Lisboa é uma cidade que surpreende e quem vem para cá pela primeira vez fica sempre com um gostinho de estar em casa.
Há quem diga que Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa e andar pelos seus bairros é respirar história, cultura e tradições – com um toque de modernidade.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa
Se você tiver pouco tempo em Lisboa, conheça aqui 5 bairros que não podem faltar no seu roteiro:
Bairros de Lisboa: Baixa
Quando Lisboa foi devastada por um terrível terremoto em 1755, toda esta região foi destruída. Assim, a Baixa que nós conhecemos atualmente nasceu da reconstrução desta região após o sismo, sob os planos do Marquês de Pombal.
Por esta razão, a Baixa de Lisboa também é conhecida como Baixa Pombalina. Suas ruas paralelas e regulares fazem da Baixa um dos primeiros projetos de planejamento urbano da Europa.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Alguns dos destaques da Baixa de Lisboa são a bela Praça do Comércio, erguida onde antes existia o Palácio Real, a Rua Augusta, a rua mais famosa de Lisboa e a bela Praça do Rossio, onde está a estátua do nosso D. Pedro I do Brasil.
+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
Uma curiosidade é que na reconstrução dos edifícios da Baixa foi adotado um sistema chamado “gaiola pombalina”.
Este sistema consiste numa estrutura em madeira com travamento, projetada para dissipar as forças sísmicas. É também considerado um sistema pioneiro em construção antissísmica.
Outro bairro encantador, pertinho da Baixa, é o Chiado – vale a pena conhecer também!
Bairros de Lisboa: Belém
Belém é um dos bairros mais conhecidos de Lisboa. E não é à toa! Ele reúne muitas das atrações mais famosas de Lisboa.
Lá estão a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e os icônicos e deliciosos Pastéis de Belém.
Belém também é uma região que teve muita importância na história de Portugal (e também do Brasil). Foi de lá que partiram as caravelas para os Descobrimentos.
A armada de Pedro Álvares Cabral saiu de lá rumo ao Brasil, assim como a armada de Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia.
+ Veja o que visitar no encantador Bairro de Belém – GUIA COMPLETO
O Padrão dos Descobrimentos é outro destaque desta região. O monumento tem a forma de uma caravela estilizada e homenageia os portugueses ligados aos Descobrimentos.
Bairros de Lisboa: Alfama
Alfama é o bairro mais pitoresco de Lisboa e também um dos mais antigos da cidade.
Fato é que na época em que Lisboa era ocupada pelos muçulmanos, a cidade se limitava a estas ruelas de Alfama, que mais parecem um labirinto estendido na costa do Castelo.
+ Um roteiro pelo pitoresco bairro de Alfama
A melhor forma de conhecer Alfama é se perdendo por suas ruelas e descobrindo em cada canto um tesouro: pátios floridos, um restaurante assando sardinha ao som do fado, lençóis estendidos em um varal, balançando com a brisa que sopra do Rio Tejo.
Alfama tem diversas atrações, como a Sé de Lisboa, que é a catedral da cidade, mirantes com vistas incríveis, o Museu do Fado, o Panteão Nacional e muito mais! Alfama também é um dos bairros tradicionais do fado em Lisboa.
Ali pertinho de Alfama está o bairro do Castelo, onde fica uma das grandes atrações de Lisboa: o Castelo de São Jorge!
☛ Leia também:
- Dicas de Lisboa para economizar na viagem
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- Monumentos e museus de Lisboa – dicas de locais grátis
Bairros de Lisboa: Parque das Nações
Lisboa também tem seu lado moderno, que vale mesmo a pena conhecer! O Parque das Nações é a região mais moderna da cidade, que contrasta com a Lisboa histórica e antiga.
No Parque das Nações você verá bonitos parques e jardins, rodeados de prédios contemporâneos.
+ O que visitar no moderno Parque das Nações em Lisboa?
O Parque das Nações nasceu em 1998, com a criação de um espaço para sediar a EXPO’98 – uma exposição mundial que reuniu diversos países em Lisboa.
No Parque das Nações você verá a famosa ponte Vasco da Gama, a moderna Estação do Oriente e poderá visitar o melhor aquário do Mundo: o Oceanário de Lisboa.
Nós adoramos passear por esta região, caminhando a beira do Rio Tejo enquanto vemos suas belas atrações.
Bairros de Lisboa: Bairro Alto
Para quem gosta de viver a noite das cidades, o Bairro Alto é o local certo!
Durante a noite o Bairro Alto se transforma, se enchendo de pessoas atraídas pelos diversos bares e casas de fado que estão localizados neste bairro.
Apesar de ser famoso pela vida noturna, o Bairro Alto também é um dos mais tradicionais e pitorescos de Lisboa. Sua história começou em 1513!
O Bairro Alto também é um daqueles locais onde vale a pena se perder, descobrindo palacetes que sobreviveram ao terremoto de 1755, o comércio e restaurantes locais, lado a lado com espaços modernos e ousados.
Alguns lugares imperdíveis do Bairro Alto são o Miradouro de São Pedro de Alcântara, com uma vista maravilhosa da cidade, e a Igreja de São Roque.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!