A Avenida da Liberdade é uma das principais e mais elegantes avenidas de Lisboa.
Construída com inspirações na famosa avenida parisiense Champs-Elysées, a Avenida da Liberdade é conhecida como o destino para compras de luxo em Lisboa.
Mas a Avenida da Liberdade tem muito mais do que lojas de grife e é um local que não pode faltar num roteiro em Lisboa!
História da Avenida da Liberdade
Após o terremoto de 1755, foi construído o então chamado Passeio Público, na parte inferior da avenida atual e da Praça dos Restauradores.
Naquela época, apesar do nome, de público o Passeio não tinha nada! Ele era cercado por muros e portões, onde circulavam apenas os membros da alta sociedade.
Em 1821, com o movimento liberal no país, as barreiras foram destruídas para que todos pudessem circular por lá.
Foi em 1879 que começou a nascer a Avenida da Liberdade como nós conhecemos atualmente, construída com inspiração na Champs-Elysées, de Paris.
Esta larga e elegante avenida já foi palco de festas, desfiles e manifestações. Hoje em dia, ela é dividida em diversas faixas de trânsito, que ligam a Praça dos Restauradores ao Marquês de Pombal.
Atualmente a Avenida da Liberdade é ocupada por diversos escritórios, hotéis e lojas.
Procurando hotéis em Lisboa? Ficar na Avenida da Liberdade é uma ótima opção! Encontre aqui o seu hotel!
DICA: Se estiver em Lisboa na noite de 12 para 13 de junho, não perca o desfile de marchas das Festas de Lisboa, que acontece nesta avenida. As Festas de Lisboa ocorrem durante todo mês de junho, em homenagem a Santo Antônio.
Destaques da Avenida da Liberdade
Na Avenida da Liberdade você encontra estátuas em homenagem a diversos escritores portugueses, como Almeida Garret, Alexandre Herculano e António Feliciano de Castilho.
Existe também um grande Monumento aos Mortos da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial), que fica perto da Embaixada da Espanha.
Também vale a pena visitar a Avenida para ver a sua magnífica calçada portuguesa, com desenhos abstratos – na nossa opinião é uma das calçadas mais bonitas de Lisboa!
Além dos amplos jardins floridos, na Avenida você encontra também duas fontes com estátuas representando os rios Tejo e Douro.
Conhecida pelas suas lojas de marcas de luxo – como Prada, Louis Vuitton e Gucci – a Avenida da Liberdade também abriga espaços culturais, como o Teatro Tivoli e o Cinema São Jorge.
☛ Leia também:
- Pastéis de Belém: um segredo irresistível desde 1837
- A Torre de Belém: um guia completo de visita
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
Muitas mansões da Avenida da Liberdade acabaram sendo substituídas, mas muitos edifícios foram preservados e alguns deles ganharam o importante Prêmio Valmor de Arquitetura!
Alguns destaques são o belo edifício em Art Nouveau onde hoje fica a loja Prada e o Palácio Lima Mayer, onde fica a Embaixada da Espanha.
Descendo a Avenida da Liberdade, do lado esquerdo, fica o Elevador do Lavra, que vai até um dos mirantes mais escondidos de Lisboa – o miradouro do Torel.
Já do lado direito, perto da Praça dos Restauradores, fica o famoso Elevador da Glória, que sobe até o Bairro Alto, perto do Miradouro de São Pedro de Alcântara.
Que tal conhecer Lisboa com um tour privado do Descubra Lisboa?
⭐ DICA DE OURO: Uma bom passeio é visitar o Parque Eduardo VII – ele tem uma vista maravilhosa sobre a Avenida até o rio Tejo – e seguir caminhando pela Avenida da Liberdade até a Baixa de Lisboa. Este passeio leva cerca de 30 min a pé (2,2 km).
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!