A Basílica dos Mártires fica no Chiado (confira um roteiro no Chiado), bem no coração de Lisboa.
A igreja primitiva terá sido construída logo após a reconquista de Lisboa, em 1147, em memória dos mártires que morreram na batalha da conquista de Lisboa aos muçulmanos, que dominavam a cidade.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Foi nesta igreja que terá acontecido o primeiro batismo em Lisboa, após a cidade ser conquistada pelos cristãos. Mas a Basílica que você verá no Chiado foi erguida após o terremoto de 1755, que destruiu completamente a igreja original.
A Basílica, em um estilo neoclássico e barroco, foi finalizada em 1784. Destaque para o teto, com belas pinturas representando D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.
☛ Recomendado: TOP 5 Igrejas de Lisboa
CURIOSIDADE: O poeta Fernando Pessoa foi batizado na Basílica dos Mártires. Ele nasceu e viveu até os 5 anos no Largo de São Carlos, que fica pertinho da Basílica. Quase em frente, você verá a famosa estátua de Fernando Pessoa, no Café A Brasileira.
- A pia batismal, que você verá logo na entrada da Basílica, no lado esquerdo, sobreviveu ao terremoto de 1755, assim como a estátua da padroeira desta igreja.
Na fachada, repare no medalhão central do pórtico, que recorda a dedicação do templo primitivo pelo primeiro rei de Portugal. O medalhão representa D. Afonso Henriques dando graças à Virgem – ao seu lado está o líder dos Cruzados, que auxiliaram o rei na conquista de Lisboa.
☛ Leia também:
- Onde ficar em Lisboa? Os melhores bairros
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- O que fazer em Sintra e como chegar lá?
Informações:
Endereço: Rua Serpa Pinto, 10D, 1200-445, Lisboa
Como chegar: metrô – descer na estação Baixa-Chiado (linha verde e azul), elétrico 28.
Perto daqui: Igreja do Loreto, café A Brasileira, Livraria Bertrand, Praça Luís de Camões, Convento do Carmo e Igreja da Encarnação.