Roteiro de 7 dias em Portugal

Planejando uma viagem de 7 dias em Portugal? Confira o nosso roteiro com dicas do que fazer em 7 dias em Portugal. O roteiro inclui as seguintes cidades:

  • Lisboa (2 dias em meio)
  • Sintra (1 dia)
  • Óbidos (meio dia)
  • Fátima e Coimbra (um dia)
  • Porto (um dia)
  • Opcional para quem viaja de carro: Batalha e Alcobaça, Cascais e Cabo da Roca, Aveiro.
 Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge, em Lisboa.

+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade

Roteiro de 7 dias em Portugal

Comece o seu roteiro de 7 dias em Portugal explorando Lisboa, a capital de Portugal.

DIA 1 em Portugal
Visite o centro histórico de Lisboa

No seu primeiro dia em Lisboa, visite o Parque Eduardo VII e a Praça Marquês de Pombal. Percorra a Avenida da Liberdade, inspirada na Champs-Élysées de Paris e visite o centro histórico de Lisboa.

Conheça os famosos elevadores da cidade, como o ascensor da Glória e o Elevador de Santa Justa, um dos cartões postais de Lisboa, que foi construído há mais de 100 anos para ligar a Baixa lisboeta ao bairro do Chiado.

Parque Eduardo VII
O Parque Eduardo VII tem uma vista linda!
Lisboa
Elevador de Santa Justa (esquerda), Avenida da Liberdade (esquerda), Café A Brasileira (direita).

Siga para o bairro boêmio do Chiado, onde você irá encontrar um dos cafés mais conhecidos de Lisboa – o Café A Brasileira, onde está a famosa estátua de Fernando Pessoa, que foi um cliente assíduo deste emblemático café de Lisboa.

Visite também a Livraria Bertrand do Chiado, que é a livraria mais antiga do mundo em atividade – está inclusive no Guinness World Records!

Conheça o Elevador da Bica (ou ascensor da Bica), um dos elevadores históricos de Lisboa, com uma das vistas mais pitorescas da  cidade. Prove ainda os deliciosos pastéis de nata da Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata – são os nossos pastéis de nata favoritos.

pastel de nata
Os pastéis de nata da Manteigaria são irresistíveis.
A Igreja de São Roque
A Igreja de São Roque abriga a capela mais valiosa do mundo.

Suba até o Bairro Alto e conheça o Miradouro de São Pedro de Alcântara e a Igreja de São Roque (com a capela mais valiosa do mundo!). Volte caminhando pela Calçada da Glória, onde você verá o Ascensor da Glória, que percorre uma das ruas mais inclinadas de Lisboa.

Nesta mesma rua você verá uma galeria de arte urbana – sabia que Lisboa está entre as melhores cidades do mundo para ver obras de arte urbana?

 ascensor da Glória
O ascensor da Glória, em Lisboa.

Seguros Promo

Visite emblemáticas praças de Lisboa, como a Praça do Rossio e a Praça da Figueira. Na Praça da Figueira você irá encontrar a Confeitaria Nacional, a confeitaria mais antiga de Lisboa (em funcionamento desde 1829).

Percorra a famosa Rua Augusta, a rua mais turística de Lisboa, até chegar na Praça do Comércio. A Praça do Comércio é outro cartão postal de Lisboa e é uma das maiores praças da Europa. Antes do terremoto de 1755, ela abrigava o Palácio da Família Real.

Aqui você pode subir no topo do Arco da Rua Augusta, com uma vista única da cidade (ingresso 3€) e do Rio Tejo.

A beça Praça do Rossio (Praça D. Pedro IV) é um dos principais pontos de Lisboa.
Baixa Lisboa
A Baixa de Lisboa é recheada de belas atrações.

Conheça a Casa dos Bicos, que abriga a Fundação José Saramago. Este curioso edifício sobreviveu ao terremoto que devastou Lisboa em 1755.

Siga pelo bairro de Alfama e visite a Sé de Lisboa, a Igreja de Santo Antônio e os belos mirante de Santa Luzia e o miradouro das Portas do Sol. 

Termine o dia com um belo pôr do sol no Castelo de São Jorge!

