Convento do Carmo: as ruínas do terremoto de 1755

O Convento do Carmo, na nossa opinião, é um dos lugares mais impressionantes de Lisboa.

Afinal de contas, não é todo dia que você tem a chance de visitar ruínas que sobreviveram a um dos maiores terremotos da história. Por isso, não deixe de conhecer este local incrível!

O que você encontra aqui

História do Convento do Carmo

O Convento do Carmo foi fundado em 1389 por D. Nuno Álvares Pereira, que foi um importante comandante militar português, crucial na consolidação da independência de Portugal da Espanha.

O próprio D. Nuno Álvares Pereira ingressou para o Convento do Carmo anos mais tarde e foi inclusive beatificado em 2009!

Convento do Carmo Lisboa
O Convento do Carmo é uma das atrações mais impressionantes de Lisboa!

A Igreja do Carmo era uma das mais importantes daquela época, competindo em monumentalidade com a própria Sé de Lisboa.

Do antigo Convento do Carmo, que foi um dos maiores de Lisboa, hoje só restam as ruínas.

As ruínas da igreja carmelita, cujo teto desabou, marcam o cenário do centro histórico de Lisboa e guardam as memórias da destruição causada pelo terremoto de 1755.

Convento do Carmo Lisboa
O Convento do Carmo marca o cenário da Baixa de Lisboa.

O terremoto de 1755 aconteceu no dia 01 de novembro, o Dia de Todos os Santos. Isso fez com que o número de fatalidades fosse maior, pois as igrejas estavam cheias de fiéis.

Após o grande terremoto, que se estima que atingiu de 8,7 a 9,0 na escala Richter, diversos incêndios e um maremoto contribuíram para a destruição da cidade.

 “Cair o Carmo e a Trindade” é uma expressão usada até hoje em Portugal e que surgiu com esta tragédia.

O Carmo e a Trindade eram dois importantes conventos do Bairro Alto, destruídos com o terremoto. Esta expressão é usada até hoje quando algo causa surpresa, confusão ou terá um impacto grave.

 

A reconstrução da Igreja do Carmo foi iniciada alguns anos após o terremoto, tentando imitar o que existia anteriormente.

Entretanto, a reconstrução não foi finalizada e com a extinção das ordens religiosas em Portugal em 1834, o Convento do Carmo acabou ficando abandonado.

Em 1864, a Associação dos Arqueólogos portugueses criou o Museu Arqueológico do Carmo, com o objetivo de proteger o patrimônio que estava se deteriorando com o fim das ordens religiosas no país. O resultado foi a criação de um espaço único e incrível em Lisboa!

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

O Museu Arqueológico do Carmo

As ruínas do Convento do Carmo hoje abrigam o Museu Arqueológico do Carmo, que foi o primeiro museu de Portugal, aberto ao público e com exposições.

O núcleo do Museu fica na Capela-Mor da antiga igreja do Convento do Carmo e embora ele seja um museu pequeno, é um local bem interessante para conhecer a história de Lisboa.

Convento do Carmo Lisboa
As ruínas do que restou do Convento do Carmo abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

O Museu tem uma coleção bastante variada, com cerâmicas, mosaicos, estátuas e até alguns sarcófagos, múmias pré-colombianas e uma janela manuelina do Mosteiro dos Jerônimos!

Entre as peças mais antigas, você verá as ruínas de um pilar visigodo do século 10 e também um túmulo romano esculpido.

Uma das peças mais incríveis do Museu Arqueológico do Carmo é o túmulo de D. Fernando I, que é uma verdadeira obra de arte da escultura gótica.

☛ Leia também:

Outros destaques do Convento do Carmo

Na nossa opinião, as ruínas do Convento do Carmo por si só merecem a visita. Afinal, este é um dos locais mais marcantes da história de Lisboa.

O Largo do Carmo, que fica logo em frente ao Convento do Carmo também merece um destaque. Lá existe um belo chafariz decorado com golfinhos – é o Chafariz do Largo do Carmo, de 1771!

Além disso, durante a primavera, o Largo do Carmo ganha um toque mágico. Os jacarandás desta pequena praça se enchem de flores e são um belo espetáculo.

☛ Não deixe de visitar o Elevador de Santa Justa! Do Convento do Carmo é possível subir no patamar superior do Elevador de graça! Confira o artigo onde nós contamos tudo!

Largo do Carmo
O Largo do Carmo também é lindo e cheio de história.

☛ Recomendado: Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade.

A parte habitável do Convento do Carmo foi transformada em instalações militares, em 1836. O Quartel do Carmo, que foi aí instalado, teve um papel marcante na história de Portugal.

Ele foi um dos principais cenários da Revolução dos Cravos, que acabou com o regime da ditadura em Portugal, em 25 de Abril de 1974.

Foi neste quartel que o presidente do regime, Marcelo Caetano, se refugiu dos militares, mas acabou se rendendo.

No Largo do Carmo você encontra uma placa em homenagem ao capitão Salgueiro Maia, que liderou as forças revolucionárias do 25 de Abril.

Vai para Lisboa com crianças? Então consulte a programação do Museu Arqueológico do Carmo!

Uma vez por mês, ao sábado, o Museu organiza uma atividade para famílias com crianças de 6 a 10 anos, relacionada com a coleção do museu.

Informações

Como chegar: Metrô: Baixa-Chiado.
Dia de encerramento: Fechado ao domingo. Consulte a página oficial para saber os horários nos feriados.
Preço: 4 € | Desconto com o Lisboa Card.
Página oficial: museuarqueologicodocarmo.pt
Perto daqui:
Elevador de Santa Justa | Igreja de São Roque | Café A Brasileira – estátua de Fernando Pessoa | Livraria Bertrand | Armazéns do Chiado | Casa do Ferreira das Tabuletas | Teatro da Trindade | Praça Luís de Camões.

☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here