Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa e tem diversas ruas maravilhosas, algumas pitorescas, outras cheias de charme, história e lojas tradicionais.
Listamos aqui 5 ruas de Lisboa que você precisa mesmo conhecer durante a sua visita.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa
Ruas de Lisboa – Top 5
1 | Ruas de Lisboa: Rua Augusta – a mais famosa
Ir para Lisboa e não caminhar pela Rua Augusta é quase um crime! Esta emblemática rua é com certeza a mais famosa da capital portuguesa.
A Rua Augusta surgiu após o terremoto de 1755, que destruiu a Baixa de Lisboa. No plano de reconstrução da cidade, comandado pelo Marquês de Pombal, a Rua Augusta tinha um papel de destaque.
A rua foi batizada em homenagem a Augusta figura do rei D. José I e faz a ligação entre duas importantes praças de Lisboa: a Praça do Comércio e a Praça D. Pedro IV (Praça do Rossio).
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa.
A Rua Augusta é a principal rua turística de Lisboa e é uma rua pedestre, fechada para o trânsito de veículos. Lá você verá algumas lojas tradicionais de Lisboa, diversos restaurantes (não recomendamos comer lá) e lojas internacionais.
+ Bairro de Alfama: um roteiro completo
+ Melhores lugares para ver o pôr do sol em Lisboa
Não deixe de subir no mirante do Arco da Rua Augusta. A visita custa apenas 2,50 € e lá do alto você terá uma perspectiva única da Baixa de Lisboa – vale a pena conferir! Saiba mais sobre a Rua Augusta.
2 | Ruas de Lisboa: Avenida da Liberdade – a mais elegante
A Avenida da Liberdade é uma das principais ruas de Lisboa, com diversas faixas, e também é uma das ruas mais charmosas e elegantes da cidade.
A Avenida da Liberdade como conhecemos atualmente surgiu em 1879, construída com inspirações na avenida Champs-Elysées, de Paris.
Assim como a avenida francesa, a Avenida da Liberdade é famosa por abrigar muitas lojas de grife e é o destino para quem procura fazer compras de luxo em Lisboa.
Nós adoramos percorrer a Avenida da Liberdade a pé, desde o Parque Eduardo VII até a Praça dos Restauradores. No caminho você verá diversas estátuas e irá se encantar com a maravilhosa calçada portuguesa que cobre esta rua de Lisboa.
+ Onde comer bem e barato em Lisboa?
+ Chiado: roteiro no bairro boêmio de Lisboa
3 | Rua Garret – a das compras
A Rua Garrett é uma das principais ruas do Chiado e você com certeza vai passar por lá durante a sua viagem.
O nome desta rua de Lisboa é uma homenagem ao poeta Almeida Garrett e é nela que está o famoso Café A Brasileira, a Livraria Bertrand – que é a livraria mais antiga do mundo – além de muitas outras lojas locais e internacionais.
A Rua Garrett começa nos Armazéns do Chiado, um dos shoppings mais tradicionais de Lisboa, e vai até o Largo do Chiado.
+ Como ir de Lisboa para Aveiro – a Veneza portuguesa
+ 10 pratos típicos para provar em Portugal
Muitos dos belos edifícios desta rua foram afetados por um grande incêndio em 1988 e foram recuperados alguns anos mais tarde em um grande projeto de revitalização desta região.
4 | Ruas de Lisboa: Ribeira das Naus – a solarenga
A Ribeira das Naus é uma Avenida que fica na beira do Rio Tejo e liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré – é lá que fica o famoso Mercado da Ribeira.
Este é um passeio a pé super agradável para fazer em Lisboa. No caminho você vai encontrar alguns bares de muita gente curtindo o sol na beira do Rio Tejo.
5 | Ruas de Lisboa: Rua cor de Rosa – a festeira
O Cais Sodré é uma região que tem conquistado cada vez mais quem procura curtir a noite de Lisboa.
Um local que se tornou um dos principais pontos de encontro da noite do Cais do Sodré é a Rua Cor de Rosa, onde estão muitos dos bares mais populares de Lisboa.
Oficialmente, a Rua Cor de Rosa de Lisboa se chama Rua Nova do Carvalho. No passado, ela já foi um dos principais pontos de drogas e prostituição da cidade. Vale passar por lá, nem que seja durante o dia!
☛ Leia também:
A Rua Cor de Rosa não só colocou um fim neste passado como se tornou uma das ruas mais baladas de Lisboa – ela está entre as 12 ruas preferidas pelo New York Times na Europa.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!