Você é fã do poeta Fernando Pessoa? Então vai adorar conhecer a Lisboa de Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa nasceu em Lisboa em 13 de junho de 1888. Com 8 anos de idade, partiu para a África do Sul com a sua mãe e o padrasto, que era cônsul.
Em 1905, o poeta que é conhecido como um dos maiores gênios da literatura portuguesa retornou para Portugal. Pessoa viveu então em Lisboa, sua terra natal, até a sua morte – em 30 de novembro 1935, com 47 anos.
+ Economize em Lisboa com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
Lisboa aparece em vários poemas de Fernando Pessoa, mas a sua cidade também mantém vivos muitos pontos de referência na vida do poeta. Percorra neste roteiro a Lisboa de Fernando Pessoa!
Largo de São Carlos – onde Fernando Pessoa nasceu
Fernando Pessoa nasceu no edifício nº 4 deste Largo, em frente ao Teatro São Carlos, onde seu pai trabalhou como crítico musical.
+ Atrações com entrada grátis em Lisboa
Foi aí que Fernando Pessoa viveu até os 5 anos de idade. O local é assinalado por uma placa e também por uma grande estátua de bronze, cujo rosto é um livro.
Esta estátua foi instalada no local em 2008, quando se celebraram os 120 anos do nascimento de Pessoa.
Basílica dos Mártires – onde Pessoa foi batizado
Pertinho do local onde Fernando Pessoa nasceu você vai encontrar a Basílica dos Mártires, que foi o local onde o poeta foi batizado.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
O local do batismo pode ser visto logo na entrada da Igreja, em uma capela com portões de ferro.
A Basílica dos Mártires fica na Rua Serpa Pinto, 10D, no Chiado. Horário: de segunda a sexta das 9 h às 19 h, sábado e domingo das 10 h às 19h30. Página oficial: Basílica dos Mártires.
Largo do Carmo – o retorno da África
O Largo do Carmo fica em frente as ruínas do Convento do Carmo, um lugar repleto de história.
+ TOP 5 Praças imperdíveis de Lisboa
+ Roteiro completo na Baixa de Lisboa
E para completar o enredo, o poeta Fernando Pessoa viveu durante alguns anos no prédio nº 18 desta encantadora praça, após regressar da África do Sul para a sua terra natal.
Café A Brasileira – ponto de encontro
Este café foi um local muito frequentado por Fernando Pessoa e outros intelectuais, artistas e escritores da sua época. Saiba mais sobre o Café A Brasileira.
Fernando Pessoa era tão habitual no A Brasileira que hoje em dia quem visita o Café encontra por lá uma famosa estátua em homenagem ao poeta – é uma foto a não perder!
+ Confira um roteiro pelo Chiado, o bairro boêmio de Lisboa
+ Veja como subir no Elevador de Santa Justa de graça
O Café A Brasileira fica na Rua Garret, nº 120-122, no Largo do Chiado. Está aberto diariamente, das 8 h às 2 h.
Café Martinho da Arcada – segunda casa
Outro café muito frequentado por Fernando Pessoa foi o Martinho da Arcada, que também se destaca como o mais antigo de Lisboa.
Nos últimos dez anos da vida do poeta, o Martinho da Arcada foi quase uma segunda casa, onde Fernando Pessoa passava seus fins de tarde escrevendo.
Fernando Pessoa e Almada Negreiros terão se encontrado para um último café no Martinho da Arcada, 3 dias antes do poeta falecer.
Até hoje Fernando Pessoa tem a sua mesa permanentemente reservada neste Café, como uma forma de homenagem.
O Café Martinho da Arcada fica na na Praça do Comércio, nº 3. Aberto de segunda a sábado, das 7 h às 23 h. Fechado ao domingo.
A Licorista – parada para uma dose
A Licorista atualmente funciona como restaurante (o A Licorista O Bacalhoeiro), mas no tempo de Fernando Pessoa era um bar. Fernando Pessoa costumava passar por lá para tomar um copo de licor ou outra bebida.
+ O que fazer em Sintra?
