Carta convite para Portugal – MODELO

Você já deve ter ouvidos que os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal em caso de turismo, por um período de até 90 dias.

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!

Mas apesar de não ser necessário o visto, ao passar pelas autoridades fronteiriças em Portugal é preciso apresentar:

  • O passaporte com validade mínima superior a 3 meses após a data de volta da viagem (preferencialmente, com validade superior a 6 meses);
  • Seguro saúde internacional (cobertura mínima de 30 mil euros);
  • Passagem aérea (ida e volta);
  • Comprovante de alojamento (hotel, hostel, pousada ou carta convite, se ficar na casa de alguém);
  • Documento comprovativo de vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil (declaração da empresa onde trabalha, pública ou privada);
  • Comprovativos de meios financeiros para suportar a sua estadia, equivalentes a 75 euros por cada entrada em território nacional + 40 euros por cada dia de permanência.

Ou seja, para ficar 15 dias em Portugal, por exemplo, é necessário ter 675 euros. Caso você não cumpra os requisitos acima, a sua entrada em Portugal pode ser recusada

IMPORTANTE: Estas lista de exigências foi retirada da página do Consulado Geral de Portugal em São. Veja aqui. O  seguro de saúde é um requisito do Espaço Schengen. Recomendamos que você confira sempre a lista de documentos atualizados em sites oficiais do Consulado.

Elétrico de Lisboa
Os elétricos são um transporte tradicional de Lisboa.

E é aqui, na comprovação do valor financeiro diário para entrar em Portugal, que entra a famosa carta convite. Com a carta convite, esta exigência financeira pode ser dispensada.

Além disso, se você viaja para Portugal e vai ficar na casa de um parente ou amigo, a carta convite também serve para comprovar o seu alojamento.

 Procurando HOTEL EM LISBOA?
 Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, tudo isso com os melhores preços! Reserve AQUI! 
    A carta convite é feita pela pessoa que vai receber você em Portugal. Esta pessoa irá, através da carta, garantir a alimentação e o alojamento da pessoa que é convidada, durante a sua estadia em Portugal.

Mas esteja atento: a carta convite (ou termo de responsabilidade) precisa ser emitido por um cidadão português ou estrangeiro que esteja legalmente em Portugal.

Portas do Sol Lisboa
Vista do Miradouro das Portas do Sol, em Lisboa.

+ A história do famoso Pastel de Belém
+ Roteiro completo no Bairro de Alfama

Modelo de carta convite para Portugal

Partilhamos aqui um modelo de carta convite para Portugal. Você também pode baixar o modelo aqui para preencher com os seus dados. 

Preencha os espaços em vermelho com os seus dados e os dados da pessoa que irá receber você em Portugal.


Local e data

Ao Oficial responsável

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF

Prezado (a) senhor (a),
Eu, (nome do anfitrião, estado civil, profissão, nacionalidade), portador do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão (número do BI ou Cartão Cidadão) válido até (validade do BI), contacto telefónico (números de telefone), residente na (endereço completo com código postal), convido (nome completo do convidado, nacionalidade, profissão), portador do passaporte (número do passaporte), emitido em (data de emissão) e válido até (data validade), residente na (endereço completo com código postal-CEP), a ficar alojado em minha residência em Portugal de (início do período) a (fim do período).

Declaro que assumo assegurar as condições de estada em Território Nacional do cidadão estrangeiro acima citado e a responsabilidade pelo pagamento das despesas necessárias ao seu afastamento, quando este seja necessário.

Declaro estar ciente que, nas circunstâncias em que o acima identificado cidadão estrangeiro entra em Território Nacional, não lhe é permitido desenvolver qualquer atividade profissional, remunerada ou não, porque, nos termos da Lei 23/07, de 04 de Julho, alterada e republicada pela Lei 29/2012 de 09 de Agosto, apenas podem exercer uma atividade profissional os titulares de visto adequado ou de Autorização de Residência.

Declaro ainda ter conhecimento que o favorecimento ou facilitação da entrada irregular de cidadão estrangeiro em território nacional, constitui crime de auxílio à imigração ilegal, punido por lei nos termos do art. 183º. do referido diploma legal.

Em anexo, envio documentos que comprovam minha (nacionalidade) ou (minha situação regular com a imigração).

Estou disponível para qualquer esclarecimento adicional que seja necessário.

Atenciosamente,

______________________________________

(Assinatura do anfitrião)

 

Este modelo de carta convite foi feito com base nesta declaração do SEF (Serviço de Estrangeiro e Fronteiras), responsável pelo controle de fronteiras em Portugal.

A pessoa que vai receber você em Portugal deve assinar a carta, que deverá então  ser impressa por você para trazer junto com os seus documentos de viagem.

A carta é individual. Portanto, se você viajar com mais pessoas, cada uma deve ter uma carta convite.

Torre de Belém
A super famosa Torre de Belém, em Lisboa.

