O moderno Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) de Lisboa abriu as portas em 2016 como um projeto da Fundação EDP (Energias de Portugal).
Desde então, o MAAT tem muito dado o que falar! Com uma proposta única, que integra a arte com a arquitetura e as novas tecnologias, o MAAT tem uma área de exposição de 3 mil metros quadrados.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa
O MAAT ocupa dois espaços diferentes: o Novo Edifício (com um terraço maravilhoso) e a Central Tejo, a antiga central termoelétrica de Lisboa.
MAAT: Central Tejo
A Central Tejo é um patrimônio histórico único de arquitetura industrial. Sua atividade foi iniciada em 1909 e durante décadas esta termoelétrica foi responsável pelo fornecimento de energia do país.
Hoje a Central Tejo está integrada ao MAAT, sendo possível ver o maquinário da antiga termoelétrica e como era o seu funcionamento. O espaço também abriga exposições de arte contemporânea.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descubra Lisboa.
A Central Tejo é um passeio bacana também para as crianças, que vão viajar no tempo com as máquinas da Central e se divertir com módulos interativos relacionados com a eletricidade.
+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
+ Conheça o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa
MAAT: Novo Edifício
O Novo Edifício, concluído em 2016, foi planejado pela arquiteta britânica Amanda Levete e abriga exposições de arte contemporânea com uma forte aposta em novas tecnologias e arquitetura.
+ O que visitar em Sintra – a cidade dos contos de fadas
+ GUIA COMPLETO para conhecer o bairro de Belém
As exposições do Novo Edifício vão mudando ao longo do ano. Por isso, nossa dica é pesquisar quais exposições estarão lá durante a sua visita, já que alguns visitantes acabam se decepcionando quando elas não correspondem com as suas expectativas.
Na nossa visita, vimos a exposição do artista japonês Tadashi Kawamata, chamada Over Flow, que nos transporta para uma catástrofe ambiental imaginária, onde os resíduos dos oceanos engoliram a nossa civilização. Achamos esta exposição bem interessante!
Se você quer visitar apenas um dos edifícios, se viaja com crianças ou tem interesse em ver arte contemporânea + antiga termoelétrica, escolha a Central Tejo.
Na nossa opinião, a Central Tejo oferece uma visita mais completa e é a nossa escolha.
Outro grande destaque do Novo Edifício é a vista fabulosa do seu terraço. Lá do alto você irá contemplar uma bela paisagem do Rio Tejo! O acesso ao terraço é gratuito e bastante procurado para ver o pôr do sol – por isso não perca!
+ Monumentos e museus de Lisboa com entrada grátis
+ Experimente os Pastéis de Belém – deliciosos desde 1837
Horários e preço do ingresso no MAAT
A Central Tejo e o Novo Edifício do MAAT estão abertos das 11 h às 19 h. O MAAT está fechado nas terças-feiras e no dia 25/12, 1/01 e 1/05.
O ingresso combinado para a Central Tejo e o Novo Edifício custa 9 €. Também é possível comprar o ingresso apenas para um dos edifícios (cada um custa 5 €).
Existem descontos para estudantes e vistantes com mais de 64 anos. A entrada é gratuita para visitantes com até 18 anos.
Visitantes com o Lisboa Card também não pagam ingresso. A entrada é livre para todos os visitantes no 1º domingo de cada mês.
☛ Leia também:
- Dicas de Lisboa para economizar na viagem
- Onde ficar em Lisboa – guia de bairros
- Um guia completo para conhecer o Castelo de São Jorge
Como chegar no MAAT
O MAAT fica em Belém. Diversos ônibus passam por lá: 728, 714, 727, 729 e 751. Outra opção é usar o elétrico 15 E, que passa pelo Cais do Sodré e vai até Belém.
Os trens que saem do Cais do Sodré em direção à Cascais também passam por lá. Neste caso, desça na estação de Belém e caminhe até o MAAT.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!