Quem não gosta de economizar algum dinheiro enquanto viaja?!
Pensando nisso, criamos uma lista com 10 dicas super bacanas para você poupar durante a sua viagem em Lisboa! São sugestões simples, mas que vão ajudar você a economizar em Lisboa.
1. Monumentos e museu grátis
Muitos museus de Lisboa têm dias com entrada gratuita para todos os visitantes.
Organizar o seu roteiro e saber quando e quais os museus e monumentos têm entrada grátis é uma forma perfeita de economizar durante a sua viagem. Saiba aqui quais são estes locais e quando têm entrada grátis.
2. Economize com o Lisboa card
Se você planeja visitar muitos museus ou monumentos em Lisboa, comprar o Lisboa Card pode valer a pena.
Nós já explicamos aqui no Descubra Lisboa o que é o Lisboa Card, que é conhecido como o passe turístico oficial de Lisboa. Além disso, também explicamos aqui quando vale a pena comprar o Lisboa Card – Confira!
3. Economize em Lisboa na água
Pode parecer bobagem, mas esta é uma boa forma de economizar alguns euros em Lisboa. A água do abastecimento público em Lisboa (aquela mesmo da torneira) é de qualidade, potável e boa. Por isso, reutilize a sua garrafa de água em Lisboa e reabasteça com água da torneira.
Além disso, você vai reparar que muitos cafés e restaurantes em Lisboa têm um recipiente com água e copos à disposição dos clientes.
Também é bem comum em Portugal pedir um copo da água da torneira, por exemplo nos cafés, quando você entra no local para consumir algo ou tomar um cafezinho.
Nas principais regiões turísticas, uma garrafa de água (500 mL) custa normalmente 1 euro. Por isso, encher a sua garrafa é uma forma de economizar um pouco!
4. Economize na hospedagem
Outra dica para economizar em Lisboa é escolher bem a sua hospedagem. A escolha de ficar em Lisboa afeta bastante o seu orçamento. Veja nossas dicas de onde ficar em Lisboa!
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Alguns bairros interessantes para ficar em Lisboa estão um pouco mais afastados do centro histórico, mas tem hotéis com uma boa relação qualidade/preço e ficam a uma curta caminhada do centro ou tem boas opções de transportes públicos.
Além disso, escolher uma hotel sem café da manhã também pode ser uma maneira de economizar em Lisboa. Em algumas padarias da cidade você encontra menus de café da manhã por apenas 2,50 € (sanduíche+suco+café).
5. Restaurantes econômicos
Lisboa é uma cidade onde ainda é possível comer comida tradicional, boa e barata. Mas é claro, é preciso saber onde encontrar os lugares certos.
Se você quer saber onde comer bem e barato no centro de Lisboa, confira as sugestões que preparamos para você!
+ Veja onde comer o melhor bacalhau de Lisboa!
6. Economize nos transportes
Saber qual a melhor opção para sair e chegar no aeroporto de Lisboa é uma boa maneira de economizar um pouco.
Outra dica para economizar em Lisboa é planejar o que visitar a pé. Diversas atrações estão perto uma da outra e muitas vezes o uso de transportes públicos é dispensável. Confira os nossos roteiros de viagem – temos diversas dicas de passeios a pé.
Saiba como usar o metrô de Lisboa, conheça as diferentes tarifas e economize!
7. Economize viajando de trem – até 40%
Vai viajar de trem em Portugal? Se programando e comprando as passagens com antecedência, você consegue economizar bastante.
Alguns trajetos tem um número limitado de lugares com descontos para quem compra com antecedência. Os descontos nas viagens de trem em Portugal podem chegar até 40% – saiba mais aqui!
+ Conheça o nosso roteiro pelo Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa.
8. Monumentos e museus com descontos
Muitos monumentos e museus de Lisboa têm entrada gratuita para crianças até 12 anos. Além disso, a grande maioria deles tem descontos para visitantes com idade até os 25 anos ou com 65 anos ou mais. Pergunte sempre pelos descontos.
Algumas atrações de Lisboa também têm descontos para estudantes (se for o seu caso, vale a pena trazer um cartão de estudante válido) ou para quem tem cartão jovem.
Se você tem até 30 anos e vai viajar pela Europa, fazer o cartão jovem pode compensar – saiba aqui como pedir o cartão.
No Brasil ele é chamado de Jovem Card e é um cartão criado em parceria com a European Youth Card Association. Com ele, além de descontos em alguns monumentos e museus, você também tem descontos na rede de Pousadas da Juventude (Youth Hostels) e em alguns trens de Portugal.
Algumas atrações também têm descontos para quem compra os ingressos online. Por exemplo, o Oceanário de Lisboa (válido apenas para a compra da entrada para Exposição Permanente + Temporária).
Os Parques de Sintra Monte da Lua (Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra e outros) oferecem 5% de desconto para quem compra o ingresso online.
9. Economize nas compras
Uma boa maneira de economizar em Lisboa é nas compras.
Nós já contamos aqui sobre os saldos, que são como são chamadas em Portugal as épocas em que as lojas fazem grandes promoções, para liquidar os estoques de fim de estação.
Fazer compras nestas épocas de saldos é garantia de preços mais baixos.
Se você quer comprar vinho, azeite, enlatados, queijos, entre outros – procurar estes itens em supermercados também costuma sair mais em conta. + Saiba o que você pode trazer na mala de Portugal.
Além disso, em algumas das suas compras, você pode usufruir da devolução do IVA, quando a loja fizer parte do programa Tax Free.
Leia também:
Esta devolução de imposto é feita nas compras realizadas por quem tem residência fora da União Europeia, mas existe um valor mínimo de compra. Na hora de pagar, peça o Tax Free e tenha o passaporte em mãos.
10. Economize na gorjeta
Nós também já escrevemos um artigo explicando como funcionam as gorjetas em Portugal.
Dar gorjeta não é uma obrigação no país. Por isso, não se sinta obrigado a deixar sempre uma gorjeta em todos os lugares. Se você gostou muito do atendimento, é possível deixar uma pequena gorjeta – mas ninguém vai estranhar se você não o fizer.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!