Castelo de São Jorge.
Vista do Castelo de São Jorge, em Lisboa.

  Encontre os melhores hotéis em Lisboa! 

DIA 2 em Portugal
Visite a região de Belém em Lisboa

No segundo dia do seu roteiro em Portugal, visite a região de Belém, que reúne algumas das atrações mais emblemáticas de Lisboa.

Conheça a bela Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos, que estão entre as 7 Maravilhas de Portugal. Prove também os deliciosos Pastéis de Belém, produzidos desde 1837!

Belém Lisboa
A região de Belém está repleta de atrações!

Outros sugestões de visita em Belém são o Padrão dos Descobrimentos e o Museu dos Coches (um museu de carruagens – um dos nossos favoritos).

Você também pode visitar o terraço do moderno MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, com uma bela vista do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril, e o Palácio Nacional da Ajuda – última residência oficial da Família Real Portuguesa.

Caso não entre em muitas atrações em Belém, se você tiver tempo pode querer conhecer outros locais de Lisboa como o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional do Azulejo, o Panteão Nacional e o Mosteiro de São Vicente de Fora.

Panteão Nacional (esquerda), Museu Nacional do Azulejo e Mosteiro de São Vicente de Fora (direita).

Visite a Lx Factory, uma antiga fábrica convertida em ilha criativa, com lojas e restaurantes diferentes. Lá você também irá encontrar um dos terraços mais badalos de Lisboa – o Rio Maravilha.

Termine o dia no Cais do Sodré, uma região muito badalada na noite lisboeta e visite a famosa Rua Cor-de-Rosa (Rua Nova do Carvalho). E que tal jantar no aclamado Time Out Market-Mercado da Ribeira?!

Time Out Market
O famoso Time Out Market – Mercado da Ribeira em Lisboa.
Rio Maravilha
Terraço Rio Maravilha, na LX Factory em Lisboa.

Onde comer em Lisboa?

Para comer um tradicional bacalhau, nosso local favorito é o restaurante A Licorista O Bacalhoeiro, que também tem outros pratos tradicionais. Fica na Baixa, pertinho da Praça do Rossio.

Outro local bacana para provar diferentes pratos de bacalhau é o D’Bacalhau, no Parque das Nações. Este restaurante serve doses mistas de bacalhau, com um preço acessível. É uma boa opção para você provar diferentes pratos de bacalhau.

Provar um prato de bacalhau é algo a não perder em Portugal!

No bairro de Alfama, sugerimos o A Muralha – Tasca Típica para provar o polvo à lagareiro.

No As Bifanas do Afonso prove outro prato tradicional em Portugal – a bifana, que consiste em um sanduíche de bifes de porco fritos, que são marinados em um molho de vinho, alho e especiarias.

Cervejaria Trindade
A Cervejaria Trindade é a mais antiga de Lisboa.

Para uma refeição especial, confira a Cervejaria Trindade, que é a mais antiga de Portugal. Para uma refeição portuguesa de luxo, a dica é o Solar dos Presuntos (faça reserva!).

Para quem procura opções econômicas no centro histórico, sugerimos o A Provinciana e o O Marquês (perto do Rossio). Outra opção que adoramos é o Cascais Remo (um pouco mais caro, mas ainda com preços justos).

A Confeitaria Nacional é a mais antiga de Lisboa.

Não perca os bolos da Confeitaria Nacional e os pastéis de nata da Manteigaria. Ah, e claro… você não pode deixar de provar os pastéis de Belém.

Você também vai gostar de conferir as opções do Time Out – Mercado da Ribeira.

Onde se hospedar em Lisboa?

Para quem procura uma hospedagem econômica em Lisboa, nossa dica é a Casa Belmonte, com banheiro privativo e uma ótima localização. Fica perto da Praça Marquês de Pombal, sendo servida por uma estação de metrô e opções de transporte para toda a cidade e para o Aeroporto.

Para quem procura uma opção de hospedagem superior, a dica é o Tivoli Avenida da Liberdade Lisboa, um hotel 5 estrelas, localizado na elegante Avenida da Liberdade, a cerca de 15 min a pé do centro histórico de Lisboa. O Tivoli Avenida da Liberdade conta com um terraço para banhos de sol e um serviço de spa com massagem.

