A Igreja de Santo Antônio de Lisboa: onde o Santo nasceu

Sabia que Santo Antônio, conhecido como Santo Antônio de Pádua, na verdade nasceu em Lisboa? Ele terá nascido e vivido em Lisboa antes de partir pelo mundo como pregador.

Durante a sua visita em Lisboa, não deixe de conhecer a famosa Igreja de Santo Antônio, que fica no local onde se acredita que ele nasceu. A visita é gratuita!

Igreja de Santo Antônio de Lisboa
A Igreja de Santo Antônio de Lisboa fica no local onde ele terá nascido.

A cripta da Igreja de Santo Antônio, acessível pela sacristia à esquerda, foi apenas o que restou da igreja original de 1195, que foi destruída com o terremoto de 1755.

Na cripta da Igreja de Santo Antônio, onde o Santo nasceu, você verá um moderno painel de azulejos, que marca a visita do Papa João Paulo II ao local, em 1982.

Cripta da Igreja de Santo Antônio de Lisboa
Na cripta da Igreja de Santo Antônio, um moderno painel de azulejo assinala a visita do Papa João Paulo II.

A construção de uma nova igreja de Santo Antônio após o terremoto, em estilo barroco e pombalino, foi comandada por Mateus Vicente, que também foi o arquiteto da magnífica Basílica da Estrela.

Esta construção foi em parte financiada por doações recolhidas pelas crianças da cidade, que pediam “um tostãozinho para o Santo Antônio”.

Até hoje o piso da capela da cripta tem moedas e mensagens escritas pelos devotos.

Cripta da Igreja de Santo Antônio de Lisboa
O piso da capela da cripta tem moedas e mensagens dos fiéis.

Nesta época terá surgido também a tradição de construir tronos de Santo Antônio pelos bairros de Lisboa. Os tronos eram réplicas do altar da Igreja de Santo Antônio, onde também se arrecadava dinheiro para a reconstrução da Igreja.

Tronos de Santo Antônio
Os tronos de Santo Antônio são uma tradição que se mantém até hoje. 

Esta tradição de construir altares se mantém até hoje, sendo comum durante as festas populares de Lisboa. Estas festas acontecem durante todo o mês de junho, em homenagem ao Santo Antônio, que é o santo mais venerado pelos lisboetas.

 

Pesquise opções de hospedagem em Lisboa!

Faça a sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa. Obrigado! 🙂

Assim como no Brasil, por aqui Santo Antônio também tem a fama de casamenteiro e é procurado para arranjar bons maridos.

Além disso, tradicionalmente, os jovens casais visitam a Igreja de Santo Antônio no dia do seu casamento e deixam flores e rezam para o Santo, pedindo proteção aos seus casamentos.

Em 1995, a Igreja de Santo Antônio foi renovada para celebrar o oitavo centenário do santo.

☛ Leia também:

Ao lado da Igreja de Santo Antônio existe um pequeno museu, que abriga pinturas, esculturas e manuscritos relacionados ao Santo Antônio. A visita ao Museu custa 3 € e é gratuita aos domingos até às 14 h e com o Lisboa Card.

Se você tem um interesse especial por Santo Antônio, não deixe de visitar também a Sé Catedral de Lisboa, que fica ao lado da Igreja de Santo Antônio. Lá você verá a pia batismal onde Santo Antônio terá sido batizado

DICA: Se você gosta de comprar lembranças religiosas durante as suas viagens, na Igreja de Santo Antônio você encontra medalhinhas, estátuas, entre outros artigos.

Informações:

Como chegar: Elétrico 12 ou 28.
Horário: Segunda a sexta: 8 h – 19 h | Sábado e domingo: 8 h – 20 h. Informações atualizadas no site oficial.
Preço: A Igreja de Santo Antônio tem entrada gratuita. O museu custa 3 € e tem entrada gratuita com o Lisboa Card e aos domingos até às 14 h.
Perto daqui: Sé de Lisboa, Miradouro das Portas do Sol, Miradouro de Santa Luzia, Castelo de São Jorge, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Bicos – Fundação José Saramago, Praça do Comércio

☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here