O Arco da Rua Augusta é um dos pontos mais emblemáticos da Baixa lisboeta. Este arco triunfal foi erguido após o terremoto de 1755.
Mas o que muita gente não sabe é que é possível subir num mirante que fica no topo do Arco da Rua Augusta, que tem uma vista magnífica. Descubra aqui como subir!
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Como subir no Arco da Rua Augusta
A entrada para o mirante do Arco da Rua Augusta fica quase embaixo do Arco, no final da Rua Augusta. Se você estiver caminhando pela Rua Augusta em direção à Praça do Comércio, irá encontrar a entrada perto do Arco, no seu lado esquerdo.
Na entrada, você irá encontrar uma bilheteria, que também vende algumas lembrancinhas de Lisboa. Após comprar o bilhete, é só validar o código do bilhete nas catracas de entrada.
Você irá pegar um elevador. Saindo do elevador, após um lance de escadas, você chegará na sala do relógio do Arco da Rua Augusta, que conta um pouco da história da construção do Arco.
No lado esquerdo do relógio (datado de 1941) existe outra escada em caracol, que vai até o topo do mirante.
NOTA: Infelizmente o mirante não tem acessibilidade plena, por causa dos lances de escadas.
O que ver no mirante do Arco da Rua Augusta
O mirante do Arco da Rua Augusta oferece uma vista muito completa da Baixa de Lisboa, da Praça do Comércio e do Rio Tejo.
+ Dicas de bate e volta de Lisboa
+ Passagens de trem em Portugal com desconto
Repare nos detalhes da calçada portuguesa da Rua Augusta, que lembram um tapete. Veja também como as ruas da Baixa seguem uma organização regular – este é considerado um primeiros projetos de planejamento urbano da Europa.
Do mirante do Arco da Rua Augusta, você também irá avistar alguns outros locais emblemáticos de Lisboa, como o Castelo de São Jorge, o Elevador de Santa Justa, a Ponte 25 de Abril e a Sé de Lisboa. A vista vale mesmo a pena!
+ Um roteiro completo na Baixa de Lisboa
+ Guia para conhecer o bairro de Alfama
⭐ SUPER DICA: Nossos horários preferidos para visitar o mirante do Arco da Rua Augusta são de manhã bem cedo ou ao fim do dia, para ver o pôr do sol. Principalmente no verão, evite os horários de calor mais intenso.
Um pouco da História…
O Arco da Rua Augusta foi erguido durante a reconstrução da Baixa de Lisboa, que foi destruída pelo terremoto de 1755.
Uma curiosidade é que o coroamento do arco levou algum tempo para ser concluído e foi finalizado apenas em 1875. Teve até um concurso para escolher o projeto!
Se você estiver na Praça do Comércio, verá várias figuras representadas no Arco. As esculturas no topo representam a Glória coroando o Gênio e o Valor e as inscrições em latim enaltecem os heróis portugueses da época dos Descobrimentos.
As esculturas nas laterais representam dois rios portugueses: O Douro e o Tejo. No nível inferior, estão figuras marcantes portuguesas: o Marquês de Pombal, o navegador Vasco da Gama, o militar Nuno Álvares Pereira e o líder Viriato.
☛ Leia também:
- Onde ficar em Lisboa? Guia dos melhores bairros
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- O que fazer em Sintra e como chegar lá?
Preços e horários
O ingresso para visitar o Arco da Rua Augusta custa 3€ (valor em 2019) – compre aqui o seu ingresso.
Se você tiver comprado o Lisboa Card, a entrada é gratuita – veja aqui como funciona o Lisboa Card. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos.
Horários: O Arco da Rua Augusta funciona diariamente das 9 h às 19 h.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!