Lisboa tem 6 estações de trens principais, que são as mais usadas por quem viaja para outras cidades em Portugal.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa
⭐ SUPER DICA: Para quem planeja viagens mais longas de trem em Portugal, principalmente no verão ou nos finais de semana, recomendamos comprar as passagens com antecedência. Confira mais dicas para andar de trem em Portugal.
Além disso, nos trens Intercidades e Alfapendular, ao comprar as passagens com antecedência é possível obter descontos de até 65% – saiba mais aqui.
Estação do Oriente
A Estação do Oriente é o ponto de partida da maior parte dos viajantes que visitam cidades mais distantes de Lisboa. Saiba mais sobre a Estação do Oriente.
Os trens que saem da Estação do Oriente vão para cidades como Évora, Coimbra, o Porto e cidades no Algarve, como Albufeira e Faro.
Os trens que vão de Lisboa para Madrid e para Paris também passam pela estação do Oriente.
A Estação do Oriente fica no bairro mais moderna de Lisboa, o Parque das Nações, e é uma obra que vale a pena ser admirada.
Ela é considerada uma das estações de trem mais bonitas do mundo e foi criada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que também criou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e a Cidade das Artes e das Ciências em Valência.
Procurando hotel em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, tudo isso com os melhores preços!
Como chegar: A Estação do Oriente tem ligação com a rede de metrôs de Lisboa, sendo atendida pela estação de metrô do Oriente (linha vermelha).
Estação de Santa Apolônia
A Estação de Santa Apolônia fica na mesma linha que a Estação do Oriente. Por isso, a maior parte dos trens que passam pela Estação do Oriente começam o seu trajeto em Santa Apolônia.
Os trens que vão de Lisboa para Madrid e para Paris saem da Estação de Santa Apolônia.
A Estação de Santa Apolônia foi inaugurada em 1865 no edifício onde existia um convento com o mesmo nome e é uma das mais antigas de Portugal. Apesar da idade, ela acabou perdendo o protagonismo com a construção da Estação do Oriente.
Como chegar: A Estação de trens de Santa Apolônia tem ligação com a rede de metrô de Lisboa. Sua estação de metrô também se chama Santa Apolônia e fica na linha azul do metrô.
Estação do Rossio
Se você vai visitar Sintra ou Queluz, é bem provável que você passe por aqui. A Estação do Rossio é o principal ponto de partida dos trens que ligam Lisboa e Sintra.
+ 10 Pratos típicos de Portugal
+ Dicas para economizar na viagem!
Esta é uma estação bastante movimentada de Lisboa e fica em pleno centro histórico da cidade. Todos os dias milhares de lisboetas passam por ela.
Se quiser saber mais sobre a Estação do Rossio, que foi inaugurada há mais de 100 anos e é considerada uma das mais bonitas do mundo, leia o artigo especial que preparamos sobre ela.
Como chegar: A estação de trens do Rossio também tem ligação com o metrô de Lisboa. Neste caso, você deve sair na estação do metrô Restauradores (linha azul do metrô), que tem uma saída diretamente para a estação de trens.
Caso você saia na estação de metrô chamada Rossio (linha verde do metrô), terá que caminhar até a estação de trens, que fica bem perto (2 min).
Estação do Cais do Sodré
Esta é estação de trens para quem deseja visitar Cascais ou Estoril.
A viagem da Estação do Cais do Sodré até Cascais leva cerca de 40 min e os trens circulam com bastante frequência. Para conferir os horários atualizados dos trens, visite a página da CP-Comboios de Portugal.
+ A história do famoso Pastel de Belém
+ Roteiro completo no Bairro de Alfama
⭐ SUPER DICA: Não deixe de visitar o famoso Mercado da Ribeira, que fica em frente à estação do Cais do Sodré.
Os trens que saem do Cais do Sodré também passam por uma estação em Belém, que é uma alternativa para quem quer visitar esta região de Lisboa.
Como chegar: A estação de trens do Cais do Sodré está ligada a rede de metrô, com uma estação com o mesmo nome. A estação de metrô Cais do Sodré fica na linha verde do metrô, com saída diretamente na estação de trens.
Estação de Entrecampos
A Estação de Entrecampos fica um pouco afastada do centro histórico de Lisboa, mas pode ser uma opção se você ficar hospedado na região das Avenidas Novas.
Da estação de Entrecampos também saem trens para Sintra, além de alguns trens para o Alentejo (Évora, por exemplo) e para o Algarve, que também passam pela estação de Sete Rios.
+ Guia completo pela Baixa de Lisboa
+ O que fazer em Cascais?
Como chegar: A estação de Entrecampos está ligada a rede metrô de Lisboa. Para chegar lá, basta sair na estação de metrô chamada Entrecampos (linha amarela do metrô).
Estação de Sete Rios
A estação de trens de Sete Rios também não fica no centro histórico de Lisboa. Muitos dos trens que passam por Entrecampos também passam em Sete Rios. Entre os destinos estão cidades no Algarve e no Alentejo (como Évora).
A maior parte dos viajantes que passam por esta estação na verdade tem como destino a estação de ônibus de Sete Rios, a principal da cidade, de onde partem transportes para diversas cidades.
Como chegar: A estação de trens de Sete Rios também está ligada a rede de metrô. Para chegar lá, você deve sair na estação Jardim Zoológico (linha azul do metrô).
☛ Leia também:
Já a estação de ônibus de Sete Rios fica ao lado da estação de trens. Existem placas indicando o caminho.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!