Quem é o Padroeiro de Lisboa: São Vicente ou Santo Antônio?

Se você perguntar a um lisboeta quem é o padroeiro de Lisboa, provavelmente ele irá responder que é Santo Antônio.

O santo casamenteiro, que nasceu em Lisboa, é com certeza o santo mais acarinhado pelos lisboetas – tanto que é celebrado durante um mês inteiro nas festas da cidade.

Padroeiro de Lisboa
Afinal, qual é o padroeiro de Lisboa?

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa 

Mas a verdade é que oficialmente o padroeiro de Lisboa é São Vicente, por causa de uma história que terá acontecido há séculos atrás mas que ainda hoje está registrada nos símbolos da cidade de Lisboa.

São Vicente – o Padroeiro de Lisboa

Conta a história que no século 12, durante o cerco de Lisboa, que durou mais de 3 meses, D. Afonso Henrique (o primeiro rei de Portugal) terá jurado recuperar as relíquias de São Vicente, se conseguisse reconquistar Lisboa, que era ocupada pelos muçulmanos.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

E assim aconteceu, Lisboa foi reconquistada no ano de 1147 e D. Afonso Henriques cumpriu a sua palavra.

São Vicente Lisboa
Estátua de São Vicente, no Largo das Portas do Sol em Lisboa

São Vicente é um santo de origem espanhola, que terá sido martirizado no século 4 por causa da sua fé. Reza a lenda que seu corpo foi deixado a deriva no mar, acabando por parar no Promontório de Sagres, no sul de Portugal.

O Promontório hoje em dia se chama Cabo de São Vicente, mas na época, apesar da reconquista de Lisboa, o sul de Portugal ainda era dominado pelos muçulmanos.

São Vicente Lisboa
Ao fundo, as torres brancas da Igreja de São Vicente de Fora.

Por isso, encontrar e recuperar as relíquias de São Vicente não terá sido uma tarefa fácil, mas em 1173 afinal a tarefa foi cumprida.

Conta a lenda que as relíquias foram transportadas para Lisboa em um barco, que durante todo o trajeto foi protegido e velado por dois corvos.

Por este motivo, há mais de 800 anos, São Vicente se tornou o padroeiro de Lisboa. Já o barco e os dois corvos se tornaram símbolos da cidade, que estão na bandeira e no brasão de Lisboa.

Símbolos de Lisboa
O símbolos de Lisboa: o barco e os dois corvos de São Vicente.

Durante a sua visita, repare nas luminárias e na calçada portuguesa do centro histórico de Lisboa. Você verá o barco e os corvos representados em muitos locais da cidade.

Mas embora o dia de São Vicente seja celebrado em 22 de Janeiro, o feriado de Lisboa é no Dia de Santo Antônio, 13 de Junho! Por que será?

Seguros Promo

Santo Antônio de Lisboa – o padroeiro do povo

Como já contamos, Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195 (você pode visitar a igreja que marca o local do seu nascimento – saiba mais).

Embora tenha nascido aqui, algumas voltas do destino levaram Santo Antônio até Pádua, onde ganhou enorme fama como pregador e onde acabou morrendo, em 1232. Pouco tempo depois, ele foi canonizado.

Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio é o padreiro de eleição do povo lisboeta.

Além de casamenteiro e lisboeta, Santo Antônio tem a fama de proteger os animais, os idosos, pobres e oprimidos, marinheiros, agricultores, pescadores, viajantes, grávidas e até ajuda a encontrar objetos perdidos.

Ou seja, é fácil perceber como um santo que protege as mais variadas causas e ainda por cima é português tem tanta fama e se tornou um dos mais adorados pela população.

Santo Antônio de Lisboa
Os tronos de Santo Antônio, construídos nas festas de Lisboa.

Santo Antônio é celebrado em Lisboa nas festas populares da cidade, durante todo o mês de junho.

Nas festas, a população dos bairros tradicionais da cidade se reúne para os arraias, assam sardinhas e constroem tronos em homenagem ao santo lisboeta – é uma festa muito bonita!

☛ Leia também:

O ponto mais alto da festa é a noite de 12 para 13 de junho – 13 de Junho é o Dia de Santo Antônio e feriado em Lisboa.

Nesta noite, acontece um desfile de marchas populares e as ruas de Lisboa ficam cheias de gente para os arraias que celebram Santo Antônio, que é o padroeiro de eleição do povo.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here