DIA 3 em Portugal
Visite Sintra

No terceiro dia do seu roteiro em Portugal, visite Sintra. A cidade é um lugar mágico, que parece ter saído de um conto de fadas, sendo o bate e volta nº 1 a partir de Lisboa.

Palácio da Pena
O Palácio da Pena, em Sintra.

Em Sintra você poderá conhecer o Palácio do Pena, uma obra fascinante, que foi criada pelo Rei D. Fernando II, no local de um antigo mosteiro.

Outra opção é o Palácio Nacional de Sintra, com suas chaminés brancas que marcam o cenário de Sintra. Este Palácio reúne uma bela e importante coleção de azulejos.

Palácio Nacional de Sintra
O Palácio Nacional de Sintra.

+ Onde comer o melhor bacalhau de Lisboa 
+ Dicas de lembrancinhas de Portugal  

Em Sintra você também verá a mística Quinta da Regaleira. Com um Parque incrível, cheio de lagos e grutas, a Quinta da Regaleira foi construída por um milionário um tanto excêntrico. Você já deve ter visto imagens do seu famoso Poço Iniciático, que dizem ter sido usado em rituais da Maçonaria!

Não deixe de provar também o doce tradicional de Sintra – o famoso Travesseiro de Sintra, na Casa Piriquita é um dos nossos doces favoritos!

Quinta da Regaleira
A mística Quinta da Regaleira, em Sintra.

Confira aqui todas as dicas de como chegar em Sintra (é possível fazer a viagem de trem) e veja outros locais bacanas para visitar por lá.

DE CARRO: Se estiver de carro, aproveite para visitar também o Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa continental). Passe também por Cascais, um destino de praia, pertinho de Lisboa. Nesta antiga vila pescatória, não perca a famosa Boca do Inferno e o Farol de Santa Marta. 

Boca do Inferno
A Boca do Inferno, em Cascais.
Cascais
Cascais é um destino balnear, pertinho de Lisboa.

+ Confira um roteiro completo em Cascais
+ Conheça o Cabo da Roca

DIA 4 em Portugal
Parque das Nações em Lisboa + bate e volta para Óbidos

Comece o seu passeio cedinho, pois a nossa dica é iniciar o dia conhecendo a moderna região do Parque das Nações em Lisboa.

Na parte da tarde, faça um bate e volta para a simpática aldeia medieval de Óbidos.

Dia 4 em Portugal: Parque das Nações

Siga para a Estação do Oriente (linha vermelha do metrô, estação Oriente) e visite o Parque das Nações. Não deixe de apreciar esta moderna estação de trens – obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que também foi responsável pelo Museu do Amanhã (no Rio de Janeiro).

+ Guia completo do Parque das Nações
+ Ruas imperdíveis em Lisboa 

Parque das Nações
O Parque das Nações: o bairro mais moderno de Lisboa.

O Parque das Nações é a região mais moderna de Lisboa, que nasceu em 1998 para sediar a EXPO’98. Lá você verá prédios com uma arquitetura bem diferente do restante da cidade, além de diversos parques e jardins.

É no Parque das Nações que você vai encontrar o Oceanário de Lisboa, considerado o melhor do mundo pela TripAdvisor. Caso planeje entrar neste aquário, tente começar a visita cedo, para não alterar a sua viagem para Óbidos na parte da tarde.

Ponte Vasco da Gama
A Ponte Vasco da Gama é a segunda maior da Europa!

Aproveite para passear na beira do Rio Tejo e veja o incrível Pavilhão de Portugal, que tem uma enorme estrutura suspensa que faz lembrar uma folha de papel. Você também verá por lá o Casino de Lisboa (entrada gratuita).

E que tal andar no teleférico de Lisboa, com uma vista privilegiada da região? Não deixe de conferir também a Ponte Vasco da Gama (a segunda maior da Europa!) e conheça o shopping Centro Vasco da Gama.

 estação do Oriente
A bela estação do Oriente, no Parque das Nações.
Parque das Nações em Lisboa
O teleférico de Lisboa fica no Parque das Nações.

