Doces portugueses: 5 dicas imperdíveis para provar em Lisboa

Sugerir uma lista de 5 doces portugueses para provar em Lisboa não é uma tarefa fácil! Afinal, a confeitaria portuguesa é muito rica e existem diversos doces tradicionais aqui.

Cada região tem seus doces portugueses tradicionais, que às vezes até podem ser diferentes entre cidades da mesma região.

Mesmo assim, apresentamos uma lista de doces portugueses bastante populares, que valem mesmo a pena experimentar!

Doces portugueses: Pastel de Nata e Pastel de Belém

Os pastéis de nata são um dos doces portugueses mais conhecidos e podem ser encontrado em diversos países (incluindo o Brasil!).

Nós já explicamos aqui a diferença entre os pastéis de nata e os pastéis de Belém. Os pastéis de Belém são apenas os que são produzidos na famosa pastelaria de Belém (segundo uma receita secreta, desde 1837). Todos os outros são conhecidos como pastéis de nata!

Doces portugueses Pastel de Nata
O pastel de nata é uma celebridade no mundo dos doces portugueses.

Denominações à parte, os pastéis de nata são um clássico que você simplesmente não pode deixar de provar em Lisboa. E se puder experimentar os mais que tradicionais pastéis de Belém, melhor ainda (Saiba mais sobre os Pastéis de Belém aqui).

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

Os pastéis de nata são doces feitos com uma base em massa folhada, que leva um recheio feito com leite, ovos e açúcar.

Confira nossas dicas de onde comer pastéis de nata em Lisboa!

Doces portugueses: Travesseiro de Sintra

Os travesseiros de Sintra são um doce tradicional da cidade de Sintra, que é um dos bate e voltas mais procurados por quem visita Lisboa. Afinal, não é todo dia que encontramos uma cidade que parece que saiu de um conto de fadas! (conheça Sintra com as nossas dicas!)

Doces portugueses Travesseiro
Tradicional de Sintra, o travesseiro é mais um dos doces portugueses imperdíveis.

Os travesseiros de Sintra mais famosos são os que estão sempre saindo em fornadas quentinhas na Pastelaria Piriquita, que abriu as portas em 1862.

Os travesseiros são feitos com uma massa folhada fininha e são recheados com creme de ovos e amêndoas. Uma verdadeira tentação!

Doces portugueses: Queijada

Como o nome já diz, as queijadas são um doce que parece um pequeno bolo que é feito com queijo ou requeijão (o requeijão português lembra a ricota), ovos, leite e açúcar.

Doces portugueses Queijadas
As queijadas são doces portugueses tradicionais em muitas cidades.

As queijadas são um doce tradicional em algumas cidades de Portugal, como Sintra, Évora e da Madeira.

Além disso, existem também queijadas com sabor de laranja, amêndoa, etc.

Doces portugueses: Pastel de feijão

Sim! Você entendeu bem! Em Portugal existe um doce feito com feijão! O pastel de feijão é um doce típico de Portugal, tradicional da cidade de Torres Vedras desde o final do século 19, que é feito com feijão branco.

Doces portugueses Pastel de feijão
O pastel de feijão é um dos nossos doces portugueses prediletos!

O pastel de feijão tem uma base fininha, recheada com um creme feito com amêndoas e feijão branco. É um dos nossos doces portugueses prediletos, mas nem todas as confeitarias têm.

Doces portugueses: Ovos moles de Aveiro

Os ovos moles são um doce típico da cidade de Aveiro, que é conhecido como a Veneza Portuguesa.

Assim como os demais doces que surgiram nos conventos em Portugal (conhecidos como doces conventuais), os ovos moles de Aveiro são feitos a base de ovo.

CURIOSIDADE: Nos conventos, as claras de ovos eram usadas para a produção de hóstias e para engomar roupas, enquanto as gemas eram aproveitadas na confecção dos mais variados doces conventuais.

doces portugueses ovos moles
Os ovos moles também são doces portugueses bem conhecidos, tradicionais de Aveiro.

Os ovos moles são feitos apenas com gema de ovo e açúcar. Normalmente vêm dentro de uma casquinha que parece uma massa de hóstia, moldada na forma de elementos marinhos como conchas e búzios, que no interior está recheada com os ovos moles.

Em Aveiro também é possível comprar ovos moles em barquinhas de madeira, decoradas com moliceiros – os barquinhos tradicionais da cidade.

☛ Leia também:

Outros doces portugueses

Como comentamos, existem centenas de outros doces portugueses tradicionais!

Alguns exemplos são: os pastéis de Tentúgal, os pastéis de Santa Clara, o pão de ló de Ovar, o bolo de arroz, a bola de Berlim, o salame de chocolate, a pata de veado, os guardanapos, a tigelada, as tortas de azeitão e o bolo rei (tradicional do Natal).

Doces portugueses
Existem muitos outros doces portugueses tradicionais.

Também existem diversos biscoitos tradicionais em Portugal, como as línguas de gato, as areias, as raivas, os lagartos, as línguas de veado, as broas castelares (comuns no Natal), etc.

Por isso, se você visitar diferentes cidades de Portugal, procure se informar sobre a gastronomia e os doces locais. Pergunte dicas para os moradores – provavelmente você vai descobrir algum prato ou doce típico do local.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here