+ Como ir de Lisboa para Coimbra?
Foi neste local que uma das poucas fotos conhecidas de Fernando Pessoa foi tirada! O poeta terá enviado a foto para a sua amada Ophélia, com a dedicatória “Flagrante delitro”.
A foto foi eternizada em um painel de azulejos que você verá no restaurante.
O restaurante A Licorista O Bacalhoeiro fica na Rua dos Sapateiros, nº 218. Aberto de segunda a sábado, das 12 h às 15 h e das 19 h às 22 h 15. Fechado ao domingo. Saiba mais aqui.
Livrarias – as compras literárias de Fernando Pessoa
Ao longo da sua vida, Fernando Pessoa reuniu um enorme acervo literário, que está na biblioteca particular do poeta, que você pode conhecer na Casa Fernando Pessoa. O acervo é grande, diversificado e inclui obras em 8 idiomas!
+ Conheça as livrarias imperdíveis de Lisboa
+ Descubra a Bertrand – a livraria mais antiga do mundo!
Em Lisboa, você pode conhecer duas das livrarias portuguesas onde Fernando Pessoa comprava seus livros (identificadas no seu acervo através de selos de marca).
Uma é a Livraria Ferin e a outra é a Bertrand – que tem o título de livraria mais antiga do mundo. Ambas ficam no Chiado. Passe também no Café Bertrand – lá você vai encontrar um belo painel da artista Tamara Alves, dedicado ao poeta.
A Livraria Bertrand fica na Rua Garret, nº 73. Aberto de segunda a sábado das 9 h às 22 h e ao domingo das 11 h às 22 h. A Livraria Ferin fica na Rua Nova do Almada, nº 72. Está aberta de segunda a sábado, das 10 h às 20 h.
Elétrico 28 – o transporte
Este era o meio de transporte predileto do poeta Fernando Pessoa para se deslocar entre a sua casa em Campo de Ourique e o aclamado bairro do Chiado.
Que tal seguir os passos do poeta e pegar o 28 até a Casa Fernando Pessoa? Saiba tudo sobre o passeio no elétrico 28 – o bondinho mais famoso de Lisboa.
+ Cais do Sodré – um guia completo pelo bairro
+ Dicas para economizar em Lisboa
Casa Fernando Pessoa – último lar
No bairro de Campo de Ourique você irá encontrar a Casa Fernando Pessoa, que hoje funciona como uma Casa Museu. Foi lá que Fernando Pessoa viveu os últimos 15 anos da sua vida.
Além da biblioteca particular do poeta, na Casa Fernando Pessoa você verá uma reconstrução do seu quarto e muitos objetos pessoais.
A Casa também reúne muitas obras de outros artistas que estão relacionadas com Fernando Pessoa. Um destaque é o retrato feito por Almada Negreiros. Saiba mais sobre a visita.
A Casa Fernando Pessoa fica na Rua Coelho da Rocha, nº 16, Campo de Ourique, Lisboa. Horário: Segunda a sábado, das 10 h às 18 h. A biblioteca está fechada aos sábados. Preço: 3 € | Descontos para visitantes com até 25 anos ou com idade superior a 65 anos | Gratuito nos sábados e feriado até às 14 | Página oficial: Casa Fernando Pessoa.
Mosteiro dos Jerônimos – o túmulo de Fernando Pessoa
Este é talvez o local mais visitado da Lisboa de Fernando Pessoa e é onde está o túmulo do poeta. Saiba tudo sobre como é a visita ao Mosteiro dos Jerônimos.
O túmulo de Fernando Pessoa está localizado no claustro do Mosteiro e foi transladado para lá em 1985.
O túmulo tem diferentes faces, com versos dos diferentes heterônimos de Fernando Pessoa.
☛ Leia também:
Dizem que o poeta gostava de visitar o Mosteiro dos Jerônimos com frequência. Além disso, o Mosteiro é um marco da era dos Descobrimentos – que é o tema do único livro em português publicado por Pessoa em vida – se chama Mensagem.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!