Um dos grandes charmes de Lisboa são os seus Cafés históricos. Para quem gosta de gosta de beber um café em um lugar cheio de tradição, separamos aqui 5 dicas.
São 5 locais imperdíveis para tomar um café inesquecível em Lisboa! Não perca!
Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
1 – Café Martinho da Arcada
O Café Martinho da Arcada é nada menos do que o café mais antigo de Lisboa. Nasceu em 1782! Isso já é motivo de sobra para fazer deste Café um lugar imperdível em Lisboa!
Mas o Martinho da Arcada também é um lugar mágico para os apaixonados pelo poeta Fernando Pessoa, que também era cliente habitual da casa.
Foi neste Café lisboeta que Fernando Pessoa bebeu seu último café. A mesa do ilustre poeta português continua até hoje reservada no Martinho da Arcada – não deixe de conferir. A mesa de Fernando Pessoa fica no interior do salão principal. + Roteiro Fernando Pessoa em Lisboa
DICA: Aqui, recomendamos tomar um cafezinho com um pastel de nata.
Onde: Café Martinho da Arcada, Praça do Comércio 3, Lisboa.
Informações: Café Martinho da Arcada
2 – Café A Brasileira
Em frente ao Café A Brasileira você verá a famosa estátua do poeta Fernando Pessoa. O poeta foi um dos clientes assíduos deste café em Lisboa.
+ Roteiro completo no Chiado
+ 2 dias em Lisboa: o que visitar?
O Café A Brasileira foi fundado em 1905! No coração do bairro do Chiado, o Café A Brasileira nasceu com uma loja especializada na venda de café brasileiro e foi a pioneiro ao introduzir o hábito de beber café em cafeterias.
Uma curiosidade é que também existem cafés A Brasileira em outras cidades – saiba mais aqui.
+ Dicas de lembrancinhas de Portugal
+ Onde comer bem e barato em Lisboa?
Onde: Café A Brasileira, R. Garrett 122, Lisboa.
Horário: diariamente das 8h às 2h
DICA: Pertinho do Café A Brasileira você também encontra a Pastelaria Benard, que abriu as portas em 1868 e é famosa pelos seus croissants.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
3- Confeitaria Nacional
A Confeitaria Nacional tem o título de confeitaria mais antiga de Lisboa. Nasceu em 1829 e tem um balcão de encher os olhos.
Além de clássicos da confeitaria portuguesa, na Confeitaria Nacional você também irá encontrar doces que são pouco comuns em outras confeitarias e cafés.
Entre os nossos favoritos estão o bolo de arroz (que é doce!) e o bolo africano (massa úmida e com coco). + Dicas de doces para provar em Portugal
Se visitar Lisboa na época do Natal, não perca o bolo rei da Confeitaria Nacional – na véspera de Natal, os lisboetas fazem fila aqui para comprar o bolo que é tradição na mesa de Natal portuguesa.
Onde: Confeitaria Nacional, Praça da Figueira, Praça Dom Pedro IV 18B, Lisboa.
Horário: Segunda a sábado das 8h às 20h e domingo das 9h às 20h.
4 – Pastéis de Belém
Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa, a casa dos Pastéis de Belém fica perto do impressionante Mosteiro dos Jerônimos, no bairro de Belém. + Confira um roteiro completo em Belém.
Sabia que foi neste Mosteiro que os deliciosos Pastéis de Belém foram criados? Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, os monges tiveram de abandonar o mosteiro e levaram consigo a receita dos doces que ficaram famosos!
Os Pastéis de Belém são produzidos deste 1837 neste mesmo local em Belém, que antigamente funcionava como uma fábrica de açúcar.
+ Onde ficar hospedado em Lisboa?
+ Roteiro no Palácio da Pena em Sintra
CURIOSIDADE: Os Pastéis de Belém (que são doces) são uma das 7 Maravilhas Gastronômicas de Portugal e são produzidos apenas nesta Pastelaria, com uma receita secreta e única – todos os outros doces semelhantes, no mundo todo, só podem ser chamados de pastéis de nata. + Saiba mais sobre os Pastéis de Belém!
SUPER DICA: Na frente dos Pastéis de Belém você vai encontrar uma fila gigante! Esta fila é para comprar “para levar”. Para comer, é só seguir para o interior da loja, que tem mais de 400 lugares sentados.
Onde: Rua de Belém, 84-92, Lisboa.
Horário: diariamente das 8h às 23 h
5 – Pastelaria São Roque
A Pastelaria São Roque não costuma aparecer nos guias de viagem. Ela parece um tesouro que se perdeu no tempo, escondido no coração do bairro do Príncipe Real – um dos bairros mais badalados de Lisboa, perto do Bairro Alto.
Oficialmente chamada de Panificação Reunida de São Roque, ela foi fundada em 1961 pela fusão de várias padarias do Príncipe Real.
A bela decoração no interior da Pastelaria São Roque chama a atenção de todos os visitantes e merece ser admirada durante um café. Nossa sugestão aqui também são os pastéis de nata.
Onde: Pastelaria São Roque, R. Dom Pedro V 57, 1250-092 Lisboa, Portugal
Horário: Diariamente das 6h às 19h
Você provavelmente irá passar perto de todos os locais desta lista. Eles ficam em áreas bastante turísticas em Lisboa.
BÔNUS: Pastelaria Versailles – para quem estiver procurando uma opção fora do centro turístico ou estiver hospedado na região das Avenidas Novas.
Em um belo edifício e com um elegante decoração, a Pastelaria Versailles nasceu em 1922 e é um clássico em Lisboa. Fica numa das saída da estação de metrô Saldanha.
+ Dicas de bate e volta de Lisboa
+ Onde ver o pôr do sol em Lisboa?
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!