+ Como andar de trem em Portugal?
+ Mapa completo para visitar Lisboa 

Dia 4 em Portugal: Óbidos

Pegue o metrô até a estação do Campo Grande (linha verde/amarela do metrô). É de lá que partem os ônibus para Óbidos, com a empresa Rodoviária do Tejo – Rápida Verde – veja aqui os horários.

A viagem de Lisboa para Óbidos leva apenas 1 h e cada trajeto custa 8 € (preço em janeiro de 2020).

Óbidos
A vila medieval de Óbidos, em Portugal.

Em Óbidos, percorra a pé a muralha que cerca esta aldeia medieval. Passeie pelas ruelas de Óbidos, repleta de casinhas tradicionais brancas com varandas floridas.

Não deixe de provar também a ginjinha de Óbidos num copinho de chocolate (um licor tradicional da região de Lisboa). + Veja onde provar a melhor ginjinha em Lisboa!

 Óbidos Vila Natal
O Óbidos Vila Natal (Foto: Divulgação do Óbidos Vila Natal).

Óbidos é palco de vários eventos especiais ao longo do ano. Em Abril/Maio, Óbidos é a casa do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, entre Julho e Agosto do Mercado Medieval de Óbidos e em Dezembro e Janeiro, do Óbidos Vila Natal. Se viajar nestas épocas, confira a programação de Óbidos!

DE CARRO: Se estiver viajando de carro, passe a noite em Óbidos e no dia seguinte, continue a sua viagem em direção a Fátima e Coimbra. 

 Reserve aqui a sua hospedagem em Óbidos!
Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa! 

Óbidos
As simpáticas ruelas de Óbidos.

+ Como ir de Lisboa para Fátima
+ Onde comer bem e barato em Lisboa

DIA 5 – Visite Fátima e Coimbra

No quinto dia da sua viagem de 7 dias em Portugal, comece o dia cedo e visite um dos maiores santuários religiosos do mundo: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Dia 5 em Portugal: Fátima

Faça a viagem de Lisboa para Fátima de ônibus, com a empresa Rede Expressos. A viagem de ônibus até Fátima leva 1h30 e custa 12,20€.

DICA: A estação de trens de Fátima fica longe do Santuário, por isso, o ideal é ir de ônibus.

+ Conheça o Mercado da Ribeira em Lisboa
+ 5 Palácios imperdíveis na região de Lisboa 

Fátima
Fátima é um dos principais destinos religiosos do mundo.

Em Fátima, visite o Santuário de Fátima e a Capelinha das Aparições. Visite a Basílica de Nossa Senhora do Rosário (com o túmulo de dois dos pastorinhos de Fátima) e a Basílica da Santíssima Trindade.

Se tiver tempo, percorra o Caminho dos Pastorinhos. Você verá o percurso diário dos pastorinhos, onde terão ocorrido algumas das aparições e também verá a casa onde eles viviam.

Fátima
Fátima, em Portugal.

DICA: Tente pegar um ônibus de Fátima para Coimbra entre às 12h-13h, para ter algum tempo para passear por Coimbra. A viagem de Fátima até Coimbra com a Rede Expressos leva cerca de 1h e custa 10,90€.

Dia 5 em Portugal: Coimbra

Em Coimbra, visite a Universidade de Coimbra, a mais antiga do país (e uma das mais antigas do mundo!), que erguida em um antigo Palácio. Conheça a impressionante Biblioteca Joanina, a Capela de São Miguel e a Sala dos Grandes Actos.

Passeio pelo Jardim Botânico de Coimbra e visite a Sé Nova e a Sé Velha de Coimbra. Visite o Museu Machado de Castro, com algumas das mais belas esculturas do país. Siga para a para a Cidade Baixa, em direção ao Arco de Almedina.

 Reserve aqui a sua hospedagem em Coimbra!
Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa! 

Coimbra
Coimbra é um destino imperdível em Portugal.

Caminhe pela Rua Ferreira Borges, com muitas lojas e pare em uma pastelaria para provar alguns dos deliciosos doces portugueses. Nossa dica é a Pastelaria Briosa.

