No terceiro dia do nosso roteiro de 5 dias em Lisboa, vamos explorar os bairros mais antigos da capital portuguesa: Mouraria, Castelo e Alfama.
Nestes bairros, as ruas são verdadeiros labirintos. Em cada esquina, uma nova surpresa, que é revelada ao som das guitarras das casas de fado e dos elétricos que sobem e descem as colinas da cidade.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Roteiro de 5 dias em Lisboa – Dia 3
Pelo bairros da Mouraria, Castelo e Alfama
Comece o seu passeio na Rua do Capelão, na Mouraria. Uma guitarra portuguesa esculpida em pedra marca a entrada da rua do bairro.
Curiosidade: O bairro da Mouraria tem este nome pois foi neste bairro que os mouros – muçulmanos do Norte da África – foram confinados após a reconquista cristã de Lisboa em 1147.
Nesta rua você verá vários painéis em homenagem a grandes nomes do fado que tiveram uma ligação com o bairro da Mouraria – nasceram ou viveram no bairro por algum tempo. Alguns exemplos são as fadistas Amália Rodrigues e Mariza. Os painéis são obra da artista Camila Watson, com estúdio também na Mouraria.
Logo em frente, você chegará ao Largo da Severa, onde fica a casa da Severa, que é considerada a primeira fadista. Maria Severa nasceu e viveu na Mouraria e é por isso que este bairro é considerado o berço do fado. A Casa da Severa hoje funciona como uma casa de fados.
+ Roteiro de 5 dias em Portugal
+ Dicas de bate e volta de Lisboa
Continue seguindo pela Rua Marquês Ponte de Lima. No caminho você passará pela Igreja de Nossa Senhora do Socorro, onde no passado estava a primeira casa dos jesuítas no mundo (1542). Também nesta rua está o Palácio da Rosa, um antigo palacete do século 18.
Neste ponto, continue pela Rua das Farinhas, uma das nossas favoritas, onde você verá diversos prédios tradicionais. A Mouraria é o lugar perfeito para observar a vida de bairro, bem no centro de Lisboa.
Visite o Largo da Achada, onde você verá um mural de arte urbana do italiano Andrea Tarli. Neste Largo, você também pode observar uma das casas mais antigas de Lisboa, que sobreviveu ao terremoto de 1755.
Confira ainda o famoso mural de arte urbana em homenagem ao fado que fica nas Escadinhas de São Cristóvão, uma obra do artista português Nuno Saraiva.
Nossa próxima parada é o Miradouro do Chão do Loureiro, para admirar mais uma das belas vistas de Lisboa. Daqui, siga em direção ao Castelo de São Jorge, passando pelo Arco do Castelo.
Dia 3 em Lisboa – Bairro do Castelo
Visite o Castelo de São Jorge, uma das principais atrações de Lisboa. Ao contrário do que muita gente pensa, o Castelo não abriga nenhum palácio e na verdade é constituído de antigas muralhas, que foram reconstruídas como teriam sido no passado.
+ Roteiro de 7 dias em Portugal
+ Dicas de viagem para conhecer Lisboa
O Castelo de São Jorge era o último reduto defensivo de Lisboa no caso de um cerco da cidade, e no interior das muralhas que cercam a estrutura do Castelo, era onde viviam as elites da cidade.
O bacana de visitar o Castelo de São Jorge é mesmo percorrer as suas muralhas, que tem uma das vistas mais completas e incríveis de Lisboa – veja como é a visita ao Castelo de São Jorge.
Ao sair do Castelo, aproveite para explorar as ruas do bairro do Castelo, o mais antigo de Lisboa. Visite aqui o Miradouro do Recolhimento, que é pouco conhecido pelos turistas.
Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
Dia 3 em Lisboa – Alfama
Siga até o Miradouro das Portas do Sol e no caminho veja o bela obra do artista Vhils em homenagem a fadista Amália Rodrigues. O belo trabalho em calçada portuguesa foi uma parceira com os calceteiros de Lisboa. Aqui você já estará no bairro de Alfama.
