Andar no famoso elétrico 28 é um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro em Lisboa.
O tradicional bondinho surgiu há mais de 100 anos e ainda funciona como um meio de transporte da capital portuguesa.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
O elétrico 28
A linha do famoso elétrico 28 foi inaugurada em 1914 e conta hoje com cerca de 50 elétricos, que foram renovados no século 20, mantendo a sua carroceria original.
O elétrico 28 funciona como um meio de transporte de Lisboa mas também é uma atração turística da cidade.
Não deixe de fazer um passeio a bordo das suas elegantes cabines em madeira, enquanto aprecia alguns dos recantos mais pitorescos de Lisboa.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
CURIOSIDADE: O elétrico 28 era o meio de transporte mais usado pelo poeta Fernando Pessoa, que utilizava o simpático bondinho para se deslocar entre o Campo de Ourique (onde morava) e o bairro do Chiado.
+ Conheça o Chiado, o bairro lisboeta mais boêmio
+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
Trajeto do elétrico 28
O elétrico 28 é tão famoso não apenas por ser uma graça, afinal todos os elétricos históricos são! O elétrico 28 é o mais famoso por ter um percurso que passa por vários pontos turísticos e bairros tradicionais de Lisboa.
O trajeto do elétrico 28 começa na Praça Martim Moniz – este é o seu ponto de partida. De lá, ele segue pela Avenida Almirante Reis, sobe em direção ao simpático Bairro da Graça e desce por Alfama, um dos bairros mais pitorescos da cidade.
Em Alfama, ele passa perto da Igreja de São Vicente de Fora, pelo Mirante das Portas do Sol, pela Sé de Lisboa e pela Igreja de Santo Antônio. E não termina aqui!
+ Onde comer (o melhor) bacalhau de Lisboa
+ Top 5 Museus de Lisboa
Depois o elétrico 28 segue para o bairro do Chiado, que também é um dos mais conhecidos de Lisboa. Lá ele passa pelo famoso Café A Brasileira e pela Praça Luís de Camões.
O elétrico 28 vai então em direção ao bairro de Campo de Ourique, passando pela monumental Basílica da Estrela e terminando em frente ao Cemitério dos Prazeres – que é um ponto turístico inusitado e se destaca pela arquitetura funerária.
Confira no mapa abaixo o percurso completo do elétrico 28.
Preço e dicas para economizar
A passagem para andar elétrico 28 (e nos demais elétricos de Lisboa) custa 2,90 €, quando comprada com o próprio motorista do elétrico.
Uma forma de economizar na passagem é usar o cartão Viva Viagem – que é o mesmo que é usado no metrô da cidade.
+ O que fazer em Sintra? a cidade dos contos de fadas
+ Dicas de lugares para ver o pôr do sol em Lisboa
Com este cartão carregado com passagens que também podem ser usadas no metrô, cada viagem sai por apenas 1,45 €. É só carregar o cartão em qualquer estação de metrô. O mesmo vale para os ascensores (funiculares de Lisboa).
Nós já tínhamos partilhado esta dica aqui, quando falamos sobre os elétricos de Lisboa. Mas quando se trata de economia, sempre vale a pena reforçar! Veja mais dicas para economizar em Lisboa.
+ Confira nossas dicas de lembrancinhas de Portugal
+ Conheça Alfama, bairro mais pitoresco de Lisboa
Se você tiver comprado o Lisboa Card, que é o passe turístico oficial de Lisboa, também pode andar nos elétricos (e nos demais transportes da cidade) sem pagar nada a mais por isso.
ATENÇÃO: Como o elétrico 28 é bastante usado por turistas e circula sempre lotado, é um ponto bem visado pelos batedores de carteira. Por isso, durante a viagem, esteja sempre atento aos seus pertences!
Dicas para fugir da fila
A fila para andar no elétrico 28 pode ser desanimadora, principalmente no verão.
Duas dicas para evitar a fila são:
- Faça o passeio de manhã bem cedo (antes das 9 h) ou ao final do dia (após às 18 h).
- Faça o passeio no sentido oposto ao trajeto mais procurado pelos turistas: comece o passeio no Cemitério dos Prazeres e termine na Praça Martim Moniz.
☛ Leia também:
Horários do elétrico 28
O elétrico 28 começa a funcionar entre às 5 e 6 da manhã e circula até por volta das 22 h a 23 h.
O horário varia ao longo do ano e também costuma ser diferente nos finais de semana.
Confira os horários de funcionamento na página oficial da Carris, a empresa que faz a gestão dos elétricos de Lisboa.
O intervalo médio entre cada viagem é de 15 min e o trajeto completo leva cerca de 40 min a 1 hora.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!