A Igreja de São Roque e a capela mais valiosa do mundo

A Igreja de São Roque fica no Bairro Alto e é um local que você não pode deixar de conhecer em Lisboa. Ela sobreviveu ao terremoto de 1755 e abriga a capela mais valiosa do mundo! 

História da Igreja de São Roque

No local onde está a Igreja de São Roque, antigamente existia um cemitério onde eram enterradas as vítimas da peste. Como São Roque é considerado o santo protetor contra esta doença, neste local foi construída uma pequena igreja para sua devoção em 1506.

Quando os jesuítas chegaram a Portugal, eles construíram neste mesmo lugar a sua primeira igreja.

A Igreja de São Roque foi a primeira igreja jesuíta em Portugal e também uma das primeiras do mundo. Foi assim que a Igreja de São Roque nasceu, no século 16 (1565).

Igreja de São Roque Lisboa
Quem passa pela Igreja de São Roque não imagina como o seu interior é maravilhoso.

No terremoto de 1755, a Igreja de São Roque foi uma dos poucos edifícios que se salvou, quase sem sofrer estragos. Por isso você pode ver esta fantástica igreja quase como ela era naquela época.

Destaques da Igreja de São Roque

A Igreja de São Roque tem uma fachada simples, que faz com que o sentimento de quem a visita seja único: de espanto. O seu interior é fabuloso e contrasta com esta fachada modesta.

Cada uma das capelas da Igreja de São Roque é obra de arte única, mas uma delas merece que você dedique mais tempo para admirá-la. É a Capela de São João Batista, considerada a capela mais valiosa do mundo.

Igreja de São Roque Lisboa
A Capela de São João Batista é considerada a mais valiosa do mundo!

A Capela de São João Batista é a última capela à esquerda. Ela foi encomendada a arquitetos italianos em 1742, tendo sido construída em Roma.

Esta maravilhosa capela é ornamentada com lápis-lazúli, ametista, ágata, alabastro, mármores preciosos, ouro, prata e ricos mosaicos.

Outra curiosidade é que após a sua construção, a Capela de São João Batista foi abençoada pelo Papa em Roma, desmontada e enviada para Lisboa em três navios!

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa!


Booking.com

As outras capelas também são fantásticas e merecem uma visita. A Terceira capela à direita (Capela de São Roque) tem belos azulejos do século 16, que são dedicados ao patrono desta Igreja.

Capelas da Igreja de São Roque Lisboa
As outras capelas da Igreja de São Roque também são belíssimas.

O teto da Igreja de São Roque também é muito bonito e tem cenas cenas do Apocalipse. Ele é o único teto em estilo maneirista que restou em Lisboa, tendo sido pintado entre 1587 e 1589.

Teto da Igreja de São Roque Lisboa
O teto da Igreja de São Roque é o único do seu estilo que restou em Lisboa.

☛ Leia também:

O Museu de São Roque

Ao lado da Igreja fica o Museu de São Roque, um dos primeiros museus de arte de Portugal, criado em 1905.

O Museu de São Roque reúne uma coleção de arte sacra, incluindo os tesouros da Capela de São João, pinturas, esculturas e ourivesaria.

O museu está instalado num antigo edifício da Companhia de Jesus, que passou a pertencer a Santa Casa da Misericórdia quando as ordens religiosas foram extintas em Portugal.


Informações:

Onde: Largo Trindade Coelho, Bairro Alto, Lisboa. 
Como chegar: Metrô: Baixa-Chiado | Elétrico 28 | Ônibus: 202 e 758.
Horário: Abril a setembro: segunda: 14 h – 19 h, terça e quarta: 10 h – 19 h, quinta: 10 h – 20 h, sexta a domingo: 10 h – 19 h | Outubro a março: segunda: 10 h – 18 h, terça a domingo: 10 h -18 h.
Preço: A entrada na Igreja é gratuita. A visita ao Museu custa 2,50 €, mas tem desconto com o Lisboa Card e é gratuita aos domingos até às 14 h.
: Site oficial: www.museu-saoroque.com
Perto daqui: Miradouro de São Pedro de Alcântara, Convento do Carmo, Praça Luís de Camões, Ascensor da Glórica, Café A Brasileira e estátua do Fernando Pessoa.

 

☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here