Calçada portuguesa – a arte nas ruas de Lisboa

Se você também é um apaixonado pela calçada portuguesa, como são conhecidos os belos padrões que decoram as calçadas de Lisboa, então este artigo é para você!

Aqui contamos um pouco sobre como terá surgido esta maravilhosa arte, que virou um verdadeiro símbolo de Portugal.

A origem da calçada portuguesa

A calçada portuguesa como nós conhecemos nos dias de atuais terá surgido em Lisboa, em 1842.

A calçada portuguesa é feita geralmente usando pedras de calcário brancas e pretas, que são manualmente lapidadas com precisão, para serem ajustadas de modo a criar calçadas com mosaicos ou padrões decorativos.

Calçada portuguesa Avenida da Liberdade
A calçada portuguesa da Avenida da Liberdade é uma das mais charmosas de Lisboa.

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa

No Brasil, a calçada portuguesa também é conhecida como mosaico português.

A primeira calçada do gênero terá sido realizada por presidiários, por ordem do Governador de Armas do Castelo de São Jorge.

Embora esse primeiro desenho tenha sido simples, com um padrão em zigue-zague, a novidade fez sucesso na época.

Calçada portuguesa
A calçada portuguesa é um dos principais símbolos de Portugal.

Esta primeira calçada portuguesa foi inclusive tema para alguns autores portugueses, como Almeida Garrett. Em O Arco de Sant’Ana, ele refere a tal calçada na encosta do Castelo.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!

Booking.com

A moda da calçada terá pegado rapidamente e os presidiários foram assim chamados para pavimentar a região do Rossio, que é uma das praças mais conhecidas e bonitas de Lisboa.

O padrão da calçada portuguesa da Praça do Rossio, conhecido como Mar Negro, foi a inspiração de muitas outras calçadas espalhadas pelo mundo, como o Calçadão de Copacabana (no Rio de Janeiro) e o Largo de São Sebastião (em Manaus).

Calçada portuguesa
A Praça do Rossio foi uma das primeiras a ser revestida com calçada portuguesa.

A calçada portuguesa foi assim se espalhando por Portugal e pelo mundo e se desenvolvendo, dando origem a uma arte que faz parte da identidade cultural do país.

A calçada portuguesa é hoje apreciada por todo o mundo e os mestres calceteiros (como são chamados os profissionais que fazem as calçadas) têm sido chamados para realizar trabalhos e ensinar esta arte por todo o mundo.

Monumento ao calceteiro Lisboa
Em Lisboa existe um monumento em homenagem aos calceteiros, que criam verdadeiras obras de arte.

Desde 1986 a Câmara Municipal de Lisboa mantém inclusive uma escola de calceteiros, como uma forma de preservar esta bela arte e importante profissão.

CURIOSIDADE: Se você olhar com atenção para os padrões de calçada portuguesa em Lisboa, pode encontrar algumas surpresas.

Em alguns deles existem assinaturas escondidas. São desenhos muito pequenos, como barquinhos ou relógios, introduzidos pelos calceteiros de uma forma sútil (e ilegal) nas calçadas.

Calçada portuguesa
Se você olhar com atenção para a calçada portuguesa, verá pequenas assinaturas escondidas em Lisboa.

Calçada portuguesa em Lisboa

Você verá lindos padrões de calçada portuguesa por toda Lisboa. Como já dissemos, um dos mais famosos é o da Praça do Rossio.

Na nossa opinião, outra calçada que vale mesmo a pena conhecer é a da Avenida da Liberdade. Ela é uma das que mais se destaca em Lisboa pela sua elegância e beleza.

Perto da Avenida da Liberdade, em frente ao Hotel Avenida Palace, você também encontra um Monumento ao Calceteiro, em homenagem aos profissionais que criam estas obras de arte.

☛ Leia também:

Além das belas calçadas portuguesas que você verá por toda Lisboa, não deixe de conhecer também o Mural Amália Rodrigues, que é uma homenagem a rainha do fado.

O mural em calçada portuguesa foi criado pelo artista urbano Vhils numa parceria com os calceteiros de Lisboa. Ele fica na Rua de São Tomé, perto do miradouro das Portas do Sol.

Calçada portuguesa
Não deixe de conhecer o mural Amália Rodrigues, feito em calçada portuguesa.

CURIOSIDADE: Dizem que a calçada portuguesa é uma das razões de Lisboa ser uma cidade tão luminosa.

Como a calçada portuguesa em Lisboa é feita principalmente com calcário branco, que reflete muito ao sol, a cidade tem uma luz única que encanta a todos.

Outras curiosidades

Se a calçada portuguesa com seu padrões surgiu no século 19, os pavimentos de um modo geral surgiram em Portugal por volta de 1500.

Sua origem aconteceu no reinado de D. Manuel I e tem uma história muito curiosa!

A origem dos pavimentos em Portugal está associada a um rinoceronte branco, que fez parte de um exótico desfile em Lisboa, para celebrar o aniversário do rei.

Rinoceronte da Torre de Belém
O famoso rinoceronte foi eternizado na Torre de Belém.

Para que o pesado animal, todo enfeitado com ricos ornamentos, não se sujasse de lama durante o desfile (e também quem assistia), o rei terá ordenado que as ruas fossem pavimentadas com granito do Porto.

O exótico animal que fez tanto sucesso naquela época foi imortalizado na Torre de Belém! Saiba mais sobre esta história aqui! 


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here