Museu Nacional de Arte Antiga – o Palácio das Artes em Lisboa

O Museu Nacional de Arte Antiga abriga a coleção mais importante de arte antiga de Portugal, com um rico acervo que vai do século 12 ao século 19, e está instalado em um antigo palácio do século 17!

O Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado pelo Rei D. Luís I em 1884, como Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia.  O nome atual só surgiu em 1911, após uma remodelação.

Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado em 1884!

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa 

O enorme acervo do Museu Nacional de Arte Antiga inclui escultura, desenho, pintura, artes decorativas, e coleções de arte asiática e africana, que refletem as relações de Portugal com diversas culturas durante os Descobrimentos.

Na nossa opinião, o Museu Nacional de Arte Antiga é um dos mais incríveis de Portugal, principalmente para os amantes das artes.

⭐ SUPER DICA: O acervo do Museu Nacional de Arte Antiga é realmente enorme e é fácil passar uma tarde inteira lá dentro.

Para orientar e facilitar a sua visita, não deixe de pegar o mapa do museu, na bilheteria. Este mapa contém a localização das principais obras do museu, que você não vai querer perder.

Museu Nacional de Arte Antiga
Conheça a maior coleção de arte antiga de Portugal.

+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
+ Conheça o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa

O que ver no Museu Nacional de Arte Antiga

No Piso 0 estão as galerias de exposições temporárias, além da biblioteca, do auditório e do gabinete de desenhos e gravuras.

No Piso 1 estão reunidas as artes decorativas e pinturas europeias, além da exposição de mobiliário português.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

Um dos grandes destaques deste piso é o tríptico As Tentações de Santo Antão, de Jheronimus Bosch (de 1500).

 As Tentações de Santo Antão
Um dos destaques do Museu Nacional de Arte Antiga é o tríptico As Tentações de Santo Antão.

O quadro simboliza as tentações do santo ermita por demônios, até encontrar o caminho da salvação. É uma obra que vale a pena ser admirada com bastante atenção. Repare também nos painéis exteriores, que eram expostos quando o tríptico estava fechado.

No painel esquerdo, o santo é carregado por demônios pelo céu. No painel da direita, ele é tentado por uma mulher nua se banhando. No painel central, o santo está rodeado por demônios, enquanto ora para um templo onde Cristo aparece apontando para si próprio na cruz.

As Tentações de Santo Antão
Os três painéis retratam as tentações do santo ermita pelo deserto.

Também nos chamou a atenção o suntuoso serviço de mesa feito em prata, encomendado pelo rei D. José I à oficina francesa de François-Thomas, logo após o terremoto de 1755.

Museu Nacional de Arte Antiga
Veja o suntuoso serviço de prata encomendado pelo rei D. José I.

+ O que visitar em Sintra – a cidade dos contos de fadas
+ GUIA COMPLETO para conhecer o bairro de Belém

O Piso 2 reúne a chamada Arte da Expansão, onde estão peças ligadas ou provenientes de outras culturas, relacionadas com o período dos Descobrimentos, em que diferentes povos influenciaram as artes em Portugal.

Neste piso estão expostas peças que nos mostram a evolução da cerâmica em Portugal, além de porcelana chinesa, arte afro-portuguesa, ourivesaria e joalheria.

Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga tem uma incrível coleção de obras de outras culturas.

Neste piso se destacam os Biombos de Nambam, feitos no Japão entre 1570 e 1616. Os biombos eram feitos normalmente aos pares, sendo usados para dividir espaços.

Estes biombos retratam a chegada dos portugueses no Japão, em 1543, e são um testemunho deste evento. Repare na riqueza dos detalhes que representam o ambiente curioso e festivo da chegada do barco negro dos namban jin (os bárbaros do sul, como eram chamados os portugueses).

Museu Nacional de Arte Antiga
Os Biombos de Nambam e a Custódia de Belém são destaques do Museu Nacional de Arte Antiga.

+ Monumentos e museus de Lisboa com entrada grátis 
+ Conheça a moderna Estação do Oriente em Lisboa

Outra belíssima obra é a Custódia de Belém (de 1506), que foi feita por Gil Vicente com ouro  trazido por Vasco da Gama da sua segunda viagem à Índia. Este piso também tem muitas peças maravilhosas de arte sacra.

No Piso 3 estão as esculturas e pinturas portuguesas. Aqui o grande destaque são os Painéis de São Vicente (de 1470), considerada uma grande obra da pintura portuguesa, atribuída a Nuno Gonçalves.

Painéis de São Vicente
Os Painéis de São Vicente são uma obra prima da pintura portuguesa.

Os 6 painéis representam a adoração de São Vicente, o padroeiro de Lisboa. Os painéis retratam mais de 60 figuras e e incluem personagens da história de Portugal, como o Rei D. Afonso IV e o Infante D. Henrique.

Não deixe de aproveitar a visita para passear pelo jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, que parece uma varanda florida sobre o rio Tejo.

Jardim 9 de Abril Lisboa
Aproveite para passear pelos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga.

O Museu Nacional de Arte Antiga também conta com um café/restaurante.

O edifício: Palácio Alvor Pombal

Como já dissemos, o Museu Nacional de Arte Antiga está instalado em um antigo palácio do século 17, conhecido como Palácio Alvor Pombal, ou como Palácio das Janelas Verdes.

Este palácio pertenceu a D. Francisco de Távora, o primeiro conde de Alvor, até o Marquês de Pombal ter mandado confiscar todos os seus bens e o executar, por causa de um suposto atentado contra o Rei D. José I.

Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga é um dos museus mais impressionantes de Lisboa.

+ Onde comer (o melhor) bacalhau de Lisboa
+ Conheça o famoso Mercado da Ribeira 

O palácio foi então adquirido em um leilão pelo irmão do Marquês de Pombal. Após a morte do irmão, o palácio passou para as mãos do Marquês de Pombal.

Anos mais tarde, o palácio foi alugado e então adquirido pelo Estado, para instalar lá o Museu Nacional de Arte Antiga.

Como chegar no Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga fica na Rua das Janelas Verdes. Os ônibus que passam por lá são o 713, o 714 e o 727.

Outra opção é ir até o Largo de Santos com o elétrico 25E e de lá seguir caminhando até o Museu Nacional de Arte Antiga (8 min a pé – 700 metros).

Museu Nacional de Arte Antiga
Pintura, escultura e artes decorativas são alguns dos destaques do Museu Nacional de Arte Antiga.

☛ Leia também:

Horário e preços do Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa está aberto de terça a domingo, das 10 h às 18 h.

O ingresso do Museu Nacional de Arte Antiga custa 6 €. Existem descontos para visitantes com cartão de estudante, Cartão Jovem ou com idade a partir dos 65 anos.

Museu Nacional de Arte Antiga
Vale a pena conhecer o incrível Museu Nacional de Arte Antiga!

Crianças com até 12 anos não pagam ingresso. A entrada também é grátis para residentes em território nacional nos domingos e feriados, até às 14 h. A entrada é gratuita com o Lisboa Card. 

Confira os horários e preços atualizados no site oficial do Museu Nacional de Arte Antiga.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here