Igrejas em Lisboa: 5 locais que você precisa conhecer

A Igreja teve uma grande influência na história de Lisboa ao longo dos séculos. Um testemunho disso são as dezenas de igrejas espalhadas pela cidade.

E com tantas igrejas em Lisboa, escolher apenas 5 é uma tarefa desafiante. Por isso, nossa lista inclui algumas igrejas em Lisboa não só pela beleza, mas pelo papel que tiveram na história da cidade.

Na nossa opinião, são igrejas que não podem faltar em um roteiro em Lisboa. Confira!

Conheça a Igreja que fica onde Santo Antônio nasceu.

Igrejas em Lisboa: Sé de Lisboa

Sé é como são chamadas as catedrais em Lisboa. Portanto, a Sé de Lisboa é a catedral e igreja principal da cidade.

A Sé de Lisboa foi construída após a reconquista de Lisboa (em 1150!), no local onde havia uma mesquita.

Ao longo dos séculos, alguns terremotos fizeram com que a Sé fosse reconstruída, com toques de diferentes estilos arquitetônicos – mas ela mantém o seu ar gótico original, que nos faz lembrar de uma fortaleza medieval.

Igrejas em Lisboa Sé de Lisboa
A Sé de Lisboa é a principal igreja da cidade, fundada em 1150!

No tesouro da Sé estão algumas das relíquias de São Vicente, o padroeiro de Lisboa. A entrada na Sé de Lisboa é gratuita, mas a visita ao tesouro requer ingresso (leia mais sobre a Sé de Lisboa).

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

CURIOSIDADE: Na lateral direita da Sé de Lisboa existe um relógio solar! Veja se consegue encontrá-lo!

Igrejas em Lisboa: Igreja de Santo Antônio

Embora Santo Antônio não seja o padroeiro oficial de Lisboa (que é São Vicente) ele é o padroeiro de eleição do povo e é o santo mais acarinhado pelos lisboetas – que é celebrado com um mês inteiro de festas em junho.

Uma coisa que muitos visitantes não sabem é que Santo Antônio nasceu em Lisboa, exatamente no local onde está esta pequena igreja, que tem uma capela lembrando o seu nascimento.

Igrejas em Lisboa Santo Antônio
A Igreja de Santo Antônio fica no local onde o santo nasceu.

A Igreja de Santo Antônio foi destruída com o terremoto de 1755 e foi reconstruída em grande parte com dinheiro reunido pelos seus fiéis – numa tradição que se mantém até hoje. Não deixe de conhecer este local cheio história (saiba mais aqui!).

Junta da Igreja de Santo Antônio existe um museu (entrada com ingresso), mas a entrada na igreja é gratuita.

Igrejas em Lisboa: Igreja de São Roque

A Igreja de São Roque fica no Bairro Alto e foi construída em 1565 como a primeira igreja jesuíta em Portugal.

Embora o exterior da Igreja de São Roque seja simples e modesto, o seu interior é impressionante.

Cada uma das suas capelas é uma obra de arte única, mas um dos grandes destaques é a capela de São João Batista, considerada a mais valiosa do mundo!

Igrejas em Lisboa - Igreja de São Roque
A Igreja de São Roque tem um interior deslumbrante. Não perca!

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa. 

Ornamentada com lápis-lazúli, ametista, ágata, alabastro, mármores preciosos, ouro, prata e ricos mosaicos, ela foi feita em Roma, abençoada pelo Papa e enviada para Lisboa em quatro barcos! É monumental!

Junto da Igreja de São Roque existe um museu com peças de arte sacra (entrada com ingresso). A entrada na Igreja de São Roque é gratuita (saiba mais sobre a Igreja de São Roque).

Igrejas em Lisboa: Igreja de São Domingos

A Igreja de São Domingos, fundada em 1241, é uma das igrejas em Lisboa que nós mais gostamos – ela é impressionante! Ela foi palco de grandes celebrações da família real, como casamentos e batizados.

Mas o que mais impressiona na Igreja de São Domingo são as marcas das suas tragédias.

Ela passou por dois terremotos (1531 e 1755) e um grande incêndio em 1959, cujas marcas ainda são visíveis no seu interior.

A Igreja de São Domingos é cheia de mistérios!

Além disso, foi no Largo desta Igreja que aconteceu o Massacre dos Judeus, em 1506. O mesmo local de onde partiam os sentenciados pela Inquisição.

A Igreja de São Domingos abriga parte do lenço da irmã Lúcia e o terço da irmã Jacinta, que presenciaram as aparições de Fátima.

A Igreja de São Domingos transborda história e seu interior não tem comparação – vai deixar você sem palavras. A entrada é gratuita (descubra mais sobre a Igreja de São Domingos).

☛ Leia também:

Igrejas em Lisboa: Igreja de Santa Maria de Belém

A Igreja de Santa Maria de Belém é a Igreja do Mosteiro dos Jerônimos, que foi erguido em 1501 em devoção a esta santa.

A Igreja de Santa Maria de Belém tem uma atmosfera que impressiona e ao entrar nela, você vai se sentir no caminho de uma gruta.

Igrejas em Lisboa - Igreja de Santa Maria de Belém
A Igreja de Santa Maria de Belém é um dos destaques do Mosteiro dos Jerônimos.

Na Igreja de Santa Maria de Belém estão os túmulos do navegador português Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões, que são ricamente decorados.

Embora a visita ao Mosteiro dos Jerônimos seja paga, a entrada na Igreja de Santa Maria de Belém é gratuita (saiba mais aqui!).

☛ Recomendado: Veja como ir de Lisboa a Fátima! 

✔ Lisboa é uma cidade com muitas igrejas maravilhosas. Se tiver a oportunidade de conhecer, outras igrejas em Lisboa que se destacam são:

Igreja da Encarnação, Igreja do Loreto, Basílica dos Mártires, Igreja de Santa Catarina Basílica da Estrela,  Igreja da Madre de Deus, Igreja da Conceição Velha, Igreja de Santo Estêvão, Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) entre muitas outras.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here