O Elevador da Glória com certeza é o mais usado dos quatro elevadores históricos que existem em Lisboa.
Os elevadores de Lisboa foram construídos como uma forma de resolver os problemas de circulação da cidade, que é cheia de declives acentuados – Lisboa é conhecida por isso como a Cidade das Sete Colinas.
Os elevadores são cartões postais da cidade e se você quiser ter a experiência mágica de andar em um deles, o Elevador da Glória pode ser uma boa aposta.
+ Conheça dos elevadores históricos de Lisboa!
O Elevador da Glória em Lisboa
O elevador da Glória (ou ascensor da Glória, como também é conhecido) foi inaugurado em 1885 e liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto.
O Elevador da Glória foi projetado por Raul Mesnier de Ponsard, que também foi o responsável pelo famoso Elevador de Santa Justa e pelos demais elevadores de Lisboa.
Inicialmente, o Elevador da Glória era movido à água, mas em 1915 ele foi eletrificado.
Embora o trajeto do Elevador da Glória seja bem curto (apenas 275 metros), ele é bastante usado para subir a Calçada da Glória, uma das ruas mais íngremes de Lisboa, com uma inclinação de cerca de 18%.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
No trajeto do Elevador da Glória você passará por uma interessante galeria de arte urbana, que tem o apoio da Câmara de Lisboa e promove esta forma de expressão na cidade.
No topo do Elevador da Glória fica o emblemático Bairro Alto, conhecido como o centro da noite lisboeta.
O Elevador da Glória tem capacidade para 42 passageiros. Com ele você pode poupar o fôlego e visitar um dos mirantes mais famosos de Lisboa, o Miradouro de São Pedro de Alcântara.
E se subir esta calçada a pé é complicado, imagina de bicicleta? Pois é, entre 1913 e 1926 existia uma prova de ciclismo cujo desafio era subir esta rua pedalando!
O antigo recorde de 55 segundos foi batido em 2013, quando a competição foi retomada.
☛ Leia também:
- Conheça o Café A Brasileira – o mais famoso de Lisboa
- Onde ficar em Lisboa
- TOP 10 Principais pontos turísticos de Lisboa
CURIOSIDADE: Antigamente o Elevador da Glória tinham dois pisos, com bancos longitudinais. No andar de baixo, os passageiros viajavam de costas para a rua. Já no andar de cima, podiam apreciar a vista virados para a rua. Hoje em dia, este elevador tem apenas um andar.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
O elevador da Glória é classificado como Monumento Nacional desde 2002 e transporta todos os anos milhões de pessoas!
Quanto custa andar no Elevador da Glória
Comprando dentro do próprio elevador, o ingresso sai por 3,70 € (até duas viagens). Se você tiver o Lisboa Card, pode andar à vontade no Elevador da Glória (e nos demais) gratuitamente.
Se tiver comprado o cartão diário de transportes públicos de Lisboa, também pode andar nos elevadores sem pagar mais nada.
⭐ SUPER DICA: Uma forma de economizar para andar no Elevador da Glória é usar o cartão Viva Viagem (o mesmo usado no metrô de Lisboa). Você pode usar as mesmas passagens do metrô para andar no elevador.
Neste caso, casa passagem custa de 1,31 a 1,45 €, dependendo da modalidade de carregamento do seu cartão – saiba mais sobre como usar o metrô em Lisboa.
Como chegar no Elevador da Glória
Para subir da Baixa de Lisboa para o Bairro Alto usando o Elevador da Glória, você deve começar o passeio na parada que fica perto da Praça dos Restauradores (na Calçada da Glória, nº 6).
Para chegar na Praça dos Restauradores você pode sair na estação de metrô dos Restauradores (linha azul).
A Praça dos Restauradores fica pertinho da famosa Praça do Rossio (linha verde do metrô) e você pode se deslocar entre as duas a pé.
Horários do Elevador da Glória
- 2ª a 5ª feira: 7:15 às 23:55
- 6ª feira: 7:15 às 00:25
- sábado: 8:45 às 00:25
- domingo e feriado: 9:15 às 23:55
Para ver os horários e preços atualizados, confira o site da Carris, a empresa que faz a gestão dos elevadores de Lisboa.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!