Mosteiro dos Jerônimos: 10 curiosidades

O Mosteiro dos Jerônimos começou a ser construído entre 1501 e 1502 e é um dos monumentos mais visitados de Lisboa – é também é um dos mais maravilhosos!

Descubra aqui 10 curiosidades sobre este monumento incrível. Se quiser saber mais sobre como é a visita ao Mosteiro dos Jerônimos, veja aqui.

1 –  Uma das Maravilhas de Portugal

O Mosteiro dos Jerônimos é uma das Sete Maravilhas de Portugal, tendo sido escolhido em 2007 através de uma eleição que envolveu mais de 350 mil portugueses!

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa

 Mosteiro dos Jerônimos
O Mosteiro dos Jerônimos é um dos monumentos mais famosos de Lisboa.

2 – O orfanato no Mosteiro dos Jerônimos

Pouca gente sabe, mas o Mosteiro dos Jerônimos já abrigou um orfanato. Com o fim das ordens religiosas, os monges que viviam no Mosteiro tiveram que abandonar o espaço.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

O Mosteiro dos Jerônimos passou então a ser usado como um orfanato e escola, até 1940. Consegue imaginar a criançada jogando futebol e correndo pelo maravilhoso claustro do Mosteiro dos Jerônimos?

Mosteiro dos Jerônimos
O claustro do Mosteiro dos Jerônimos.

3 – O Mosteiro e os Descobrimentos

O Mosteiro dos Jerônimos é considerado um marco da Era dos Descobrimentos e sua construção foi financiada pelo lucro do comércio de ouro, especiarias e pedras preciosas que vieram da Índia.

Mosteiro dos Jerônimos
Vista do claustro do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.

+ Dicas para economizar em Lisboa
+ 10 pratos típicos para provar em Portugal

O estilo arquitetônico do Mosteiro, o manuelino, integra elementos ligados ao mar, outras culturas e ao poder do rei D. Manuel I, que foi o monarca de uma das nações mais poderosas na época.

4 – As tarefas dos monges

Os monges que viviam no Mosteiro dos Jerônimos tinham a tarefa de dar aconselhamento espiritual aos navegadores, que se aventuravam nas Descobertas marítimas, além de rezar pela alma do Rei.

Mosteiro dos Jerônimos
O claustro do Mosteiro dos Jerônimos é considerado um dos mais belos do mundo!


Seguros Promo

 5 -Túmulos no Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerônimos abriga o túmulo do poeta Luís de Camões, autor de Os Lusíadas, e do navegador Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia. Ambos os túmulos estão na Igreja do Mosteiro – entrada livre.

Mosteiro dos Jerônimos
O túmulo do navegador Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerônimos.

+ Onde comer bem e barato em Lisboa?
+ Chiado: roteiro no bairro boêmio de Lisboa 

Mas o Mosteiro abriga outros dois túmulos menos conhecidos: o do poeta português Fernando Pessoa (no claustro) e do escritor e historiador Alexandre Herculano (na Sala do Capítulo).

6 – Como eram as refeições

Durante a visita ao Mosteiro você poderá visitar o antigo refeitório do Mosteiro. Imagine como eram as refeições: os monges comiam em silêncio, enquanto ouviam leituras feitas em voz alta por um deles.

Mosteiro dos Jerônimos
O refeitório do Mosteiro dos Jerônimos.

7 – A Fonte do Leão

Perto da entrada do refeitório do Mosteiro dos Jerônimos você verá uma fonte, onde os monges lavavam as mãos antes das refeições – a Fonte do Leão.

Uma lenda diz que se fizermos um desejo colocando a mão na pata do leão, ele se realizará!

Mosteiro dos Jerônimos
A Fonte do Leão, no Mosteiro dos Jerônimos.

8 – Orações no Mosteiro dos Jerônimos

No Coro Alto do Mosteiro, os monges rezavam e cantavam. As orações duravam 7 horas, repartidas ao longo do dia.

Mosteiro dos Jerônimos
O Coro Alto do Mosteiro dos Jerônimos.

Na primeira parte, os monges podiam estar sentados. Na segunda parte, eles tinham de rezar de pé!!

Se ficassem cansados, eles podiam se apoiar nos suportes colocados na parte de baixo dos assentos, que se chamam “misericórdias”.

9 – Santa Maria de Belém

O Mosteiro dos Jerônimos também é conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Belém, e foi construído sob a proteção desta Santa.

A imagem da Santa aparece na fachada do Mosteiro, com o menino Jesus e o vaso de ofertas dos Reis Magos nas mãos – veja com atenção esta bela obra!

Mosteiro dos Jerônimos
A maravilhosa fachada do Mosteiro dos Jerônimos.

☛ Leia também:

10 – Pastéis de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos

A receita dos famosos Pastéis de Belém terá surgido no Mosteiro dos Jerônimos e com a dissolução das ordens religiosas, passou a ser comercializado em Belém.

Pastéis de Belém
Os famosos Pastéis de Belém.

Saiba mais sobre os Pastéis de Belém aqui.

Informações:
Mosteiro dos Jerônimos, horário: de outubro a abril – 10 h às 17h30, maio a setembro – 10 h às 18 h, fechado nas segundas-feiras, ingresso: 12 €, entrada gratuita com o Lisboa Card, residentes em território nacional tem entrada gratuita nos domingos e feriados, até às 14 h. Página oficial: Mosteiro dos Jerônimos.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here