A Praça do comércio é a principal praça de Lisboa e um dos cartões postais da cidade. Além disso, ela também é uma das principais praças da Europa, com cerca de 36 000 m2.
A Praça do Comércio também é conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço, pois era aqui que estava o antigo paço, o palácio real, que foi transferido do Castelo de São Jorge para cá em 1511, pelo Rei D. Manuel I.
O Paço da Ribeira, como era conhecido, infelizmente foi totalmente destruído com o terremoto de 1755. Com a tragédia, a notável biblioteca do palácio, com mais de 70 mil livros e documentos ligados aos Descobrimentos, também se perdeu.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Após o terremoto, a Praça do Comércio passou a ser um elemento fundamental no plano de reconstrução da cidade, comandado pelo Marquês de Pombal. Hoje ela ainda mantém esta importância e é um verdadeiro salão de visitas da cidade. É na Praça do Comércio que acontecem diversos eventos e celebrações, como a festa de Réveillon de Lisboa.
Nos edifícios que envolvem a Praça do Comércio estão departamentos do governo, instituições públicas e culturais (existem aqui dois pontos de informação turística), além de cafés e restaurantes.
Que tal fazer uma pausa no café mais antigo de Lisboa? O café Martinho da Arcada fica na Praça do Comércio e era um dos preferidos do poeta Fernando Pessoa.
No centro da Praça do Comércio está uma estátua de D. José I, o rei na época do terremoto de 1755, pisando serpentes, como um símbolo do poder real.
Se diz que após o terremoto, o Rei terá adquirido uma fobia a edifícios de pedra e cal, vivendo o resto da sua vida num luxuoso complexo de madeira, que ficou conhecido como a “Real Barraca”.
A estátua é uma obra de Joaquim Machado de Castro, um dos maiores escultures portugueses, e foi a primeira estátua equestre feita em Portugal, que foi inaugurada em comemoração ao aniversário do Rei. O capacete acentuado terá sido uma forma de desviar a atenção do rosto, já que o Rei não quis posar para a estátua.
Na Praça do Comércio você verá também o Arco Triunfal da Rua Augusta, a porta de entrada para a Baixa de Lisboa e para a emblemática Rua Augusta.
Sabia que você pode subir no miradouro no topo do Arco da Rua Augusta?
☛ O Miradouro do Arco da Rua Augusta é imperdível, com uma vista maravilhosa da Praça do Comércio e da Baixa de Lisboa – e melhor ainda, o ingresso custa apenas 2,50€ (adquira já o seu aqui).
Na Praça do Comércio também está o Lisboa Story Center, um espaço interativo que conta os principais eventos que marcaram a história da cidade (a entrada custa 7 €).
A Praça do Comércio também já foi a entrada nobre de Lisboa! Nos degraus de mármore do Cais das Colunas, junto ao rio Tejo, desembarcaram figuras ilustres, como a Rainha Isabel II da Inglaterra.
Para nós, este é um lugar perfeito para apreciar o pôr do sol em Lisboa!
☛ Leia também os nossos roteiros por Lisboa:
Onde: Praça do Comércio, Lisboa.
Como chegar: Ônibus: 706, 711, 728, 735, 746, 781, 782, 783, 794, 774, 206, 210 | Elétrico: 15E, 25 E, | Metrô: Terreiro do Paço (linha azul)
Horário: Aberto 24 horas.
Preço: Entrada gratuita.
Perto daqui: Rua Augusta, Cais do Sodré, Casa dos Bicos – Fundação Saramago, Sé de Lisboa, Igreja de Santo Antônio, Câmara Municipal de Lisboa, Praça da Cidade, Estação Ferroviária do Sul e Sueste.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!