A Praça Luís de Camões, inaugurada em 1867, fica entre o Chiado e o badalado Bairro Alto.
Esta bela Praça, conhecida também como Largo do Camões, é uma homenagem ao autor português do poema épico Os Lusíadas.

A estátua de bronze no centro da praça representa o poeta Luís de Camões e está cercada por outras estátuas menores, que representam oito personalidades portuguesas ligadas às Letras e às Ciências.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Já a calçada portuguesa no chão da Praça Luís de Camões, ao redor da estátua, tem elementos que lembram Os Lusíadas, como naus e sereias.
A Praça Luís de Camões também é um local bastante movimentado de Lisboa, por onde passa o famoso elétrico 28.
Além disso, quando anoitece, a Praça Luís de Camões se torna um ponto de encontro. Por lá circulam pessoas que vão para o Bairro Alto ou para o Cais do Sodré, dois bairros tradicionais da noite de Lisboa, com muitos bares e boates.

Atrás da Praça Luís de Camões fica o prédio do Consulado Geral do Brasil.
⭐ SUPER DICA: O túmulo de Luís de Camões está na Igreja de Santa Maria de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerônimos. A entrada na Igreja é gratuita e lá também está o túmulo do navegador Vasco da Gama.
CURIOSIDADE: Embaixo da Praça Luís de Camões existe um parque de estacionamento com um segredo. Quando ele foi construído, foram descobertas ruínas do Palácio do Marquês de Marialva, destruído com o terremoto de 1755, e dos Casebres do Loreto. Nas escadas de acesso ao primeiro andar do parque existe um pequeno museu, que mostra imagens de como era a vida no local e o material que foi encontrado nas escavações.
Luís de Camões e Os Lusíadas
Luís de Camões é considerado um dos maiores gênios da literatura portuguesa e um dos grandes poetas ocidentais. A sua obra Os Lusíadas, publicada em 1572, é considerada uma epopeia portuguesa.
Em Os Lusíadas, Camões relata a descoberta do caminho marítimo da Índia por Vasco da Gama, descrevendo outras passagens da história de Portugal e glorificando o povo português.
O poema é um clássico da literatura portuguesa, com 10 cantos. Cada uma das suas estrofes tem oito versos, sempre com 10 sílabas e com a mesma rima.

O famoso poeta terá nascido em Lisboa e teve uma vida turbulenta! Dizem que por problemas amorosos se auto-exilou na África, onde serviu como militar e acabou perdendo um olho em uma batalha.
☛ Leia também:
No Oriente, ele terá combatido junto com as tropas portuguesas e escrito a sua grandiosa obra, que foi mais tarde publicada quando Camões voltou para Portugal.
Após a morte de Luís de Camões, sua obra começou a ser reconhecida e hoje é um marco da literatura portuguesa. Camões é considerado também um símbolo de identidade da pátria portuguesa.
O Dia de Portugal é celebrado em 10 de Junho, data que assinala a morte de Camões (em 1580). A data, conhecida como o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, também é o Dia da Língua Portuguesa.
⭐ SUPER DICA: Perto da Praça Luís de Camões existem diversos outros locais que você não pode perder, como a Igreja da Encarnação, o Café A Brasileira, o Elevador de Santa Justa, o Convento do Carmo e a Bertrand – a livraria mais antiga do mundo!
Não deixe de experimentar também os deliciosos pastéis de nata da Manteigaria, que fica pertinho da Praça Luís de Camões – são os nosso favoritos!
+ Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe oficial da cidade!
Como chegar na Praça Luís de Camões
A forma mais fácil de chegar na Praça Luís de Camões é de metrô. Saia na estação Baixa-Chiado (linha verde ou azul) e a Praça fica a poucos metros da saída. Outra alternativa é usar o elétrico 28 (+ Saiba mais sobre como usar o metrô em Lisboa).
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!