Conheça o famoso rinoceronte da Torre de Belém e outras curiosidades de um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa! Confira todas as dicas sobre como visitar a Torre de Belém no nosso artigo!
1. A Torre de São Vicente
A Torre de Belém também é conhecida como Torre de São Vicente, em homenagem ao santo padroeiro de Lisboa. Se você observar a fachada da Torre com atenção, verá uma imagem de São Vicente do lado direito e outra de São Miguel, o Anjo da Guarda de Portugal, do lado esquerdo.
2. De defesa a prisão
A Torre de Belém foi construída no mesmo local onde existia uma nau fortemente artilhada, que estava ancorada no rio. Ou seja, a Torre de Belém foi construída no lugar desta nau, para ajudar na defesa do rio Tejo, combatendo os barcos inimigos.
Com o passar do tempo o sistema de artilharia dos barcos foi se desenvolvendo e a Torre perdeu esta função. Assim, ela passou a ter outros usos: a Torre de Belém já funcionou como farol e até como prisão política.
Procurando hospedagem na região de Belém? Conheça o maravilhoso Hotel do Governador!
3. A outra torre menos famosa
Se você olhar para a outra margem do rio Tejo com atenção, verá as ruínas de uma outra torre que é mais antiga, conhecida como Torre Velha. Esta outra torre cruzava fogo com a Torre de Belém, impedindo que os barcos inimigos se aproximassem.
4. A Torre de Belém cercada de água
Quando a Torre foi construída, a região de Belém era bem diferente. Lá existia uma praia muito procurada pelas suas boas condições de navegação, a Praia do Restelo.
Além disso, naquela época a Torre de Belém estava cercada de água. Entretanto, com o passar do tempo e com o deslocamento do rio, a Torre acabou ficando ligada a costa. Hoje em dia, quando a maré está baixa até se pode caminhar até a base da Torre.
☛ Leia também:
- Castelo de São Jorge: dicas para visitar
- O que fazer em Lisboa: os encantos do bairro de Belém
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
5. O rinoceronte da Torre de Belém
Na parte inferior de uma das guaritas da Torre de Belém existe uma imagem de um rinoceronte, que nos mostra o contato que os portugueses tiveram com outros povos e culturas.
Este rinoceronte terá chegado em Portugal em 1514, como um presente do rei de Cambaia, na Índia, para o rei D. Manuel I. O rei português resolveu enviar o exótico rinoceronte, junto com outras luxuosas ofertas, para o Papa Leão X, mostrando o seu apoio e como era poderoso o império português.
Contudo, o barco no qual estava o rinoceronte naufragou antes de chegar em Roma e o animal acabou morrendo. Com esforço, dizem que o corpo do rinoceronte terá sido recuperado e empalhado, para enviar assim mesmo para o Papa.
O famoso rinoceronte, que fez tanto sucesso naquela época, foi assim imortalizado na Torre de Belém!
Informações
Como chegar: Elétrico 15 E, ônibus 728, 201, 714, 727, 729 e o 751.
Horário: Outubro a abril: 10 h às 17:30 | Maio a setembro: 10 h às 18:30 | Fechado nas segundas-feiras | Consulte a página oficial para informações de feriados.
Preço: A entrada custa 6 € e é com o Lisboa Card. Residentes em Portugal tem entrada gratuita nos domingos e feriados das 10 h às 14 h.
: Site oficial: Confira informações atualizadas sobre os horários e preços em www.torrebelem.pt
Perto daqui: Mosteiro dos Jerônimos, Museu do Combatente, Padrão dos Descobrimentos, CCB – Museu da Coleção Berardo, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Museu Nacional dos Coches, Pasteis de Belém.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!