☛ Veja também:

IMPORTANTE: Não esqueça de trazer junto com a carta convite uma cópia do documento de identificação da pessoa que vai receber você em Portugal (autorização de residência, cartão do cidadão ou bilhete de identidade).

Por fim, não deixe de confirmar as leis de imigração e exigências para entrada em Portugal no site do Consulado.


☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

24 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE PRECISO DE UMA INFORMACAO… ESTOU FAZENDO UMA CARTA CONVITE PARA MINHA IRMA… QUE VIAJA COM OS DOIS FILHOS MENORES… PRECISO FAZER UMA CARTA CONVITE EM SEPARADO PARA TODOS? OU SOMENTE UMA PELO FATO DAS CRIANCAS SEREM MENORES… OBRIGADA PATRICIA

    • Olá Patrícia! Nós não somos especialistas nesta matéria, mas achamos que o ideal é fazer em separado, visto que as crianças devem estar viajando com passaporte. Além disso, não perde nada em fazer as cartas em separado. Caso queira uma confirmação, recomendamos entrar em contato diretamente com o Consulado.
      Boa viagem!

  2. Olá bom dia, estou com uma dúvida.
    Vou fazer um mestrado e irei ficar na casa do meu cunhado no período do curso que será de 2 anos.
    Esse modelo de carta que você postou serviria pra mim ou você teria um outro modelo que atendesse a minha demanda?
    Obrigada!

    • Olá Gertrudes! Neste caso, diria que o mais ideal é verificar mesmo junto ao Consulado, já que para este período você precisará pedir um Visto para vir para cá (deve confirmar assim qual a documentação necessária para o Visto que pretende solicitar).
      Boa sorte! 🙂

    • Olá! A carta deve ter a assinatura reconhecida em cartório (notário) e deve ser enviada por correios.
      Boa viagem! 🙂

  3. Boa tarde, tenho uma dúvida, a carta da convite depois de ser feita, deve-se levar a algum lugar para ter legalidade? o é só assinar pela pessoa e ja tem validade?

    muito obrigado

  4. Ola. A Minha namorada vai entrar em Portugal como turista por 90 dias. Em esses 90 dias podemos casarnos en Portugal?

    • Olá Daniel,
      Esta não é nossa especialidade, por isso, sugerimos que se informe junto ao Consulado.
      Boa sorte!

  5. SOU PORTUGUES, MORO EM PORTUGAL, TENHO FILHO CASADO , MORA NO BRASIL, QUAL O CAMINHO MIS FACIL PARA TRAZELO E DOCUMENTALO.

    • Olá Angelo,
      Não somos especialistas nesta matéria, por isso, o ideal é buscar informações junto ao Consulado.
      Boa sorte!

  6. Boa tarde gostaria de saber em caso que trazer minha noiva para casar em Portugal se terei de fazer a mesma carta convite e se existe a necessidade de tratar de mais alguns documentos para além de passaporte e identificação pessoal.
    Atentamente
    Francisco Torres

    • Olá Francisco!
      Não somos especialistas nesta matéria, por isso o melhor é você se informar diretamente em um Consulado.
      Boa sorte!

  7. Boa noite gostaria de saber se a carta convite pode ser escaneada ou via e-mail ou correios e quanto tempo demora de Portugal para o Brasil
    Obrigada

    • Olá Sibelly,

      Deve ser reconhecida em cartório (notário) em Portugal e enviada por Correios para o Brasil. Pode consultar os tempos e preços de entrega no site do CTT.
      Boa viagem! 🙂

  8. P.f. Boa tarde! A carta depois de assinada e reconhecida pelo notário, poderá ser enviada por fax para Brasil
    em virtude da chegada já não dar tempo,J após a saída de viagem.

    • Olá José!
      Deve ser reconhecida em cartório em Portugal e enviada por Correios para o Brasil.
      Uma boa viagem!

  9. Bom Dia , Tenho uma duvida a carta convite pode ser impressa aqui no Brasil ou tem que ser enviada pelos correios “original” ?

    Muito obrigado !

    • Olá Marcio!
      Deve ser reconhecida em cartório (notário) em Portugal e enviada por Correios para o Brasil.
      Boa viagem! 🙂

  10. Olá ,estou indo para Portugal ,em novembro para passar 90 dias ,na casa do meu namorado ,ele precisa preencher e enviar com registro em cartório..

    • Olá Gislene, se você vai ficar hospeda com ele, sem prova de hospedagem, é preciso sim. Como esta questão de imigração não é nossa especialidade, vale a pena entrar em contato com o Consulado para consultar a situação. Uma boa viagem! 🙂

  11. Boa tarde, o reconhecimento tem de ser feito obrigatoriamente por Cartório (notário) ou poderá ser feito por outra qualquer entidade com poderes para o acto, nomeadamente Advogado ou Solicitador

    • Olá Ricardo! Nós acreditamos que não há problema em ser feito com um advogado, mas como dissemos, não somos especialistas nesta matéria. Por isso, para confirmar recomendamos que entre em contato com o Consulado. Boa viagem! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here