Padrão dos Descobrimentos: uma vista incrível de Belém

O Padrão dos Descobrimentos é um dos monumentos mais famosos da região de Belém (Veja um roteiro completo para conhecer Belém!).

Assim como o Mosteiro dos Jerônimos e a super famosa Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos é uma das estrelas desta região.

Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um dos monumentos mais famosos da região de Belém.

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em homenagem aos navegadores e outras personalidades (como reis, matemáticos e cartógrafos) que de alguma forma contribuíram para a Era das Descobertas.

Os Descobrimentos foram um período marcante da história de Portugal, que teve grande importância no desenvolvimento do país.

Além disso, este também foi um período importante na evolução da cartografia, navegação e astronomia, contribuindo para definir o mapa do mundo como conhecemos atualmente.

Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos homenageia os diversos responsáveis pela Era dos Descobrimentos.

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa! 

A história do Padrão dos Descobrimentos é curiosa, pois ele foi inicialmente construído de forma provisória em 1940, quando a região de Belém foi palco da Exposição do Mundo Português – um evento que comemorou os oito séculos do nascimento de Portugal.

A estrutura original foi desmontada e substituída pelo Padrão dos Descobrimentos que nós conhecemos atualmente, feito em concreto com esculturas em pedra.

A nova escultura foi finalizada em 1960, quando se celebravam os 500 anos da morte de D. Henrique, o grande impulsionador dos Descobrimentos, que ficou conhecido como O Navegador.

Padrão dos Descobrimentos
Na frente do Padrão dos Descobrimentos, esta enorme rosa dos ventos chama a atenção!

O Padrão dos Descobrimentos também é um monumento controverso. Ele foi construído quando Portugal vivia a ditadura, como um símbolo do regime, que ao relembrar os anos gloriosos das Descobertas procurava justificar o colonialismo que ainda existia naquele período.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

O Padrão dos Descobrimentos tem a forma de uma caravela estilizada. Nas laterais, na parte superior, está o brasão de Portugal. Se reparar com atenção, acima da entrada você verá uma enorme espada da Casa Real de Avis.

D. Henrique aparece na proa, segurando uma caravela e observando o Tejo, simbolizando o desejo de explorar os mares e descobrir novos lugares.

Padrão dos Descobrimentos
D. Henrique aparece na proa do Padrão dos Descobrimentos, cercado por outras figuras.

D. Henrique está cercado por outras 32 figuras ligadas aos Descobrimentos, que aparecem nas laterais.

Consegue reconhecer algumas delas? Entre os personagens estão Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, o poeta Luís de Camões e muitos outros!

Na frente do monumento existe uma enorme rosa dos ventos, que foi um presente da África do Sul, também em 1960. O seu mapa, decorado com naus e sereias, nos mostra o caminho dos navegadores portugueses nos séculos 15 e 16.

No interior, o Padrão dos Descobrimentos abriga uma sala com exposições temporárias, normalmente ligadas ao monumento e aos Descobrimentos.

Padrão dos Descobrimentos
A exposição temporária Na Ponta dos Dedos mostrou o trabalho de restauração do monumento.

Na última vez que nós visitamos o Padrão dos Descobrimentos, conhecemos a exposição Na Ponta dos Dedos, com fotografias de Luís Pavão, que registrou o incrível trabalho de restauração do monumento.

Mas o grande destaque é o mirante que fica no topo do Padrão dos Descobrimentos! O acesso ao mirante é feito de elevador e por alguns lances de ecadas (que infelizmente fazem com que o monumento não tenha acessibilidade plena).

☛ Leia também:

Do alto dos 52 metros do Padrão dos Descobrimentos, a vista de Belém é maravilhosa. De lá é possível avistar muitas atrações desta região de um ângulo incrível.

Padrão dos Descobrimentos
A vista de Belém do topo do Padrão dos Descobrimentos é incrível!

O topo do Padrão dos Descobrimentos também proporciona uma vista única da rosa dos ventos que está na entrada do monumento.

Ingresso do Padrão dos Descobrimentos

O ingresso do Padrão dos Descobrimentos custa 5 €. Existem descontos para visitantes dos 13 aos 25 anos e maiores de 65 anos. Para quem compra o Lisboa Card, o ingresso tem um  desconto de 30%.

Para residentes em território nacional, a o ingresso é gratuito nos domingos e feriados até às 14 h.

Como chegar no Padrão dos Descobrimentos

Existem diversas opções para chegar no Padrão dos Descobrimentos. Uma opção é ir com o trem da estação Cais do Sodré e descer na estação de Belém.

Outra alternativa é o elétrico 15, que sai da Praça da Figueira e passa na frente do Mosteiro dos Jerônimos. Depois é só seguir caminhando até o Padrão.

Diversos ônibus passam também por lá, como o 728, 714, 727, 729 e 751.

Informações:
Endereço: Avenida Brasília, 1400-038 Lisboa

Contato: +351 213 031 950
Horário: De março a setembro: todos os dias, das 10 h às 19 h | De outubro a fevereiro: de terça a domingo, das 10 h às 18:30. Horários e preços atualizados na página oficial.
Página oficial: www.padraodosdescobrimentos.pt


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here