Visite também a Praça do Comércio, a Igreja de São Tiago e a Largo da Portagem. Pela Ponte de Santa Clara, atravesse o Rio Mondego para avistar a parte antiga de Coimbra.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra (Imagem de Imagem de falco por Pixabay).

Nesta margem você pode visitar os Conventos de Santa Clara e a Quinta das Lágrimas, que foi palco do trágico amor de D. Pedro e D. Inês de Castro – leia sobre esta lenda aqui. 

Para quem viaja com crianças, uma boa opção é o Portugal dos Pequenitos, onde várias atrações do país são representadas em miniatura. Este é um passeio perfeito para toda a família.

Onde se hospedar em Coimbra?

Nossa dica é a Casa de São Bento, que conta com uma ótima localização, perto de restaurantes ótimos e baratos. Tem banheiros privativos e os quartos são muito confortáveis. Além disso, o café da manhã é completo e delicioso.

Largo da Portagem em Coimbra (Imagem de falco por Pixabay).

DE CARRO: Se estiver viajando de carro, aproveite para fazer algumas paradas e conhecer outras cidades pelo caminho. Algumas dicas são os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça.

Dia 6 – Visite o Porto

Saia de Coimbra de manhã cedo e vá de trem até a cidade do Porto, que fica no Norte do país. Berço do mundialmente famoso vinho do Porto, a cidade do Porto é a segunda maior de Portugal.

A viagem de trem de Coimbra até o Porto leva apenas 1 hora. Você pode comprar a passagem com a CP – Comboios de Portugal. Desembarque na Estação de São Bento, que fica bem no centro histórico do Porto.

A própria Estação de São Bento é um dos grandes destaques do Porto e foi erguida no local de um antigo convento e já conta com mais de 100 anos! A sua entrada principal é revestida por painéis de azulejos que vão deixar você deslumbrado. Eles retratam cenas históricas, entre outros motivos.

+ Como ir de Lisboa para Madrid
+ Como ir de Lisboa para Paris

Porto São Bento
Estação de trens de Porto São Bento, na cidade do Porto.

DICA: A estação principal do Porto se chama Porto Campanhã e normalmente este é o destino dos trens de longo curso. Ao chegar em Porto Campanhã, basta pegar outro trem regional até a Estação de São Bento (é super rápido e a passagem costuma já estar incluída no preço na sua passagem inicial, de longo curso).

Siga em direção a Avenida dos Aliados. Lá você verá o edifício dos Paços do Concelho, onde fica a Câmara Municipal do Porto, a Prefeitura da cidade. Já na Praça da Liberdade você verá uma estátua equestre de D. Pedro IV – o nosso D. Pedro I do Brasil, que teve um forte ligação com a cidade do Porto.

CURIOSIDADE: O Rei Soldado como era conhecido, legou seu coração ao Porto, como agradecimento pelos esforços que os portuenses prestaram durante a guerra civil contra seu irmão, D. Miguel – o coração está depositado na Igreja da Lapa. 

Outra curiosidade é que é na Avenida dos Aliados que se encontra o Mc Donald’s mais bonito do mundo! Passe por lá para conferir, mas com certeza você irá encontrar no Porto muitos outros locais tradicionais e econômicos para comer, por isso nossa dica é passar por lá só para conhecer! 🙂

Praça da Liberdade, no Porto (Imagem de Smirre por Pixabay).

+ Doces para provar em Portugal
+ Dicas de vinhos para provar em Portugal 

Visite a Torre dos Clérigos, um dos cartões postais do Porto, que começou a ser construído em 1732. Do alto dos 75 metros da Torre dos Clérigos, você terá uma das vistas mais bonitas do Porto – poupe tempo na fila e compre já o ingresso aqui).

Torre dos Clérigos
Vista da Torre dos Clérigos no Porto (Imagem de Alice Maia por Pixabay).

+ Roteiro para visitar a Torre de Belém 
+ Roteiro para visitar o Mosteiro dos Jerônimos

Visite também as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas. As duas igrejas são coladas, embora sejam independentes. A Igreja do Carmo tem a fachada lateral revestida por um impressionante painel de azulejo, que representa cenas ligadas a fundação da Ordem Carmelita.

