O que posso trazer de Portugal na bagagem?

É impossível visitar Portugal e não pensar em levar aquele vinho especial, o queijo ou os pastéis de Belém para o Brasil. Mas é nesta hora que bate aquela dúvida: afinal, o que posso trazer de Portugal na bagagem?

Está em dúvida sobre o que a Receita Federal permite trazer do exterior? Nós preparamos uma lista com os principais itens que você pode trazer de Portugal na sua bagagem.

Vinho de Portugal

Você pode levar vinho de Portugal para o Brasil, mas deve estar atento ao limite de quantidade: você pode levar no máximo 12 litros no total de bebidas alcoólicas. Quer dicas de bons vinhos? Então leia o nosso artigo!

Cada garrafa de vinho tem, geralmente, 750 mL. Neste caso, você pode levar até 16 garrafas para o Brasil.

O limite de 12 litros também vale para outras bebidas alcoólicas. Por isso, você também pode levar cervejas artesanais portuguesas ou licores, como a ginginha, por exemplo.

Contudo, preste atenção também ao limite máximo do valor de compras no exterior que são isentas de impostos no Brasil (500 dólares).

vinho de Portugal
Você pode levar até 12 litros de bebidas alcoólicas na sua bagagem.

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!

Para comprar vinhos, você encontra uma boa variedade de opções e bons preços em grandes supermercados, como o Continente e o Pingo Doce. Para ter um atendimento mais personalizado, a dica é ir a uma das diversas garrafeiras que existem em Lisboa.

Lembre também de enrolar muito bem as garrafas com roupas para colocar na mala, para que elas chegam inteirinhas no Brasil.

Vinhos em Portugal
Para quem gosta de vinhos, Portugal é o paraíso.

Outra dica é comprar plástico bolha nas “lojas dos chineses”, como são popularmente conhecidas por aqui as lojas de imigrantes da China, que vendem de tudo e estão espalhadas por toda cidade. É só perguntar no seu alojamento onde encontrar uma destas lojas. Com certeza haverá uma perto de você!

Bacalhau e enlatados (atum e sardinha)

Em maio de 2016 entrou em vigor uma nova lei federal (Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Nº 11), que agora permite a entrada de produtos processados de origem animal no Brasil.

Isso significa que, agora você trazer na mala enlatados como atum e sardinha, além do tradicional bacalhau salgado e seco. O limite máximo para pescados é de 5 kg por pessoa.

Leia o nosso artigo completo para saber como comprar bacalhau para levar para o Brasil. Já os enlatados podem ser encontrados nos grandes supermercados que nós comentamos acima.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

Neste caso, nossas marcas prediletas são: atum – Santa Catarina, Tenório e Bom Petisco (esta última tem uma seleção de conserva de atum com temperos, que é ótima); sardinha – nossa marca de escolha é a Minerva.

Outra dica é passar pela Conserveira de Lisboa, uma casa com história, fundada em 1930, e que tem loja no centro histórico da cidade (Rua dos Bacalhoeiros, nº 34).

Queijos de Portugal

De acordo com a mesma regra do Ministério da Agricultura, você também já pode trazer produtos lácteos como queijos de maturação longa de Portugal. 

Isso significa que os deliciosos queijos portuguesas, como o da Serra da Estrela ou da Ilha de São Jorge, já podem entrar também na sua mala de porão. O limite máximo é de 5 kg por pessoa.

Os queijos podem ser encontrados nos grandes supermercados, que nós já referimos acima. Outra dica é visitar o supermercado El Corte Inglês, que para os queijos tem um atendimento mais personalizado.

queijo
Os deliciosos queijos portugueses também já podem entrar na mala.

Seguros Promo

Embutidos como chouriço, salames e presunto

Pela mesma norma do Ministério da Agricultura, também passa a ser permitida a entrada de produtos cárneos industrializados, como o tradicional chouriço, diferentes tipos de salame e também o presunto português. O limite é de 10 kg por pessoa.

Embutidos de Portugal
Os embutidos portugueses são super tradicionais!

Para comprar estes produtos, você encontra uma grande variedade no supermercado El Corte Inglês.

Outra boa opção é a loja Manuel Tavares, fundada em 1860, onde você encontra além de embutidos, queijos e vinhos, entre outras coisas. A loja fica no centro histórico, perto da Praça da Figueira (Rua da Betesga, nº 1 A e B).

☛ Leia também:

Pastéis de Belém (ou de nata) e outros produtos de confeitaria

A regra do Ministério da Agricultura também permite agora a entrada no Brasil de produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição.

Assim, você já pode trazer o famoso pastel de Belém na mala, para fazer a alegria dos seus amigos no Brasil. O limite máximo é de 5 kg por pessoa.

A dica é procurar comprar produtos de confeitaria em lugares que tenham embalagens indicando a validade e a composição dos produtos.

pastéis de nata
Os pastéis de nata agora também podem ir na mala para o Brasil.

Azeite e chocolates de Portugal

Azeite e chocolates também são permitidos na mala para o Brasil, mas nestes casos, além do limite de valor total de compra (a cota de 500 dólares), existe uma quantidade máxima permitida:

  • Se o item custar até 10 dólares (cerca de 8,50 € em 2018) – você pode levar até 20 unidades (no máximo 10 iguais).
  • Se o item custar mais de 10 dólares – você pode levar até 20 unidades (no máximo 3 iguais).
Azeite de Oliva Portugal
Todo mundo adora ganhar uma garrada do verdadeiro azeite de oliva português.

Esta regra de preços e quantidades máximas também se aplica a outros produtos que você pode querer comprar, que também contam para a sua cota máxima de 500 dólares de compras com isenção de tributação.

O azeite pode ser encontrado nos grandes supermercados que já citamos acima.

Em que bagagem colocar?

Os itens devem ser colocadas na bagagem que você irá despachar. Além disso, os itens de confeitaria, processados derivados de origem animal e produtos de origem láctea (e todos abrangidos pela Instrução Normativa do Ministério da Agricultura) devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação, devidamente lacrados.

Quanto posso comprar no exterior?

Tenha atenção ao fazer as compras: existe um limite de 500 dólares no total (cerca de 420 € em 2018), que você pode gastar em mercadorias no exterior e trazer para o Brasil, sem ser taxado. Este limite é válido quando a entrada no Brasil é por via aérea ou marítima.

Além dos itens que nós citamos, outros produtos comprados no exterior (como perfumes, maquiagens, óculos, relógios) entram nesta cota. Já se o item for caracterizado como de uso pessoal, não entra na cota.

Guarde sempre os recibos das compras que você vai levar para o Brasil, para comprovar estes limites.

Itens de uso pessoal

Os itens de uso próprio não entram na cota de 500 dólares, mas é preciso ter atenção.

A quantidade e a natureza dos itens tem que ser compatível com o objetivo e com a duração da sua viagem. Além disso, se são de uso pessoal, significa que os artigos precisam apresentar sinais de que foram usados.

Esperamos que você aproveite a viagem por Portugal e que no final, além de alguns sabores portugueses, leve a sua mala cheia de boas recordações daqui! 🙂


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, só uma pequena correção. Onde você diz queijo da ilha de São Miguel você deve querer dizer queijo da Ilha de São Jorge, pois o queijo de São Jorge é dos mais famosos de Portugal. Na ilha de São Miguel é produzido queijo industrial como em todo o lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here