Lisboa tem diversas praças encantadoras e palco de muita história. Escolher um top 5 não é tarefa fácil.
Por isso, incluímos nesta lista algumas praças que merecem a visita pela sua história ou pelo que simbolizam como homenagem.
+ Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
Todas elas estão no centro histórico da cidade e você deverá acabar cruzando com elas durante o seu passeio. No final do artigo listamos outras praças que você também pode querer conhecer.
Confira a lista e a localização de todas as praças de Lisboa que aparecem neste artigo:
- Praça do Comércio
- Praça do Rossio
- Praça da Figueira
- Praça Luís de Camões
- Largo do Carmo
Outras praças:
- Praça Marquês de Pombal
- Praça do Município
- Largo de São Carlos
- Praça dos Restauradores
Praça do Comércio
Essa é a Praça mais famosa de Lisboa e uma das maiores da Europa!
A Praça do Comércio nasceu após a reconstrução da Baixa de Lisboa, que foi devastada pelo terremoto de 1755.
No local onde hoje está a Praça do Comércio, antigamente estava o Palácio Real – o Paço da Ribeira, que foi destruído pelo terremoto. Saiba mais sobre a Praça do Comércio.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Por este motivo, até hoje esta praça é conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço (a praça do palácio).
+ Comidas típicas portuguesas – 10 sugestões
+ Conheça o vinho verde, que só é feito em Portugal
No centro da Praça você encontra uma estátua do Rei D. José I, rei na época do terremoto. No lado norte está o famoso Arco da Rua Augusta.
Muitos prédios da Praça do Comércio hoje são ocupados por ministérios, restaurantes e cafés – o mais famoso é o Martinho da Arcada, que é o café mais antigo de Lisboa e que era frequentado pelo poeta Fernando Pessoa.
+ Belém – um roteiro completo no bairro dos Descobrimentos
+ Conheça Alfama, bairro mais pitoresco de Lisboa
No lado sul está o Cais das Colunas, junto ao Rio Tejo. É um local perfeito para ver o pôr do sol em Lisboa. Veja mais dicas de locais para ver o pôr do sol em Lisboa.
Praça do Rossio
O Rossio também é uma das praças mais conhecidas de Lisboa – e uma das nossas preferidas.
A Praça do Rossio – oficialmente conhecida como Praça D. Pedro IV, sempre teve um papel importante na vida dos lisboetas. Ao longo da história, já foi um hipódromo, mercado e palco da inquisição.
+ Dicas de lembrancinhas de Portugal
+ Ideias de bate e volta de Lisboa – com transportes públicos
Hoje em dia, o Rossio, como é conhecida a praça, é um dos pontos mais movimentados da cidade, com diversos cafés tradicionais, como o Nicola.
Conhece esta calçada? Pois é! A calçada da Praça do Rossio foi a inspiração para o Calçadão de Copacabana e foi a primeira de Portugal a receber este tipo de pavimento, que se tornou um símbolo do país. Saiba mais sobre a calçada portuguesa.
Nesta Praça você verá também o belo Teatro Nacional D. Maria II. Já a estátua no centro da Praça é uma homenagem a D. Pedro IV (ou D. Pedro I do Brasil). Saiba mais aqui sobre a Praça do Rossio.
Praça da Figueira
Esta Praça fica bem perto da Praça do Rossio e também é bastante movimentada. Leia mais aqui.
Antes do terremoto de 1755, a Praça da Figueira abrigava o Hospital de Todos-os-Santos. Após a tragédia, passou a ocupar o papel de mercado central.
Hoje em dia, ela recebe um mercado de forma provisória, no último final de semana de cada mês. No centro da Praça, você verá uma estátua equestre do rei D. João I.
Os edifícios nas laterais da Praça da Figueira abrigam lojas e cafés. Destaque para a Confeitaria Nacional, a mais antiga de Lisboa, e o Hospital de Bonecas, um espaço que conserta brinquedos e funciona como museu.
+ Top 5 Museus imperdíveis de Lisboa
+ Dicas para economizar em Lisboa
Praça Luís de Camões
Esta Praça fica no famoso bairro do Chiado e homenageia o poeta português Luís de Camões, autor da epopeia Os Lusíadas.
Naus e sereias são representadas na calçada da Praça e são alusivas a obra de Luís de Camões. Já as figuras que cercam a estátua representam outro importantes personagens portugueses, ligados a literatura e as Ciências.
Se estiver na Praça Luís de Camões, não deixe de provar os pastéis de nata da Manteigaria – que na nossa opinião são os melhores de Lisboa!
Largo do Carmo
Este Largo fica em frente às Ruínas do Convento do Carmo, que resistiram ao terremoto de 1755.
Este Largo também foi palco de um evento muito importante na história de Portugal: o fim da ditadura, em 25 de abril de 1974.
+ O que fazer em Sintra – a cidade dos contos de fadas
Foi no quartel da Guarda Nacional Republicana, que fica ao lado convento, que o ditador Marcelo Caetano se refugiu até acabar se rendendo, dando fim ao regime em Portugal.
Durante a primavera, o Largo do Carmo se torna ainda mais charmoso, quando os seus jacarandás se enchem de flores. O chafariz no centro do Largo também merece atenção e começou a ser construído logo após o terremoto, em 1769.
Outras Praças de Lisboa
Outras praças de Lisboa que vale a pena conhecer são:
Praça do Município
É lá que está o belo edifício da Câmara Municipal de Lisboa (o Paços dos Concelho). Foi nesta Praça que aconteceu a proclamação da República em Portugal, em 5 de Outubro de 1910.
+ Onde comer bem e barato em Lisboa
+ Embaixada: um palácio transformado em galeria comercial
Praça Marquês de Pombal
A Praça Marquês de Pombal fica na parte alta da Avenida da Liberdade e nela se encontram importantes ruas e avenidas de Lisboa.
O grande destaque é a estátua monumental do Marquês de Pombal, que foi o responsável pela reconstrução da Baixa de Lisboa após o terremoto de 1755.
Largo de São Carlos
O nome desta praça vem do teatro que nela se encontra, o Teatro São Carlos.
Mas para os leitores do poeta Fernando Pessoa, este é um local especial, já que foi em uma casa nesta Praça que nasceu o célebre poeta lisboeta – no nº 4, 4º direito.
☛ Leia também:
Praça dos Restauradores
Esta praça fica pertinho da Praça do Rossio. Lá você verá um grande obelisco, em homenagem aos que lutaram na Guerra da Restauração, que livrou Portugal do domínio espanhol em 1 de dezembro de 1640.
Outros destaques desta praça são o belo edifício do Teatro Eden, convertido em hotel, o edifício do Palácio Foz, o elevador da Glória e o Hard Rock Cafe. Leia mais sobre a Praça dos Restauradores.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!