Para quem gosta de atrações religiosas, outro destaque é a Igreja de São Francisco (século 14), com uma rica decoração em talha dourada. Uma das suas principais atrações é a “Árvore de Jessé”, uma escultura em madeira policromada considerada uma dos melhores do mundo no gênero. O ingresso custa 7,50€.

Igreja dos Carmelitas no Porto (Imagem de Dimitri Houtteman por Pixabay).

Confira a Livraria Lello e Irmão, considerada uma das mais belas do mundo. A Lello virou mundialmente famosa após ter servido de inspiração para J. K. Rowling, a autora de Harry Potter. A criadora desta série de livros viveu durante alguns anos na cidade do Porto e se inspirou na Lello para criar a Floreios & Borrões, a livraria dos bruxos.

Com mais de 100 anos de história, a Lello é mesmo uma livraria maravilhosa e com uma arquitetura única. Vale a visita, mesmo para quem não é fã de Harry Potter.

Alerta: com a fama, as visitas a Livraria Lello ficaram mais concorridas. Para visitar é preciso pagar ingresso (reembolsável na compra de um livro) e é normal pegar fila na entrada.

+ Livrarias históricas de Lisboa
+ A livraria mais antiga do mundo, em Lisboa 

Livraria Lello no Porto (foto original de ivoafr por Pixabay).

Se tiver tempo, visite ainda o Jardim do Palácio de Cristal, um espaço agradável com uma vista panorâmica incrível sobre o Rio Douro.

Você também vai gostar de conhecer o Palácio da Bolsa, que hoje abriga a sede da Associação Comercial do Porto, sendo também palco de eventos. O Palácio da Bolsa é uma das atrações mais procuradas do Porto e pode ser visitado diariamente (o ingresso em 2019 custa 11€).

O Palácio da Bolsa começou a ser erguido por comerciantes em 1842, no local de um antigo convento.

Palácio da Bolsa no Porto (foto original de christinak93 por Pixabay).

Se você também adora visitar um mercado público, não perca o Mercado do Bolhão. Este genuíno mercado português foi inaugurado em 1914 e por lá você irá encontrar os mais tradicionais produtos portugueses (em obras até 2021 – confira aqui o endereço do mercado temporário do Bolhão).

Não perca também o histórico Majestic Café, inaugurado em 1921, com uma elegante decoração em arte nova. Uma das especialidades do Majestic são as rabanadas.

Para os fãs de Harry Potter, o Majestic café foi outro local muito frequentado pela autora da série. O Majestic fica na Rua de Santa Catarina, uma das mais movimentadas do Porto, repleta de lojas.

Elétrico do Porto
Elétrico do Porto (Imagem de SofieLayla Thal por Pixabay).

+ Passeio no elétrico 28 em Lisboa
+ Como subir no elevador de Santa Justa de Graça 

Para quem tiver mais tempo, outra dica é fazer um passeio em um dos tradicionais elétricos do Porto, os históricos bondinhos que circulam pela cidade. No site Portoalities você encontra todas as dica de como fazer o passeio – confira aqui.

Siga em direção a Sé do Porto, que começou a ser construída no século 12! A visita a igreja é livre, enquanto a entrada para os claustros custa 3€.

Sé do Porto
Sé do Porto (Imagem de Svetlanatravel por Pixabay).

+ Igrejas imperdíveis em Lisboa
+ Guia para visitar o Castelo de São Jorge 

Por fim, fazer uma visita as Caves de vinho do Porto é algo que não pode ficar de fora do seu roteiro.

As famosas Caves ficam em Vila Nova de Gaia, que na verdade é uma cidade independente do Porto. Mas para chegar lá, basta cruzar o Rio Douro pela bela Ponte D. Luís, que pode ser atravessada a pé. Você pode descer até a região das Caves, que fica junto ao rio, a pé ou de Teleférico.

Porto
Vista do Rio Douro a partir de Vila Nova de Gaia (Imagem de Marcicléo Oliveira Marcicléo por Pixabay).

