Os Pastéis de Belém são uma parada obrigatória em Lisboa. Estes maravilhosos pastéis são uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Conheça tudo sobre a história dos famosos Pastéis de Belém e confira nossas dicas para visitar este local imperdível.
História dos Pastéis de Belém
Os deliciosos pastéis de Belém terão surgido no Mosteiro dos Jerônimos, que fica logo ao lado desta pastelaria.
Dizem que a receita surgiu como uma forma de aproveitar as gemas, que sobravam da fabricação de hóstias, que eram feitas com farinha e clara de ovo.
Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1834, a receita dos pastéis terá saído do Mosteiro. A receita foi comprada por Domingos Rafael Alves, um comerciante que tinha uma refinaria de açúcar no local onde hoje é a loja dos pastéis.
Foi assim que desde 1837 os pastéis de Belém começaram a ser vendidos na loja da refinaria, seguindo a receita secreta do Mosteiro, que se mantém igual até hoje.
Embora Belém fosse distante da cidade de Lisboa, era uma região muito importante naquela época e atraía muitas pessoas, que desde então se habituaram com os deliciosos pastéis de Belém. Hoje em dia, é uma verdadeira tradição ir até Belém comer os famosos pastéis.
☛ Leia também:
- O que fazer em Lisboa: os encantos do bairro de Belém
- A Torre de Belém: um guia completo de visita
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
A misteriosa receita dos Pastéis de Belém
A receita dos Pastéis de Belém se mantém igual desde 1837 e é secreta. Ela é conhecida somente por alguns mestres pasteleiros, que assinam um termo de confidencialidade e que preparam a receita num local conhecido como “Oficina do Segredo”.
Os Pastéis de Belém já terão até sido alvo de espionagem industrial! Para nós, todo este mistério é parte da magia destes deliciosos pastéis.
Pastéis de Belém, só mesmo em Belém
Embora o pastel de Belém seja um tipo de pastel de nata, que é um doce que pode ser encontrado em qualquer pastelaria de Lisboa, os verdadeiros Pastéis de Belém são únicos e são vendidos apenas na Antiga Confeitaria de Belém, conhecida como “Pastéis de Belém”.
Como a receita do Pastel de Belém é secreta e exclusiva, eles são os únicos que podem levar este nome. Todos os outros pastéis do gênero, que você encontra em Portugal e até no Brasil, são pastéis de nata.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Curiosidades sobre os Pastéis de Belém
Os Pastéis de Belém são uma marca registrada desde 1918 e são fabricados na Antiga Confeitaria de Belém, mais conhecida como Pastéis de Belém.
Cerca de 160 pessoas trabalham nos Pastéis de Belém, sendo que cerca de 50 são dedicadas apenas a fabricação dos pastéis.
A massa dos pastéis de Belém é cortada e enformada manualmente, somente o recheio é colocado de forma automática.
Depois de assados, eles ficam esfriando bem na frente dos clientes, atrás de um janelão de vidro que separa a loja da fábrica. São desenformados manualmente e triados, sendo servidos sempre quentinhos!
Diariamente são vendidos cerca de 20 mil Pastéis de Belém.
☛ Leia também: Onde comer pastel de nata no centro de Lisboa: 5 dicas
Dica de ouro para comer Pastéis de Belém
Na entrada dos Pastéis de Belém você verá uma fila enorme! Não entre nesta fila – ela é apenas para quem quer comprar pastéis para levar. Basta você entrar na loja e seguir para as salas interiores.
A sala mais ao fundo é enorme, tem 400 lugares e até mesas numa área na rua. Mesmo que também tenha fila nesta sala, é super rápida.
O preço dos pastéis para levar ou comer na loja é o mesmo, por isso vale a pena esperar e aproveitar para lanchar neste local histórico.
Não se engane! Apesar do nome, os pastéis de Belém, assim como alguns outros “pasteis” em Portugal, são doces. A sua massa é feita com uma massa folhada e o recheio tem uma base de ovos, leite e açúcar.
✔ Cada pastel de Belém custa 1,10 €. Temos certeza que você não vai conseguir comer um só!
O dia mais tranquilo para visitar a famosa pastelaria é na segunda-feira. Como os principais monumentos de Belém estão fechados, o número de visitantes é bem menor e a fila nos Pastéis de Belém também diminui.
Que tal conhecer Lisboa com um tour privado do Descubra Lisboa?
Além de pastéis, na loja você também encontra outros doces tradicionais portugueses, diversas opções de café e vinhos nacionais.
Polvilhar os pastéis de Belém (e os de nata) com canela e açúcar confeiteiro é um hábito por aqui. Por isso, os locais que vendem estes pastéis têm sempre estes ingredientes disponíveis para os clientes.
Como chegar nos Pastéis de Belém
Os Pastéis de Belém, como o nome já diz, ficam na região de Belém. Esta região concentra muitas das principais atrações turísticas de Lisboa, como o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém.
Chegar em Belém é super simples: é só pegar o ônibus 728 (direção Restelo), que passa pelo Cais do Sodré (linha verde do metrô – estação Cais do Sodré).
O elétrico 15 E (direção Algés), que sai da Praça da Figueira e passa pela Praça do Comércio e pelo Cais do Sodré, também para em Belém.
O trajeto leva cerca de 30 a 40 min e você deve descer no Mosteiro dos Jerônimos.
Informações
Como chegar: Elétrico 15 E, ônibus 728, 714, 729, 727, 751.
Horário: Diariamente das 8 h às 23 h. Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 01 de janeiro a loja fecha às 19 h.
Página oficial: www.pasteisdebelem.pt
Perto daqui: Mosteiro dos Jerônimos, Museu Nacional dos Coches, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, CCB – Museu Coleção Berardo, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!