Chiado: o bairro mais boêmio de Lisboa

O Chiado é uma dos bairros mais boêmios e emblemáticos de Lisboa, repleto de cafés, lojas e restaurantes.

Entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, o Chiado é um dos bairros mais movimentados e cosmopolitas da cidade – e não pode ficar de fora do seu roteiro!

O que você encontra neste roteiro

Neste roteiro pelo Chiado você verá as principais atrações desta tradicional e boêmia região. Os principais locais que você irá percorrer com este guia são:

Armazéns do Chiado | Sorveteria Santini | Convento Carmo | Quartel do Carmo | Elevador de Santa Justa | Livraria Bertrand | Basílica dos Mártires | Café A Brasileira | Igreja da Encarnação e do Loreto | Praça Luís de Camões | Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata

⭐ SUPER DICA: Salve o mapa deste tour pelo Chiado no seu celular para acompanhar o roteiro durante a sua visita.

O que visitar no Chiado

Chiado – Os Armazéns do Chiado

Nosso roteiro começa nos Armazéns do Chiado. E se engana quem pensa que este é só mais um shopping de Lisboa!

Armazéns do Chiado
Os Armazéns do Chiado são um espaço comercial cheio de história. Em frente está a sorveteria Santini.

Os Armazéns do Chiado abriram as portas em 1894 e rapidamente se tornaram uma referência para compras em Lisboa, com inspiração nos grandes centros que surgiram naquela época em Paris.

Infelizmente, em 1988 um grande incêndio destruiu este espaço comercial. O local passou por um grande projeto de revitalização, a partir do qual nasceu o espaço atual.

Em frente aos Armazéns do Chiado está a sorveteria Santini, um verdadeiro clássico que abriu as portas em 1949 (os sorvetes de frutas são particularmente bons!). Veja nossas dicas de sorveterias irresistíveis em Lisboa!

Além disso, um bar da famosa marca belga Delirium abriu pertinho dos Armazéns do Chiado em 2017. Se você for um apaixonado por cervejas, vale a pena conferir.

Chiado – Convento do Carmo

Siga em direção ao Largo do Carmo. Lá você encontra o antigo Convento do Carmo, que foi fundado em 1389. Ele é um dos monumentos mais impressionantes de Lisboa, com sua igreja com o teto em ruínas, que nos recorda da destruição do terremoto de 1755.

Convento do Carmo
O Convento do Carmo é um dos locais mais impressionantes de Lisboa

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa. 

O Convento do Carmo hoje funciona como um Museu de Arqueologia, com um acervo diversificado.

Chiado – Quartel do Carmo

A parte habitável do Convento do Carmo foi transformada em instalações militares, em 1836. O Quartel do Carmo, que foi instalado lá (sede da Guarda Nacional Republicana), teve um papel marcante na história de Portugal.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

Ele foi um dos principais cenários da Revolução dos Cravos, que terminou com o regime da ditadura em Portugal, em 25 de Abril de 1974.

No Largo do Carmo você encontra uma placa em homenagem ao capitão Salgueiro Maia, que liderou as forças revolucionárias do 25 de Abril. 

Chiado – Elevador de Santa Justa

Siga pela rua do lado direito do Convento do Carmo para encontrar uma surpresa. Você irá chegar na plataforma superior do Elevador de Santa Justa – que tem uma vista maravilhosa de Lisboa – sem gastar nada! Saiba mais sobre este curioso monumento. 

 Elevador de Santa Justa
O Elevador de Santa Justa é uma das atrações mais famosas de Lisboa.

Perto do Elevador de Santa Justa está o bar TOPO Chiado, que tem um ambiente legal e descontraído, com espreguiçadeiras. É perfeito para relaxar e tomar uma bebida.

Chiado – Livraria Bertrand

Depois de visitar o Elevador de Santa Justa, siga em direção a Livraria Bertrand. Muita gente não sabe, mas ela é a livraria mais antiga do mundo em atividade – aberta desde 1732!

Livraria Bertrand do Chiado
A Livraria Bertrand é a mais antiga do mundo em atividade.

A Livraria Bertrand foi o ponto de encontro de escritores famosos, como Eça de Queiroz e Aquilino Ribeiro. Vale a pena dar uma volta pelo seu interior e conhecer a história deste local mágico. 

Chiado – Basílica dos Mártires

Ao lado da Bertrand fica a Basílica do Mártires. Esta Igreja foi fundada em 1147, logo depois da reconquista de Lisboa pelos cristãos. Infelizmente, a Igreja original foi totalmente destruída em 1755, tendo sido reerguida alguns anos mais tarde.

Uma curiosidade é que foi nesta Igreja que o poeta Fernando Pessoa foi batizado.

☛ Sugestão: Um roteiro pela Baixa de Lisboa 

Chiado – Café A Brasileira

E falando em Pessoa, siga agora em direção ao Café A Brasileira, onde está a famosa estátua do poeta, homenageando um assíduo cliente do A Brasileira. Não deixe de espiar o interior deste café, que é sem dúvidas o mais famoso de Lisboa.

Café A Brasileira
O Café A Brasileira é um ponto imperdível de Lisboa.

O A Brasileira abriu as portas em 1905 e tem o interior decorado com detalhes em madeira, mármore e espelhos, que contrasta com as suas pinturas modernistas. Leia mais sobre o Café A Brasileira aqui! 

CURIOSIDADE: O nome Chiado terá surgido por causa de uma taberna que existia na região, que pertencia a Gaspar Dias – cujo apelido era “Chiado”.

O poeta satírico António Ribeiro (século 16) frequentava a tal taberna e por isso terá ficado também com o apelido de Chiado. A estátua no Largo do Chiado é deste poeta.

Chiado – Largo das duas Igrejas

Do Café A Brasileira você encontrará duas igrejas. A da esquerda é a Igreja da Encarnação e a da direita é a Igreja do Loreto – também conhecida como Igreja dos Italianos, tendo missas também nesta língua.

 Igrejas do Loreto e da Encarnação
As Igrejas do Loreto e da Encarnação são destaques nesta região.

Estas duas Igrejas foram construídas onde estava uma das antigas portas da Lisboa medieval. Contudo, ambas igrejas foram reconstruídas após o terremoto de 1755.

A fachada da Igreja da Encarnação ainda preserva esculturas que estavam na antiga muralha de Lisboa.

☛ Leia também:

Chiado – Praça Luís de Camões

Siga para a Praça Luís de Camões, que foi inaugurada em 1867. Ela homenageia o poeta português autor da epopeia Os Lusíadas.

Praça Luís de Camões
A Praça Luís de Camões é uma homenagem ao autor de Os Lusíadas.

As figuras menores que rodeiam a estátua representam outros importantes personagens portugueses da literatura e das ciências.

Repare também nos detalhes da calçada portuguesa que cercam a estátua. Eles lembram elementos de Os Lusíadas, como sereias e naus.

⭐ SUPER DICA: Se estiver procurando um local diferenciado para comer no Chiado, não deixe de conhecer o Palácio Chiado, na Rua do Alecrim, nº 70.

Chiado – Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata

Para terminar bem o seu passeio, siga em direção a Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata. A especialidade, como já diz o nome, é o pastel de nata – que na nossa opinião, é simplesmente o melhor de Lisboa.

Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata
Não deixe de provar os pastéis de nata da Manteigaria!

+ Não perca os Pastéis de Belém – irresistíveis desde 1837!

Do Chiado, você pode continuar o seu passeio em direção ao badalado Bairro Alto.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here