Estação do Rossio: a mais bonita de Lisboa

A Estação do Rossio foi inaugurada em 1890 como Estação Central de Lisboa. Ela é uma verdadeira obra prima, que não vai passar despercebida durante a sua viagem.

A Estação Ferroviária do Rossio fica bem no coração da Baixa de Lisboa e para nós, é a estação mais bonita de Lisboa. Além disso, muita gente também a considera uma das estações de trem mais bonitas do mundo!

A fachada da Estação do Rossio é impressionante!

A imponente fachada da Estação do Rossio chama a atenção de todos que passam pela Baixa de Lisboa. O duplo arco da entrada, em forma de ferradura, lembra os túneis de entrada dos trens. Sua fachada também é decorada por um magnífico relógio, que coroa o prédio.

⭐ DICA DE OURO: Passe pela Estação do Rossio também durante a noite. Quando ela está iluminada, tem um charme ainda mais especial.

Embora a fachada da Estação do Rossio pareça de outra época, o cais da estação, de onde partem os trens, tem realmente ares do século 19. A cobertura do cais é um exemplo da arquitetura de ferro, que estava na moda naquela época.

A cobertura do cais da Estação do Rossio é um exemplo da arquitetura de ferro.

A estação do Rossio é uma obra do arquiteto José Luís Monteiro e foi construída em estilo neo-manuelino, um estilo arquitetônico romântico português, nacionalista e que imita os estilos do passado.

Algumas obras marcantes do estilo manuelino são a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos. Consegue notar alguma semelhança com a Estação do Rossio?

 

Na época, a escolha do local para a construção da Estação do Rossio não era um consenso, já que estava num espaço apertado. O acesso dos trens à Estação do Rossio só foi possível através da construção de um longo túnel, com 2600 metros (mais longo que a Ponte 25 de Abril).

Quando foi inaugurada, a Estação do Rossio ligava as principais linhas de trem de Portugal. Mais tarde, passou a ligar também Lisboa a Paris – um destino dos sonhos naquela época.

 Procurando hospedagem no centro histórico de Lisboa? Conheça o Lisboa Carmo Hotel! 

Booking.com

Junto com a Estação do Rossio, também foi construído o Hotel Avenida Palace. Ambos são obras do mesmo arquiteto. O hotel, que inicialmente seria chamado Hotel Terminus, foi criado para servir de apoio para os visitantes que chegavam de trem a Lisboa.

Estilo neo-manuelino da Estação do Rossio
A bela Estação do Rossio foi construída em estilo neo-manuelino.

Com o aumento do movimento na Estação do Rossio, principalmente de passageiros da Linha de Sintra, os trens internacionais passaram a parar na estação de Santa Apolônia. Desta forma, a estação do Rossio ficou reservada para os trens suburbanos.

Hoje, os trens da Estação do Rossio já não vão para Paris, mas fazem a ligação até Sintra – que na nossa opinião, continua sendo um destino dos sonhos!

No século 20, também foi criada uma ligação da Estação do Rossio com a rede de metrô de Lisboa (linha azul).

Hoje em dia, a estação do Rossio é um dos lugares mais movimentados da cidade e está bem no centro da Baixa de Lisboa. Milhares de pessoas passam por aqui todos os dias!

☛ Leia também:

Curiosidades sobre a Estação do Rossio

✔ Você deve ter reparado no grande desnível desde a entrada da Estação do Rossio até o cais, de onde partem os trens (cerca de 30 metros). Atualmente, esta subida é feita através de escadas rolantes. Já na época da construção da estação, os meios eram diferentes, e para isso eram usadas rampas e elevadores hidráulicos.

Naquela época, era preciso comprar um bilhete para usar estes acessos. Assim, quem quisesse entrar na estação apenas para se despedir de alguém que iria viajar, também precisava comprar um certo bilhete para poder entrar na estação.

Escada rolante na Estação do Rossio
Antigamente, era preciso comprar um bilhete para ir até o cais da Estação do Rossio.

✔ Com a pressa para pegar o trem (ou para “apanhar o comboio”, como se diz por aqui), muita gente nem repara nos belos painéis de azulejos que decoram o cais da Estação do Rossio.

De um lado, painéis de 1995 nos contam lendas de Lisboa. Do outro lado, painéis de 1940, que foram feitos para a Exposição do Mundo Português, nos mostram produtos portugueses, como a sardinha e a cortiça.

Azulejos da Estação do Rossio
Tire um tempinho para apreciar os belos azulejos temáticos da Estação do Rossio antes de “apanhar o comboio”.

✔ Repare nos arcos em forma de ferradura na entrada principal da estação. Com atenção você vai perceber que lá está escrito “Estação Central”, que é o nome oficial da Estação.

Até 2016, existia uma estátua de D. Sebastião entre os dois arcos da entrada principal da Estação do Rossio. Entretanto, com a moda das selfies, um turista se “empoleirou” na estátua para tirar uma foto, que acabou caindo e ficando em pedaços.

D. Sebastião é quase uma figura mitológica por aqui. Ele desapareceu em uma batalha na África, mas diz a “lenda” que ele irá retornar num dia de nevoeiro. Esperamos que a sua bela estátua, que dava um toque especial para a fachada da Estação do Rossio, também retorne!

Estação do Rossio arcos centrais
Se reparar com atenção, verá que nos arcos da entrada está escrito “Estação Central”, o nome oficial da estação.

✔ A Estação do Rossio tem uma sala VIP, a Sala do Rei. Ela costuma estar fechada para o público e era lá que o rei (e depois o Presidente e outra personalidades) podia receber viajantes importantes, que vinham para Lisboa de trem.

✔ Durante a Segunda Guerra Mundial, o Hotel Avenida Palace, que fica junto da Estação do Rossio, terá sido palco de intrigas políticas e espionagem.

Naquela época, um corredor ligava diretamente o cais da estação de trens do Rossio a um andar superior do Hotel. Dizem que que este corredor era utilizado por espiões instalados no Hotel. Atualmente, o misterioso corredor está fechado.

Trem de Lisboa para Sintra

Para que ir para Sintra de carro se você pode pegar um trem na Estação do Rossio? É isso mesmo! Em cerca de 40 min você estará em Sintra. Além disso, a viagem é barata, simples e confortável. Você não precisa se preocupar com nada. Leia o artigo onde nós explicamos como funciona a viagem de Lisboa a Sintra de trem.

Sintra
Sintra tem muitas atrações e é um local perfeito para um bate-volta de Lisboa. Você pode ir até lá de trem!

Informações:

Como chegar: Metrô: Rossio (linha verde), Restauradores (linha azul).
Horário: O primeiro trem sai às 6:01 e o último às 1:01. Consulte os horários atualizados no site da CP – Comboios de Portugal
Perto daqui: Elevador de Santa Justa, Armazéns do Chiado, Praça do Rossio, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Igreja de São Domingos, Rua Augusta, Praça dos Restauradores, Ascensor da Glória. 

☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here