Um dos nossos lugares favoritos para ouvir fado em Lisboa é a Tasca do Jaime, no bairro da Graça.
Na maior parte das casas de fado em Lisboa, os espetáculos incluem o jantar e são experiências um pouco caras (a partir de 50 € por pessoa).
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial da cidade
Por isso, muitos visitantes acabam deixando o fado de fora dos seus planos em Lisboa, pois não conhecem bem o estilo e não querem arriscar em um programa caro.
Mas se você gostaria de ter a experiência incrível de ouvir fado em Lisboa sem gastar tanto dinheiro e ainda por cima conhecer um local único e genuíno, nossa sugestão é a Tasca do Jaime.
O fado é um dos símbolos da cultura portuguesa. Este tradicional estilo musical é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
+ Saiba mais sobre o fado, o estilo musical tradicional de Portugal
Fado em Lisboa: Tasca do Jaime
Como explicamos, na maior parte das casas de fado em Lisboa, uma noite de fado com jantar custa a partir de 50 € por pessoa. A experiência inclui o jantar e um espetáculo de fado.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter o Descubra Lisboa!
Na Tasca do Jaime as coisas são diferentes e mais acessíveis. Lá você vai encontrar o fado vadio, que é cantado por amadores e também por profissionais nas suas horas vagas.
É uma experiência diferente do que se encontra em uma casa profissional de fado, mas é sem dúvida uma experiência genuína e emocionante!
+ Conheça o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa
+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
Na Tasca do Jaime no bairro da Graça não é servido jantar e as mesas são reservadas para pessoas que petiscam.
Embora os petiscos sejam um pouco mais caros que o habitual, não existe nenhuma taxa de espetáculo. Por isso, a experiência com certeza vai sair mais em conta do que em um jantar com fado em Lisboa.
Se você não sentar e ficar de pé junto ao balcão, pode apenas tomar uma taça de vinho, por exemplo, enquanto ouve o fado.
Recomendamos provar os pastéis de bacalhau (bolinhos de bacalhau), que são feitos pela Dona Laura, esposa do Jaime – são muito bons!
Não existe taxa de espetáculo, por isso é legal consumir alguma coisa, nem que seja uma bebida ao balcão, para ajudar a manter esta bonita tradição.
Como o fado vadio não é cantado para fins comerciais, você vai ouvir pessoas com mais ou menos talento cantando.
+ Dicas de lembrancinhas de Portugal
+ Roteiro em Alfama, o bairro mais pitoresco de Lisboa
Portanto, não espere um espetáculo profissional de fado, já que qualquer pessoa pode cantar. Espere sim por uma experiência original e típica.
Uma coisa é certa: você vai se encantar ao ver como os fadistas, muitas vezes pessoas comuns, se transformam e nos emocionam cantando o fado.
Muitos clientes, fadistas e músicos são assíduos da Tasca do Jaime, o que faz com que o espaço tenha ainda um certo ar familiar e acolhedor. Confira abaixo um pouquinho do que você encontra por lá!
Às vezes encontramos o próprio dono do restaurante, o Jaime, ou um dos seus filhos, cantando o Fado por lá.
Outro ponto positivo da Tasca do Jaime é que você pode ficar o tempo que quiser. Quando alguém está cantando, as luzes são desligadas e se deve fazer silêncio.
☛ Leia também:
Os fadistas vão mudando ao longo da seção e acontecem pausas, onde é possível conversar. Você pode ficar quanto tempo desejar e ir embora entre as pausas.
Para quem procura uma noite de fado em Lisboa com jantar, também existe uma Tasca do Jaime em Alfama com esta opção.
É um apaixonado por fado? Sabia que Lisboa tem um museu dedicado ao estilo musical? Conheça o Museu do Fado!
INFORMAÇÕES: As seções de fado na Tasca do Jaime no bairro da Graça acontecem aos sábados e domingos, das 16 h às 20 h. A Tasca do Jaime fica na Rua da Graça nº 91.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!