Cemitério dos Prazeres: Arte e Arquitetura Funerária em Lisboa

O Cemitério dos Prazeres é o segundo maior cemitério de Lisboa e é um local inusitado para conhecer na cidade. Pode parecer estranho, mas o Cemitério dos Prazeres reúne um patrimônio único de arquitetura funerária.

Cemitério dos Prazeres
Cemitério dos Prazeres em Lisboa.

>> SEGURO VIAGEM COM DESCONTO<<

No Cemitério dos Prazeres você verá verdadeiras obras de arte com uma beleza única, fruto do trabalho de renomados arquitetos e de alguns dos maiores escultores portugueses.

Através de símbolos, estas obras contam muito sobre as crenças do passado relacionados com a morte, saudade e a imortalidade.

O Cemitério dos Prazeres surgiu em 1833, quando Lisboa foi afetada por um grande surto de cólera. Na sequência, por questões sanitárias, passaram a ser proibidos sepultamentos em locais que não fossem exclusivamente destinados a este fim. Ficaram proibidos os enterros em igrejas e conventos.

Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Servindo uma região de Lisboa com muitos bairros aristocráticos, desde o começo o Cemitério dos Prazeres se tornou o cemitério das famílias mais nobres.

Lá também estão sepultados importantes personalidades portuguesas: escritores, atores, cantores, políticos – sepultados principalmente no Talhão dos Artistas.

Entre os grandes nomes que lá repousam estão: Carlos Paredes, Henrique Mendes, Mário Cesariny, Cesário Verde, Vasco Santana, Fernando Maurício, Mário Soares, entre muitos outros.

+ Onde ficar em Lisboa
+ 2 dias em Lisboa – Roteiro Completo

Cemitério dos Prazeres
Cemitério dos Prazeres em Lisboa.

Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa! 

Booking.com

Lá também estiveram enterrados o poeta Fernando Pessoa e a fadista Amália Rodrigues, mais tarde transladados para o Mosteiro dos Jerônimos e para o Panteão Nacional, respectivamente. + Saiba mais sobre a visita ao Panteão Nacional

Este lado nobre se reflete nos materiais e gostos arquitetônicos usados neste Cemitério, que transmitem monumentalidade.

O Cemitério dos Prazeres abriga o maior jazigo privado da Europa (Mausoléu do Duque de Palmela), com mais de 200 corpos, além da maior e mais antiga coleção de ciprestes da Península Ibérica.

+ Dicas de bate e voltas de Lisboa
+ Roteiro de 5 dias em Portugal 

Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
Vista a partir do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

+ ECONOMIZE em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!

Na Capela, você verá uma antiga sala de autópsias, além de um Núcleo Museológico dos Cemitérios de Lisboa.

No Talhão dos Sapadores Bombeiros de Lisboa você irá encontrar uma vista fantástica de Lisboa, voltada para a Ponte 25 de Abril.

Aqui você encontra um mapa para a visita livre ao Cemitério dos Prazeres.

  • Como chegar: O Cemitério dos Prazeres fica na última parada do elétrico 28, no bairro de Campo de Ourique.
  • Horário de visita: Horário de verão: 9h – 18h | Horário de Inverno: 9h – 17h 
  • A visita é gratuita. Visitas guiadas com marcação prévia – mais informações aqui


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here