Para nós a igreja de São Domingos é uma das mais impressionantes de Lisboa. Ela foi fundada em 1241 e desde então passou por alguns terremotos, muitas reformas e restaurações, que alteraram o seu aspecto original.
A última reforma foi realizada em 1748, poucos anos antes do terremoto de 1755, quando o arquiteto Frederico Ludovice refez a capela-mor – e foi justamente esta a única parte da igreja que resistiu ao devastador terremoto.
Após este grande terremoto, ela foi reconstruída pelo arquiteto Carlos Mardel, a serviço do Marquês de Pombal. Na sua fachada foi aproveitado o Portal e a sacada do antigo Paço da Ribeira (o Palácio Real que também foi destruído).
Após esta reconstrução, no seu interior haviam altares em talha dourada, pinturas e imagens valiosas, que infelizmente foram completamente perdidos em um grande incêndio, em 1959.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Com o incêndio, da Igreja de São Domingos restou pouco mais do que as paredes e as portas da entrada principal. Após este trágico evento, ela foi restaurada, mas apenas foi reaberta para a comunidade em 1994, mantendo vivas as memórias desta tragédia.
A Igreja de São Domingos foi palco de muitas tragédias, incluindo o Massacre dos Judeus de 1506, o grande terremoto de 1755 e um terrível incêndio em 1959.
É por esta razão que o interior da Igreja de São Domingos é tão impressionante: nas pedras negras das paredes e do altar permanecem as cicatrizes do terrível incêndio. O teto, que foi reconstruído, tem uma coloração alaranjada, já as pedras do chão estão quebradas, por causa das altas temperaturas atingidas com o fogo.
Em função de todas as obras de restauro e tragédias pelas quais a Igreja de São Domingos passou, ela tem traços de diversos estilos arquitetônicos, se sobressaindo o barroco e o maneirista.
A Igreja de São Domingos foi por muito tempo uma das mais importantes de Lisboa e nela se realizavam grandes cerimônias religiosas, incluindo casamentos e batizados reais.
Por outro lado, era também daqui que saíam em procissão os condenados à morte pela Inquisição.
☛ Leia também:
- Pastéis de Belém: um segredo irresistível desde 1837
- A Torre de Belém: um guia completo de visita
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
Também foi no Largo da Igreja de São Domingos que aconteceu o Massacre de Lisboa de 1506, no qual uma multidão perseguiu, torturou e matou centenas de judeus, que eram acusados de serem a causa da seca a peste que assolavam o país. No Largo da Igreja existe um memorial lembrando esta tragédia.
A Igreja de São Domingos também é famosa por abrigar no interior parte do lenço da pastorinha Lúcia, usado por ela quando aconteceu o milagre do sol em Fátima.
Apesar de tantas tragédias, a Igreja de São Domingos é um marco na história da cidade e um local que você não pode deixar de visitar quando estiver em Lisboa.
A visita ao interior da Igreja de São Domingos é gratuita.
Onde: Largo São Domingos, 1150-320, Lisboa
Como chegar: Ônibus: 711, 714, 732, 736, 746, 783, 737, 759, 760 | Elétrico: 12, 15 | Metrô: Rossio (linha verde) ou Restauradores (linha azul)
Preço: Entrada gratuita.
Perto daqui: Praça D. Pedro IV, Estação Ferroviária do Rossio, Praça da Figueira, Teatro Nacional D. Maria, Elevador de Santa Justa, Praça dos Restaurados, Restaurante Casa do Alentejo.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!