A Praça da Figueira e os seus mercados

A Praça da Figueira é uma das importantes praças de Lisboa, que com certeza você verá durante a sua viagem. Afinal, ela é muito central e está em plena Baixa de Lisboa. É quase impossível não acabar passando por ela!

Antes do terremoto de 1755, o Hospital de Todos os Santos ficava na Praça da Figueira. Este foi o hospital mais importante de Lisboa entre os séculos 16 e 18.

Como este hospital foi destruído com o terremoto, os seus serviços foram transferidos para outro hospital e o local passou a ter uma nova função.

No plano de reconstrução da Baixa de Lisboa, a Praça da Figueira assumiu o papel de mercado central da cidade.

Praça da Figueira
Após o terremoto de 1755, a Praça da Figueira passou a acolher o mercado central de Lisboa.

Assim, nesta Praça surgiu inicialmente um mercado a céu aberto, que foi crescendo e ganhando forma, consoante as necessidades da população. Entretanto, o enorme mercado coberto que existia no local foi demolido em 1949.

Atualmente, os diversos prédios que cercam a Praça são ocupados por cafés, lojas e hotéis.

☛ Procurando hospedagem no centro histórico de Lisboa? Conheça o Lisboa Carmo Hotel! 

O que ver na Praça da Figueira

No último final de semana de cada mês (de quinta a domingo), acontece na Praça da Figueira o Mercado da Baixa, que reúne diversos produtores portugueses.

Por lá você pode provar queijos, embutidos, doces e bebidas, como a tradicional sangria. Costumam acontecer também edições especiais deste Mercado, como na época do Natal e dos Santos Populares.

Além disso, em 2013 voltou a ser aberto o Mercado da Praça da Figueira, num dos edifícios desta praça. Embora menor que o antigo mercado, é um lugar onde você pode encontrar produtos alimentares locais. Vale a pena conhecer!

Praça da Figueira
Além de lojas e do Mercado da Praça da Figueira, a praça também é o ponto de partida de alguns elétricos.

A grande estátua de bronze no centro da Praça da Figueira representa D. João I e é uma obra de Leopoldo de Almeida, que foi inaugurada em 1971.

A Praça da Figueira também é o ponto de partida de alguns elétricos, os tradicionais bondinhos de Lisboa. Um deles é o elétrico histórico 25E, que vai até o Campo de Ourique. Já o moderno elétrico 15E, sai da Praça da Figueira e passa pelo Mosteiro dos Jerônimos, em Belém.

☛ Leia também:

Não deixe de dar uma volta pela Praça da Figueira, para conhecer também algumas lojas tradicionais de Lisboa.

Você verá, por exemplo, o curioso Hospital de Bonecas, um local mágico que desde 1830 repara e restaura bonecas, ursinhos de pelúcia e outros brinquedos. O Hospital de Bonecas também tem uma exposição permanente de bonecas e outros brinquedos antigos.

Hospital de Bonecas e Confeitaria Nacional
O Hospital de Bonecas e a Confeitaria Nacional são algumas das lojas históricas da Praça da Figueira.

Outro local histórico nesta Praça é a Confeitaria Nacional, a confeitaria mais antiga de Lisboa, que foi fundada em 1829. Na época do Natal, nossa dica é provar o famoso bolo-rei da Confeitaria Nacional. Também recomendamos provar o bolo de arroz e o clássico pastel de nata!

Da Praça da Figueira, você também terá uma bela vista do Castelo de São Jorge.

Vista da Praça da Figueira Lisboa
Da Praça da Figueira é possível ter uma bela vista do Castelo de São Jorge.

Como chegar: Metrô: Rossio (linha verde), Restauradores (linha azul).
Horário: 24 horas.
Perto daqui: Elevador de Santa Justa, Armazéns do Chiado, Estação Ferroviária do Rossio, Praça do Rossio,  Praça dos Restauradores, Igreja de São Domingos, Rua Augusta, Martim Moniz. 

 Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here