Praça do Marquês de Pombal – uma homenagem de Lisboa

A Praça do Marquês de Pombal fica no prolongamento da Avenida da Liberdade, na parte mais alta, e foi inaugurada em 1934.

A Praça funciona como uma rotatória, onde outras avenidas importantes de Lisboa se encontram. No seu centro está o monumento ao Marquês de Pombal, considerado o grande responsável pela reconstrução de Lisboa após o terremoto de 1755.

Marquês de Pombal
O monumento ao Marquês de Pombal é um reconhecimento e uma homenagem de Lisboa a este importante estadista.

Assim, este monumento é uma forma de reconhecimento e homenagem de Lisboa ao Marquês de Pombal. Para nós, ele é um dos monumentos mais imponentes da cidade!

Com um pedestal de 40 metros, a estátua do Marquês de Pombal com um leão (símbolo de força e determinação) fica no topo e está voltada para a Baixa, conhecida também como Baixa Pombalina por ter sido reconstruída pelo Marquês.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

Na parte alta do monumento, os medalhões recordam os principais colaboradores do Marquês de Pombal. Já as figuras alegóricas da base representam as reformas comandadas pelo Marquês:

  • A figura feminina voltada para a Baixa representa a cidade reconstruída.
  • A estátua de Minerva com uma universidade atrás representa a reforma no Ensino.
  • A nau simboliza a renovação da Marinha Mercante.
  • As melhorias na agricultura são simbolizadas por um grupo com um boi, uma mulher com um cesto de uvas e um homem com um arado.
monumento Marquês de Pombal
Percorra o monumento e veja as suas belas esculturas!

A maior parte dos edifícios desta Praça são do século 20 e muitos funcionam como escritórios ou hotéis.

É da Praça do Marquês de Pombal que saem muitos dos ônibus com passeios turísticos em Lisboa. Reserve aqui o seu bilhete para um passeio!

Mas afinal, quem foi o Marquês de Pombal?

Sebastião de José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal, foi Secretário de Estado do Reino quando aconteceu o terrível terremoto de 1755, que devastou Lisboa.

Dizem que no meio da tragédia em que Lisboa se encontrava, o Rei D. José I terá perguntado ao seu Secretário “O que se pode fazer?” e o impassível Marquês de Pombal terá respondido uma frase que ainda hoje é conhecida pelos portugueses “Enterrar os mortos e alimentar os vivos”.

Três dias após o terremoto, ele já estaria trabalhando no que seria o seu grande projeto: a reconstrução de Lisboa.

Praça do Marquês de Pombal
As esculturas do monumento ao Marquês de Pombal simbolizam as suas reformas e a reconstrução da Baixa.

☛ Leia também:

O Marquês de Pombal é considerado o grande responsável pelo plano de reconstrução da Baixa de Lisboa, que é tido como um dos primeiros projetos de planejamento urbano da Europa.

A Praça do Terreiro do Paço (conhecida como Praça do Comércio) era o centro dinamizador do projeto, do qual seguiam ruas geométricas e em linha reta. A principal delas, a Rua Augusta, seria uma homenagem a “Augusta figura do Rei”.

CURIOSIDADE: A Baixa de Lisboa é um dos primeiros exemplos de construção anti-sísmica. Os novos edifícios foram construídos com uma estrutura conhecida como “gaiola pombalina”, uma estrutura interior de madeira com travamento, que lembrava uma gaiola,  projetada para distribuir as forças sísmicas e prevenir a destruição que ocorreu em 1755.

Os melhores arquitetos e engenheiros da época terão trabalhado sob a supervisão direta do Marquês de Pombal e após três anos o projeto estaria concluído.

Praça do Marquês de Pombal
A estátua do Marquês estava voltada para a Baixa, que ficaria conhecida como Pombalina.

O Marquês de Pombal também é considerado uma figura controversa por ter realizado diversas reformas que não foram do agrado de todos, principalmente da igreja e da nobreza, que tiveram seus poderes limitados.

O Marquês de Pombal foi um dos principais responsáveis pela expulsão dos jesuítas do país e das colônias, acabou também com a escravatura em Portugal Continental e com os Autos da Fé.

☛  Recomendado: Sabia que a região da Praça do Marquês de Pombal é ótima para se hospedar em Lisboa? Lá você encontra hotéis com bom preço, perto do centro histórico de Lisboa. Saiba mais aqui!

Como chegar na Praça Marquês de Pombal

A forma mais fácil de chegar na Praça Marquês de Pombal é de metrô. Saia na estação Marquês de Pombal (linha azul ou amarela). Saiba mais sobre como usar o metrô em Lisboa! 

⭐ SUPER DICA: Não deixe de conhecer também o Parque Eduardo VII e a Estufa Fria, que ficam acima da Praça Marquês de Pombal. Outros pontos interessantes lá perto são o Museu Calouste Gulbenkian e o shopping El Corte Inglês.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here