Onde: Parque Eduardo VII, Lisboa, 1070-051
Como chegar: Metro – Linha Amarela: Marquês de Pombal | Linha Azul: Parque
Perto daqui: Fundação Calouste Gulbenkian, El Corte Inglês, Avenida da Liberdade, Praça do Marquês de Pombal.
O Parque Eduardo VII é o maior parque no centro de Lisboa: são cerca de 25 hectares! O nome do Parque é uma homenagem ao Rei Eduardo VII da Inglaterra, que em 1903 visitou Lisboa para renovar a aliança entre os dois países, que é a mais antiga do Mundo.
Projetado como parque da Avenida da Liberdade no século XIX, numa das colinas da cidade, é aqui que acontece todos os anos a Feira do Livro de Lisboa, em Junho.
Do topo deste parque você terá uma das vistas mais bonitas de Lisboa: nos dias claros é possível ver desde o Castelo de São Jorge até ao Rio Tejo e à Serra da Arrábida, que fica na outra margem do rio.
No alto do Parque se encontra uma mega bandeira de Portugal, com 20 metros de largura, que representa o orgulho do povo em ser português. Aí também há um monumento ao 25 de Abril, inaugurado em 1997, marcando os 25 anos da Revolução que terminou com o regime da ditadura em Portugal.
Embora polêmico pelas formas, o monumento de João Cutileiro marca um novo tempo cultural e político. Um dos elementos deste monumento, pela forma e cor, lembra um cravo vermelho – que foi o símbolo desta Revolução.
Na parte mais alta do Parque está o Jardim Amália Rodrigues, em homenagem à diva portuguesa do fado. Neste jardim você encontra o Café Linha d’Água, que é um bar com uma esplanada na beira de um lago, perfeito para uma pausa para descansar e se refrescar. No Jardim Amália também está o Eleven, um dos restaurantes mais exclusivos e premiados da cidade.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
No Parque Eduardo VII também existe uma Estufa Fria, que é um verdadeiro oásis no meio da cidade, com exuberantes plantas exóticas, córregos, lagos e estátuas. Vale a pena visitar! Nos domingos a entrada na Estufa é gratuita até às 14 h.
No Parque você encontrará também um pavilhão com uma bela fachada de azulejos – é o Pavilhão Carlos Lopes, nomeado em 1984 em homenagem ao campeão olímpico português. Este pavilhão foi construído para a Exposição Internacional do Rio de Janeiro de 1922.
Alguns anos após a exposição, ele foi desmontado e voltou a cruzar o Atlântico em um navio para Lisboa! Atualmente ele é usado para exposições e os azulejos da fachada, de 1922, representam cenas da História de Portugal.
O Parque Eduardo VII está aberto todos os dias, 24h/dia. Já o horário de visitas da Estufa Fria varia durante o ano e pode ser confirmado aqui.
Se visitar o Parque durante o verão, evite as horas mais quentes do dia, já que não há muita sombra durante o passeio.
☛ Leia também:
- 10 dicas para aproveitar o verão em Lisboa como um local
- Castelo de São Jorge: dicas para visitar
- Onde ficar em Lisboa
Localização do Parque:
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!