No Miradouro das Portas do Sol, admire a vista que é um dos cartões postais de Lisboa. No passado, existia aqui uma das portas das muralhas da cidade e você pode inclusive ver uma parte bem preservada desta antiga muralha.
+ Doces para provar em Portugal
+ Comida tradicional para provar em Lisboa
Siga até o Miradouro de Santa Luzia, um dos mais famosos e românticos da cidade. Todo decorado com azulejos portugueses, é o cenário perfeito para uma foto.
Nossa próxima parada é a Sé, a Catedral de Lisboa, que parece uma castelo medieval. Ela começou a ser construída em 1150, logo após a reconquista cristã de Lisboa. Ao longo dos séculos ela passou por algumas tragédias e destruições, sendo reformada e dando origem a uma mistura de estilos arquitetônicos.
Logo ao lado da Sé, não perca a Igreja de Santo Antônio, que marca o local onde o Santo terá nascido, aqui mesmo em Lisboa. A igreja original foi destruída no terremoto de 1755 e a igreja foi construída em grande parte com o dinheiro arrecadado por fiéis. Siga em direção ao claustro e visite o que restou da igreja original.
Siga pela rua lateral na lateral da Sé de Lisboa e se perca pelas ruelas de Alfama. Pelo caminho você irá encontrar várias casas de fado. No final do dia, perto da hora de jantar, é normal ouvir o fado ecoando por estas ruas.
É em Alfama que está o Museu do Fado, uma visita interessante para quem é apaixonado pelo estilo musical tradicional de Portugal – veja aqui como é a visita ao Museu do Fado.
Outra dica em Alfama é o Miradouro de Santo Estêvão, que também não é muito conhecido pelos turistas, mas fica numa região cheia de casinhas tradicionais.
Para fotos lindas com os famosos elétricos de Lisboa, siga até a Rua das Escolas Gerais. Após, conheça o Convento de São Vicente de Fora, cujas origens remontam ao ano de 1147, em homenagem ao padroeiro de Lisboa. O Mosteiro atual foi erguido no século 16, durante a União Dinástica entre Portugal e Espanha. Para os apaixonados por azulejos, é um local imperdível!
Outro local imperdível é a Igreja de Santa Engrácia, que abriga o Panteão Nacional. A construção desta igreja foi uma verdadeira saga de quase 300 anos e é desde 1916 que ela tem o estatuto de Panteão Nacional – é lá que estão sepultados personalidades como a fadista Amália Rodrigues e o jogador de futebol Eusébio.
+ Conheça as 7 Maravilhas de Portugal
+ Como ir de Lisboa para Fátima
ATENÇÃO: Nas terças-feiras e sábados você verá aqui pertinho a Feira da Ladra, o mercado de velharias de Lisboa, que acontece no Campo de Santa Clara, junto ao Panteão Nacional – saiba mais sobre a Feira da Ladra.
Se tiver tempo e disposição, termine o dia no bairro da Graça (você pode ir a pé – uma boa subida – ou pegar um elétrico). Lá, conheça o Convento da Graça e aproveite para curtir uma das vistas mais bonitas no Miradouro da Graça (oficialmente Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen). Veja aqui mais dicas do que visitar no bairro da Graça.
Para curtir um pôr do sol inesquecível, conheça o nosso miradouro favorito – o Miradouro da Senhora do Monte (venta muito lá!).
Onde ficar em Lisboa
Depois de conferir nossas dicas do que fazer em Lisboa em 5 dias, você também pode estar se perguntando onde dormir em Lisboa. Preparamos um artigo contando para você quais as melhores regiões para ficar em Lisboa.
Se você fizer a reserva pelos links do Booking.com que estão aqui no nosso site, nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso! Esta é uma forma de nos ajudar a manter o Descubra Lisboa! 🙂
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!