa você vai encontrar a Casa da Severa, onde nasceu aquela que é considerada a primeira fadista. Na Rua Marquês Ponte de Lima você passará ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Socorro, a primeira casa dos jesuítas no mundo (1542) e pelo Palácio da Rosa, um antigo palacete do século 18.
Visite o Largo da Achada, onde você verá um mural de arte urbana do italiano Andrea Tarli. Confira ainda o famoso mural de arte urbana em homenagem ao fado que fica nas Escadinhas de São Cristóvão, uma obra do artista português Nuno Saraiva.
Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
Visite o Miradouro do Chão do Loureiro, com uma vista deslumbrante de Lisboa. Já no Bairro do Castelo, não perca o Castelo de São Jorge, que é uma das principais atrações de Lisboa, com vistas maravilhosas da cidade. Conheça também o Miradouro do Recolhimento, que é pouco conhecido pelos turistas.
+ Bate e voltas de Lisboa com transporte público
+ Como ir de Lisboa para Fátima
O que visitar em Lisboa – no bairro de Belém
Belém é uma região que reúne algumas das atrações mais emblemáticas de Portugal. É um ponto obrigatório em qualquer roteiro em Lisboa.
Conheça a bela Torre de Belém, cartão postal de Portugal, e o Mosteiro dos Jerônimos – ambos estão entre as 7 Maravilhas de Portugal. Junto ao Mosteiro, confira o Museu Nacional de Arqueologia.
Visite o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em forma de caravela estilizada que homenageia os personagens ligados ao período das Grandes Navegações. Logo em frente, visite o Jardim da Praça do Império.
Conheça o Museu Nacional dos Coches, com uma coleção única de carruagens. Para os mais pequenos, confira o Planetário Gulbenkian. Outro local bacana para quem viaja com crianças é a Central Tejo, uma antiga termoelétrica que integra atualmente o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
+ Roteiro completo de 5 dias em Lisboa
+ Roteiro de 3 dias em Lisboa
+ Roteiro de 2 dias em Lisboa
Não deixe de subir no terraço do MAAT, onde você terá uma vista maravilhosa do Rio Tejo (a entrada no museu é paga, mas o acesso ao terraço é livre). Para quem aprecia arte moderna, confira o Centro Cultural de Belém. Em Belém você também verá o Palácio Nacional de Belém, sede oficial do Presidente da República Portuguesa.
Pertinho da região de Belém, não deixe de conhecer a Palácio Nacional da Ajuda. Este belo palácio também acaba de fora de muitos roteiros, embora para nós seja um dos mais interessantes do país.
Em Belém, não perca os famosos e super tradicionais Pastéis de Belém, produzidos unicamente neste local desde 1837. Para relaxar em um espaço verde, conheça o Jardim Botânico D’Ajuda e o Jardim Botânico Tropical.
O que visitar em Lisboa – no bairro da Baixa
O bairro da Baixa Lisboa renasceu após o terremoto de 1755, que devastou esta região da cidade, que foi reconstruída após a tragédia. Aqui estão muitos cartões postas da cidade.
Conheça algumas das principais praças de Lisboa: a Praça dos Restauradores, com seu obelisco, a Praça do Rossio (uma das nossas favoritas), a Praça da Figueira, a Praça do Município (onde está a Câmara Municipal de Lisboa, a Prefeitura da cidade). Não perca Praça do Comércio, uma das maiores da Europa e um dos pontos mais conhecidos de Lisboa. Aprecie o pôr do sol junto ao Cais das Colunas.
+ Como é a visita ao Museu do Fado
+ Conheça o Museu do Azulejo
Suba do Miradouro do Arco da Rua Augusta e percorra a Rua Augusta, a rua pedestre mais famoso de Lisboa. Conheça a Estação Ferroviária do Rossio, uma das mais belas do mundo!
Conheça também a Igreja de São Domingos, que impressiona pelo seu interior que guarda as memórias de um grande incêndio. Experimente uma ginjinha servida num copo de chocolate no Palácio da Ginja e se surpreenda com as inspirações árabes na Casa do Alentejo.
Conheça um curioso Hospital de Bonecas, que recupera brinquedos antigos. Beba um café no Café Martinho da Arcada (veja aqui os Cafés históricos de Lisboa), o mais antigo de Lisboa e prove os deliciosos doces portugueses na Confeitaria Nacional, a mais antiga de Lisboa. Para um pastel de bacalhau (bolinho de bacalhau) realmente tradicional, vá até A Tendinha do Rossio.