Existem diversas Caves de Vinho do Porto, que representam diferentes marcas produtoras deste vinho licoroso. As visitas normalmente incluem um passeio pelo interior das Caves e uma prova de vinhos. Durante a visita você irá conhecer um pouco sobre a história e a produção do vinho do Porto.

Nós já visitamos duas delas e recomendamos: a Cave Ferreira e a Cave Calém. A Cave Calém tem a opção de uma visita diária que termina com prova de vinhos e espetáculo de fado (em inglês) que é perfeita para quem quer curtir um pouco deste estilo musical que é Patrimônio Imaterial da Unesco.

Ribeira do Porto
Vista da Ribeira do Porto (Imagem de nathsegato por Pixabay).

Volte de Vila Nova de Gaia pela parte inferior da Ponte D. Luís e aproveite para conhecer o bairro da Ribeira, junto ao rio. Você vai adorar explorar as ruelas sinuosas e estreitas deste tradicional bairro.

Para quem quiser curtir um belo pôr do sol no Porto, nossa dica é o Miradouro da Serra da Pilar.

+ 5 melhores miradouros de Lisboa 
+ Top 5 Museus de Lisboa 

Vista do Porto sobre a Ponte D. Luiz I (Imagem de rana88888 por Pixabay).

Onde comer no Porto?

Não perca as famosas sandes de pernil (sanduíche de pernil, na versão Português de Portugal) da Casa Guedes.

Outra especialidade que não pode ficar de fora do roteiro é a Francesinha, que talvez seja o prato mais famoso do Porto. Um local bastante popular para comer francesinhas no Porto é o Café Santiago.

A francesinha é uma espécie de sanduíche com diferentes carnes, embutidos e queijo, que é coberta com um molho tradicional (normalmente picante – se não quiser, avise antes de pedir!) e pode levar no topo um ovo frito. Costuma vir acompanhado de batatas fritas.

Outro prato muito tradicional no Porto são as tripas à moda do Porto (conhecidas no Brasil como “dobrada” ou “dobradinha”).

  • No Portoalities você encontra mais dicas de restaurantes bons e baratos no Porto.
Porto em Portugal
Vista da cidade do Porto.

Onde se hospedar no Porto?

Nossas sugestões são o Selina Porto e o Turista da Trindade. Ambos têm uma ótima localização e quartos privativos com banheiro e produtos de higiene pessoal. Se procura ter mais espaço em um apartamento a um bom preço, sugerimos o ML Apartments River ou o Porto Lovers Suites.

Para quem procura uma hospedagem superior, uma opção é hotel cinco estrelas PortoBay Flores, localizado bem no centro do Porto, em um antigo palacete residencial. Para quem procura o conforto de um apartamento superior, sugerimos o quatro estrelas Condes de Azevedo Palace.

Para quem procura uma alternativa mais econômica e quer dividir quarto com outros viajantes em um hostel, nossa dica é o Pilot Design Hostel & Bar, com uma ótima localização e instalações, atendimento simpático e um preço bem em conta.

Porto
Vista do Porto, em Portugal (Imagem de Frank Nürnberger por Pixabay).

Dia 7 – Porto e Lisboa

No último dia do seu roteiro de 7 dias em Portugal, é hora de voltar do Porto para Lisboa. Planeje a sua volta com base no que você ainda gostaria de visitar (mais locais no Porto ou em Lisboa?).

Faça a viagem de Lisboa para o Porto de ônibus (Rede Expressos ou Flixbus, duração de 3h30, preço de 10 a 20€) ou de trem (CP – Comboios de Portugal, leva 3 h e custa 21€).

Se comprar a passagem de trem com antecedência, pode usufruir de um desconto de até 65% – saiba mais aqui.

DE CARRO: se estiver viajando de carro, você pode querer passar pela cidade de Aveiro. Por causa dos seus canais, Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa. Lá você pode fazer um passeio de moliceiro (os tradicionais barquinhos de Aveiro) e pode conhecer a Costa Nova, uma praia famosa pelas suas casinhas com listras. Em Aveiro, não deixe de provar os ovos moles, o doce tradicional da cidade que é um dos mais apreciados em Portugal.

Aveiro
Os tradicionais moliceiros em Aveiro.

☛ Leia também:


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here