Lisboa em Abril: dicas de viagem no início da Primavera!

No mês de Abril, Lisboa já tem ares de Primavera! Vai viajar para Lisboa em Abril? Confira nossas dicas!

Torre de Belém em Lisboa.
A emblemática Torre de Belém em Lisboa.

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!

O tempo e a temperatura em Abril

Atenção: Em Portugal as estações são ao contrário do Brasil! Por isso, quem viaja para Portugal em Abril encontra o país na Primavera!

Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, tudo isso com os melhores preços!

Booking.com

Lisboa fica ainda mais linda na estação das flores – mas preste atenção na hora de fazer a mala!

No mês de Abril as temperaturas ainda não sobem tanto – mas os dias se tornam super agradáveis para passeios ao ar livre!

A temperatura máxima em Lisboa em Abril chega perto dos 20ºC, a mínima é de cerca de 11ºC, enquanto a temperatura média chega aos 15ºC.

Miradouro de Santa Luzia
Jardim no Miradouro de Santa Luzia, em Alfama.

Ou seja, ainda é fresquinho – principalmente pela manhã e a noite. Abril também é um mês em que ainda se espera chuva (não esqueça do guarda-chuva!), mas os dias já são mais longos e ensolarados.

Sempre vale a pena conferir a previsão do tempo antes de viajar. Consulte o site do IPMA ou veja o tempo no Google. Leia também sobre o tempo em Lisboa aqui.

O tradicional elétrico de Lisboa.

+ Dicas para economizar em Lisboa 
+ A história do famoso Pastel de Belém

O que levar na mala em Abril

Como explicamos acima, no mês de Abril em Lisboa as tardes são de temperaturas amenas, mas as manhãs e noite são fresquinhas. A clássica meia estação.

Por isso, recomendamos que você traga peças de meia estação. Calças longas e confortáveis, algumas blusas de manga curta, blusas de manga longa (tecidos finos), moletons e cardigãs também são peças úteis.

Traga pelo menos uma jaqueta mais quente ou corta vento, para usar nas manhãs e noites. Para as mulheres, os lenços são acessórios ótimos para variar o visual e proteger do vento.

Não esqueça de um casaco mais quentes – as manhãs e noites ainda são frias em abril.

+ Descubra o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa
+ Conheça Alfama, bairro mais pitoresco de Lisboa

Para os pés, recomendamos tênis leves de caminhada. As sandálias e sapatos abertos ainda não são uma boa aposta. Sapatilhas confortáveis também podem entrar na mala, mas você pode sentir algum frio nos pés durante a noite.

Sapatos de salto são dispensáveis pois não são muito práticos para caminhar. Traga somente se você tiver alguma ocasião especial. Confira mais dicas para fazer a mala de primavera! 

Não esqueça de trazer um guarda-chuva. Como comentamos, costuma chover em Abril. Leia mais sobre a primavera em Lisboa.

Primark
A Primark é uma das lojas mais procuradas pelos viajantes.

+ Dicas de lembrancinhas de Portugal
+ Top 5 Museus imperdíveis de Lisboa

Não esqueça de trazer também a sua “farmácia de viagem” – aquele kit com os principais medicamentos que você costuma utilizar no Brasil: analgésicos, antitérmicos e antialérgicos, caso você sofra com as alergias na primavera.

Planejando comprar roupas em Lisboa? Algumas lojas bastante procuradas pelos viajantes são a Zara, a Decathlon e a Primark – famosa pelos preços baixos. Saiba mais sobre a Primark em Lisboa. 

Feriados em Lisboa em Abril

No mês de Abril, Portugal tem um feriado – o dia 25 de Abril, que marca o fim da Ditadura no país.

Nem tudo está fechado no dia 25 de Abril, por isso, vale a pena conferir o site oficial das atrações que planeja visitar, para confirmar o que estará funcionando.

25 de Abril: o Dia da Liberdade

No dia 25 de abril se comemora o fim da ditadura em Portugal. Este é o Dia da Liberdade no país, que recorda a chamada Revolução dos Cravos.

As portas para a ditadura em Portugal foram abertas em 1926, através de um golpe militar. Em 1932, Antônio de Oliveira Salazar tornou-se o primeiro-ministro das Finanças e ditador do país.

CURIOSIDADE: Antes do fim da ditadura, a Ponte 25 de Abril se chamava Ponte Salazar. Com o fim do regime, o nome da ponte foi alterado, celebrando o Dia da Liberdade em Portugal.

Ponte 25 de abril
A Ponte 25 de Abril em Lisboa.

A ditadura em Portugal teve inspiração no fascismo italiano. Com a ditadura, acabaram as liberdades individuais e uma nova constituição entrou em vigor – acabava o direito de liberdade de expressão, de reuniões e de voto.

Além disso, durante a ditadura, Portugal passou a ter uma polícia de opressão, a fim de reprimir todas as formas de oposição ao regime – utilizando tortura e até assassinato aos opositores.

A opressão, somada aos problemas econômicos do país e o desgaste da população com a guerra colonial que se arrastava na África, levou ao descontentamento da povo e das forças armadas.

Largo do Carmo – marco do fim da ditadura em Portugal.

Assim, na madruga do 25 de abril, foi dado o sinal que marcava o início do movimento, através de uma emissão de rádio com a canção “Grândola, Vila Morena” de Zeca Afonso – uma música que havia sido censurada pelo regime.

As forças armadas tomaram posições junto aos ministérios de Lisboa e cercaram o Quartel do Carmo – onde Marcelo Caetano, o sucessor de Salazar se refugiou.

25 de abril – conhecido como a Revolução dos Cravos

A população de Lisboa foi se juntando ao local e alguém terá começado a oferecer cravos vermelhos aos soldados, que não feriram ninguém e colocaram os cravos nos canos das espingardas. Por isso, esta revolução ficou conhecida como Revolução dos Cravos. 

Ao fim do dia, Marcelo Caetano acabou se rendendo e foi exilado do país. Assim, no dia 25 de abril de 1974 acabava a ditadura em Portugal.

Para provar em Abril

Quer conhecer também um pouco dos sabores locais? Ou é daqueles que gosta de levar frutas para lanchar durante os passeios?

O morango começar a aparecer no mês de abril!

Entre as frutas típicas que você vai encontrar em Lisboa em abril estão: o ananás dos Açores, a banana da Madeira, laranja, maçã, morangos e nêspera.

Outra dica para descobrir mais produtos locais é visitar os mercados de Lisboa. Duas sugestões que valem muito a visita são o Mercado da Ribeira e o Mercado de Campo de Ourique.

Mercado da Ribeira
O famoso Mercado da Ribeira em Lisboa

☛ Leia também:

Agenda cultural e eventos em Lisboa em Abril

Confira aqui os destaques da agenda cultural de Lisboa em Abril.

Dança

Teatro

Humor

Música Nacional

Música Internacional

Artistas Brasileiros

Festivais e espetáculos

Outros eventos em Lisboa em abril


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here