O que visitar em Lisboa – Avenidas Novas e Avenida da Liberdade
Conheça o Jardim do Campo Grande (oficialmente Jardim Mário Soares). Ainda na Avenida da República, conheça o Campo Pequeno, que abriga um centro comercial no andar inferior e no andar superior funciona como sala de espetáculos. O Campo Pequeno ainda acolhe as “touradas”, embora esta seja uma tradição cada vez mais polêmica em Portugal.
+ Guia de restaurantes em Lisboa
+ Comida típica de Portugal – o que provar
+ Doces para provar em Portugal
Visite a Praça Marquês de Pombal, em homenagem aquele que é considerado o principal responsável pela reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755. Não deixe de subir até o topo do Parque Eduardo VII para curtir uma vista da cidade que está entre as nossas favoritas. Junto ao Parque Eduardo VII, conheça também a Estufa Fria.
Siga pela Avenida da Liberdade, uma das mais belas avenidas de Lisboa. Com inspirações na avenida parisiense Champs-Elisées, aqui você também verá muitas lojas de grife. Admire a bela calçada portuguesa que cobre a Avenida da Liberdade e é uma verdadeira obra de arte – quer saber mais sobre a calçada portuguesa? confira o nosso artigo aqui.
O que visitar em Lisboa – no bairro do Chiado
O Chiado é considerado um dos bairros mais boêmios de Lisboa, tendo sido a casa de cafés frequentados por grandes intelectuais e artistas portugueses.
Comece conhecendo o Elevador de Santa Justa, que liga a Baixa ao Chiado e é um obra de um engenheiro português (Raul Mesnier du Ponsard e não de Eiffel, como muitos guias afirmam). Veja os Armazéns do Chiado, um antigo centro comercial destruído por um incêndio, que foi recuperado como um shopping moderno.
+ Como subir no Elevador de Santa Justa de Graça
+ Como andar no bondinho elétrico de Lisboa
Prove um gelado (sorvete) na Santini, a gelataria mais tradicional da cidade, fundada em 1949. Visite as Ruínas do Convento do Carmo, que acabou sem o teto após o terremoto de 1755. Visite a livraria mais antiga do mundo – a Bertrand do Chiado.
No Chiado você verá diversas igrejas reconstruídas após o terremoto, como a Igreja dos Mártires, a Igreja da Encarnação e a Igreja do Loreto.
Não perca o famoso Café A Brasileira. Lá você verá a estátua do poeta Fernando Pessoa, que foi um dos ilustres clientes do local. Veja também a Praça Luís de Camões, em homenagem ao autor de Os Lusíadas. Prove os maravilhosos pastéis de nata da Manteigaria (nossos favoritos!).
O que visitar em Lisboa – no Bairro Alto e Príncipe Real
No Bairro Alto, não deixe de visitar a Igreja de São Roque. Apesar do exterior simples, esta igreja que sobreviveu ao terremoto de 1755 tem um interior fabuloso, que guarda aquela que é considerada a capela mais valiosa do mundo. Também vale a pena conhecer o Convento de São Pedro de Alcântara, que aparece pouco nos roteiros turísticos (entrada gratuita na Igreja).
+ 5 igrejas imperdíveis em Lisboa
+ 5 ruas para visitar em Lisboa
Siga até o Miradouro de São Pedro de Alcântara, um dos mais conhecidos de Lisboa e admire a vista da cidade. Ao lado do Miradouro, você irá encontrar o Elevador da Glória, um dos elevadores históricos de Lisboa que faz a ligação da Baixa ao Bairro Alto.
Aqui pertinho você verá ainda o edifício com cores marcantes do Teatro da Trindade. Ainda na mesma rua, repare no Restaurante Tavares, o mais antigo do país – nasceu eu 1784!
Já no Príncipe Real, não deixe de conhecer a Embaixada – Portuguese Shopping Gallery, um espaço comercial moderno instalado num antigo palacete neo-árabe. As lojas tem uma forte aposta em produtos nacionais e um interior do edifício é lindo!
Não deixe de relaxar no belo Jardim do Príncipe Real, onde o destaque é um cipreste-português com uma copa enorme, com 20 metros de diâmetro! Conheça também o Pavilhão Chinês, um dos bares mais icônicos da cidade, que tem as paredes recheadas de coleções de objetos e até parece um museu.
O Bairro Alto também abriga algumas das casas de fado mais tradicionais da cidade, tais como a Adega Machado e a O Faia. Para ouvir fado num ambiente diferente, confira as experiências da Real Fado.
