D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, mandou construir a Sé de Lisboa em 1150, pouco tempo após a reconquista da cidade.
Em Portugal, as catedrais são chamadas de Sé (de Sedes Episcopalis). A Sé de Lisboa, ou Igreja de Santa Maria Maior, foi construída no local onde havia uma grande mesquita.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Assim, a Sé de Lisboa é um dos monumentos mais antigos da cidade, que passou por vários terremotos ao longo dos séculos, fazendo com que a catedral fosse sendo reformada. O resultando é uma mistura de estilos arquitetônicos.
História da Sé de Lisboa
A Sé de Lisboa foi construída em estilo românico em 1150, após os cristãos reconquistarem a cidade, que era ocupada por muçulmanos. As suas torres nos fazem lembrar de uma fortaleza medieval!
No século 14 a sua fachada foi destruída por um terremoto. Na reconstrução, ela recebeu o claustro e outros elementos góticos. No século 16, a Catedral de Lisboa foi ampliada e recebeu pinturas de época.
Mas foi após o terremoto de 1755, que causou grandes estragos na Sé de Lisboa, que ela teve mais obras. A sua estrutura original foi mantida, mas foram adicionadas decorações no estilo barroco e neoclássico.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Já no século 20 foram realizadas obras de restauro, buscando recuperar o aspecto primitivo da Sé de Lisboa. Por isso, algumas das obras que estavam no seu interior hoje estão em outros espaços, como no Museu Nacional de Arte Antiga.
Assim, a Sé de Lisboa atual é o resultado de um conjunto de obras e de estilos arquitetônicos, que acompanham a história da cidade.
Destaques da Sé de Lisboa
A fachada da Sé de Lisboa conserva o aspecto românico original e tem duas torres, com uma bela rosácea no centro. Quando entramos na Sé, o seu interior é modesto e austero.
⭐ SUPER DICA: Na lateral direita da Sé, na Torre, você verá um relógio solar! Ele provavelmente foi instalado após o terremoto de 1755, que devastou a Igreja.
No caminho até o claustro, você verá várias capelas e túmulos, incluindo os de Dom Afonso IV e de sua esposa, D. Beatriz. Escavações arqueológicas no claustro têm revelado vestígios da Idade do Ferro até a Idade Média!
Outro destaque da Catedral de Lisboa é a pia baptismal onde Santo Antônio terá sido batizado. Ela fica perto da entrada, no lado esquerdo, numa capela decorada com belos painéis de azulejo do século 18, que representam o santo pregando para os peixes.
Ao entrar, no lado direito, você poderá visitar o tesouro. Ele inclui uma coleção de estátuas, peças de prata e trajes religiosos, além de algumas das relíquias de São Vicente, o padroeiro de Lisboa.
A entrada na Sé de Lisboa é gratuita, mas a visita ao claustro e ao tesouro é paga.
CURIOSIDADE: Todos os anos, no dia 12 de junho, a Sé de Lisboa é palco dos Casamentos de Santo Antônio, uma tradição que começou em 1958 e ajuda dezenas de casais a realizarem o seu casamento dos sonhos.
☛ Leia também:
- Chiado – o bairro mais boêmio de Lisboa
- Onde ficar em Lisboa
- Conheça a Rua Augusta – a rua mais famosa de Lisboa
Como chegar na Sé de Lisboa
Uma opção para quem está na Baixa é ir até a Sé de Lisboa caminhando. O trajeto de 400 metros até lá leva apenas 5 min.
Outra alternativa é ir de elétrico. O famoso elétrico 28 passa na frente da Sé. Outra opção é usar o ônibus 737, que também passa por lá.
Perto da Sé de Lisboa
Existem diversas atrações perto da Sé de Lisboa! Não deixe de visitar a Igreja de Santo Antônio, ao lado da Sé. Foi lá que o santo mais querido pelos lisboetas nasceu.
Outro destaque é o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro das Portas do Sol. A Sé de Lisboa também é um bom ponto de partida para percorrer as ruelas do tradicional bairro de Alfama.
Informações:
Endereço: Largo da Sé, 1100-585, Lisboa
Contato: +351 218 866 752
Horário: de segunda a sábado: 9 h às 19 h | Domingo: 9 h às 20 h.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!