A Feira da Ladra é um famoso mercado de rua que acontece em Lisboa. A Feira tem séculos de história e é conhecida como um local para compra e venda de velharias, peças usadas e artesanato.
A Feira da Ladra acontece no Campo de Santa Clara, em Alfama, e é um daqueles locais peculiares a não perder em Lisboa!
A História da Feira da Ladra
A Feira da Ladra nasceu após a reconquista de Lisboa, no século 12. Nesta época, ela acontecia no exterior das muralhas do Castelo de São Jorge e funcionava como um mercado.
Em 1430, a Feira passou para a região do Rossio, onde permaneceu até o terremoto de 1755. Após algumas mudanças de local, em 1882 a Feira da Ladra é transferida para o Campo de Santa Clara, onde permanece até hoje.
Com o passar de tantos anos, a feira foi perdendo as suas características de mercado e se tornou um local de venda de peças velhas e usadas. Hoje, ela é muita frequentada por lisboetas e turistas, que procuram por pechinchas ou apenas conhecer um local inusitado.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Nas diversas barracas montadas ao ar livre, é possível achar um pouco de tudo! De livros e revistas antigas, postais, azulejos, brinquedos até roupas e móveis em segunda mão.
+ Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade!
Onde e quando acontece a Feira da Ladra
A Feira da Ladra acontece no tradicional bairro de Alfama, no Campo de Santa Clara, pertinho da Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional) e do Convento de São Vicente de Fora.
A Feira acontece nas terças-feiras e nos sábados. Costuma começar cedinho e entre às 8 h já há feirantes por lá. Termina normalmente pelas 17 a 18 h, mas no inverno pode acabar mais cedo, já que a feira funciona na rua e o frio e a chuva podem dificultar a vida dos vendedores.
Como chegar na Feira da Ladra
Você pode ir até lá usando o metrô. Basta sair na parada Santa Apolônia (linha azul) e até o Campo de Santa Clara são 800 metros (10 min a pé).
Outra opção é usar o elétrico 28 ou o 12 E. Além disso, o ônibus 734 que passa na Praça do Martim Moniz (na Baixa) também vai até a Feira da Ladra.
A origem do nome Feira da Ladra
Muita gente associa o nome da Feira da Ladra a possível origem do que se encontra a venda na feira, mas como ela começou como um mercado, não é a explicação mais provável. Entretanto, existem algumas teorias sobre a origem do nome.
Uma delas diz que o nome “Ladra” vem de um piolho, conhecido como “piolho ladro”, que é encontrado em feiras do gênero e em velharias.
Outra teoria explica que o nome pode ter origem nas feiras existentes em Paris na idade média, que tinham o nome de Saint-Ladre, derivado de Saint-Lazare.
Já para alguns estudiosos da língua árabe, o nome é uma herança da ocupação muçulmana da cidade e sua origem estaria ligada a uma estátua de Nossa Senhora que existia no local. O nome árabe Al Hadra (a virgem) foi sendo alterado pela língua portuguesa até Ladra.
☛ Leia também:
Embora a origem do nome permaneça um mistério, uma coisa é certa: se estiver em Alfama em dia de Feira da Ladra, não deixe de passar por lá para conferir este curioso local de Lisboa.
A Feira da Ladra é um bom local para encontrar peças de artesanato, para levar como lembrancinhas de Lisboa!
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!