O que visitar em Lisboa – no Campo de Ourique e Estrela
Esta é uma região menos explorada pelos viajantes, mas que também conta com muitas atrações bacanas.
Para chegar lá, faça o passeio completo com o emblemático elétrico 28 – veja como andar de elétrico em Lisboa. Esta é a linha de elétricos mais famosa de Lisboa. Comece o passeio na Praça Martim Moniz e saia no Campo de Ourique ou Estrela.
+ Como chegar em Sintra e o que visitar
+ Como ir de Lisboa para Cascais
Visite a monumental Basílica da Estrela – é lá que está sepultada a Rainha D. Maria I, a patrocinadora desta obra. Em frente a Basílica, conheça o Jardim da Estrela, um dos nossos espaços verdes favoritos em Lisboa. Logo ao lado, um local inusitado é o Cemitério dos Ingleses. Outro destaque desta região é o Palácio de São Bento, sede do Parlamento de Portugal.
Para os fãs de Fernando Pessoa, não deixe de conhecer a Casa Fernando Pessoa. A Casa Museu fica na casa onde o poeta viveu seus últimos de vida e abriga muitos dos seus objetos e livros. Veja também o nosso roteiro completo pela Lisboa de Fernando Pessoa!
Conheça ainda o Mercado de Campo de Ourique, um dos mercados mais tradicionais da cidade, que também passou por obras de remodelação e abriga banquinhas tradicionais e restaurantes. Ao lado do Mercado você verá a Igreja do Santo Condestável.
Outra atração inusitada para conhecer nesta região é o Cemitério dos Prazeres, que surgiu em 1833 e é onde estão sepultadas muitas importantes personalidades do país. Este cemitério reúne também um patrimônio único de arquitetura funerária, que vale a pena ser visitado.
+ Top 5 museus de Lisboa
+ 10 atrações imperdíveis de Lisboa
O que visitar em Lisboa – no Cais do Sodré
Faça um passeio a pé pela Ribeira das Naus, antigo local de produção das embarcações portuguesas. Já na Estação do Cais do Sodré, repare no edifício distinguido com o Prêmio Valmor de Arquitetura. A estação é o ponto de partida para quem vai para Cascais de trem – veja como chegar em Cascais e o que fazer lá.
Logo ao lado, da Estação Fluvial do Cais do Sodré partem os barcos que fazem a ligação até a outra margem do Tejo – é o ponto de partida para conhecer o Cristo Rei em Almada, no outro lado do Rio.
Conheça o famoso Time Out Market – Mercado da Ribeira, o tradicional mercadão de Lisboa que hoje dia combina um moderno espaço com banquinhas de restaurantes e lojas. Não perca também a Rua Cor de Rosa de Lisboa (oficialmente Rua Nova do Carvalho). Famosa nas redes sociais, abriga muitos dos bares mais populares da noite lisboeta.
+ Melhores mirantes de Lisboa
+ Onde ver o pôr do sol em Lisboa
Ao lado do Mercado da Ribeira, conheça a Praça D. Luís. Também aqui pertinho, embarque em direção ao Bairro Alto à bordo do histórico Elevador da Bica, o mais pitoresco de Lisboa.
Seguindo em direção à Santos e Alcântara, não perca o Museu Nacional de Arte Antiga com uma coleção incrível. Aproveite ainda para conhecer a famosa LxFactory, uma “fábrica” de espaço criativos em Lisboa.
Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
O que visitar em Lisboa – no Parque das Nações
O Parque das Nações é o bairro mais moderno de Lisboa. Confira aqui um guia completo do Parque das Nações!
No Parque das Nações, você verá o Oceanário de Lisboa, eleito o melhor do mundo pela TripAdvisor. Veja a moderna Estação do Oriente, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava – que também criou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
+ O que visitar em Lisboa com as crianças
+ 5 cafés históricos para conhecer em Lisboa
Para quem curte arquitetura, não deixe de ver o Pavilhão de Portugal, com a sua enorme estrutura suspensa que lembra uma folha de papel.
Faça um passeio na Telecabine Lisboa – o teleférico de Lisboa e desfrute de uma caminhada pelas margens do Rio Tejo. Você irá avistar aqui a Ponte Vasco da Gama, a segunda maior da Europa!
Com as crianças, não perca o espaço interativo do Pavilhão do Conhecimento. Para compras, confira o Centro Vasco da Gama, um dos principais shoppings de Lisboa. Durante a noite, que tal ver como funciona o Casino de Lisboa?
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!