A Basílica da Estrela é uma das igrejas mais impressionantes e monumentais de Lisboa, que não pode ficar de fora do seu roteiro!
A Basílica da Estrela foi mandada construir pela Rainha Dona Maria I, que tinha feito um voto de construir a igreja se tivesse um filho herdeiro do trono.
O pedido da rainha foi atendido e pouco tempo depois ela teve dois filhos, os príncipes D. José e D. João. E assim foi iniciada a construção da Basílica da Estrela, em 1779.
Entretanto, o príncipe D. José acabaria morrendo antes do fim da obra, que terminou em 1790. Assim, anos mais tarde, foi o príncipe D. João que assumiu o trono no lugar de sua mãe.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
CURIOSIDADE: Foi este mesmo rei, D. João VI, que transferiu a Corte para o Brasil em 1807 para escapar das invasões francesas.
A Basílica da Estrela tem um estilo barroco tardio e neoclássico, e foi construída pelos mesmos arquitetos do Palácio de Mafra (que fica perto de Lisboa – veja como visitar o Palácio de Mafra). Além disso, ela foi a primeira igreja no mundo consagrada ao Coração de Jesus.
+ Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
As monumentais estátuas de santos da fachada da Basílica se destacam e foram feitas por Machado de Castro, um dos maiores escultores portugueses, e seus aprendizes.
As estátuas de santos são acompanhadas por outras figuras, simbolizando a Fé, a Adoração, a Gratidão e a Liberdade. Já as duas torres sineiras da fachada também foram inspiradas no Palácio de Mafra.
O interior da Basílica da Estrela também impressiona e é decorado com mármore rosa, cinza e amarelo. A Basílica é coroada ainda por uma enorme cúpula.
O túmulo da rainha Dona Maria I, a fundadora da igreja que faleceu no Brasil, está no interior da Basílica da Estrela.
Uma curiosidade é que o túmulo da rainha Dona Maria I é o único que não está no Panteão da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora – com exceção do túmulo de D. Pedro IV de Portugal, imperador do Brasil, que está em São Paulo.
Atrás do túmulo da Rainha existe uma porta escondida. Ela dá acesso ao famoso presépio barroco da Basílica da Estrela.
O presépio também é de autoria do escultor Machado de Castro e é uma obra impressionante. Ele é o maior presépio de Portugal, com quase 500 figuras, e é feito em terracota e cortiça.
A riqueza dos detalhes e a grandiosidade deste presépio nos fascinam. Uma curiosidade é que este presépio retrata cenas da Bíblia e do cotidiano, como homens numa taberna ou cozinhando enguias.
Outra curiosidade é o que presépio da Basílica da Estrela é o único no mundo que retrata a cena da Matança dos Inocentes.
Você também pode subir a enorme cúpula da Basílica da Estrela, que é um ponto de referência avistado em muitos lugares de Lisboa.
☛ Leia também:
São cerca de 100 degraus até o terraço no topo da cúpula. Lá você será recompensado com uma bela vista, que inclui vários pontos da cidade, como a Ponte 25 de Abril e o Castelo de São Jorge. A subida ao terraço é paga (3 €).
A visita a Basílica da Estrela é gratuita, mas você pode deixar um donativo na sala do presépio.
Como chegar na Basílica da Estrela
A Basílica da Estrela é uma das últimas paradas do famoso elétrico 28, que é uma boa forma de chegar lá.
Você pode fazer quase todo o percurso do 28, conhecendo diversos pontos turísticos de Lisboa, e descer em frente a Basílica da Estrela.
O elétrico 25 e outros ônibus também passam pela Basílica.
Perto da Basílica da Estrela
Não deixe de conhecer o belo Jardim da Estrela, que fica em frente a Basílica! Outro local que nós adoramos nesta região é o Mercado de Campo de Ourique.
O Cemitério dos Ingleses fica perto do Jardim da Estrela e foi usado durante muitos séculos pela comunidade inglesa em Lisboa.
Outro local turístico um tanto inusitado perto da Basílica da Estrela é o Cemitério dos Prazeres. Ele é famoso por suas obras de arquitetura e escultura funerária.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!