Quer saber onde comer bacalhau em Lisboa? Então você não pode perder o restaurante A Licorista O Bacalhoeiro!
Para nós, lá você encontra um espaço com comida tradicional portuguesa que serve o melhor bacalhau de Lisboa.
O bacalhau é um rei da cozinha portuguesa, por isso, comer um prato de bacalhau é uma experiência local que não pode faltar na sua viagem em Lisboa.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Comer bacalhau no A Licorista O Bacalhoeiro
Se não bastasse o A Licorista O Bacalhoeiro ter pratos de bacalhau fabulosos, o restaurante fica bem no centro histórico da cidade e tem um preço super justo (pratos entre 8 a 12 €). É um local perfeito para comer bacalhau em Lisboa.
Mas as razões para visitar este restaurante não terminam por aí! O A Licorista O Bacalhoeiro é também um local icônico de Lisboa, repleto de história.
O nome curioso do restaurante vem de dois espaços tradicionais diferentes, que ficavam um ao lado do outro.
O Bacalhoeiro era um local dedicado a venda de bacalhau, que foi fundado em 1917! As imagens dentro do restaurante são memórias deste passado.
Já o A Licorista, originalmente conhecido como Companhia Portugueza de Licores, era um local conhecido pelos seus vinhos e licores.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Era tão conhecido que teve como cliente ilustre o poeta Fernando Pessoa, que tinha o hábito de passar por lá para tomar um copinho de licor.
Para quem é fã do poeta, este é um lugar imperdível não só pelo bacalhau. Foi no A Licorista que uma das poucas fotos conhecidas de Fernando Pessoa foi tirada. Na foto, ele toma uma dose de licor junto ao balcão.
No antigo espaço de venda de licores, uma cópia da famosa foto decora O balcão e também foi reproduzida na parede, num painel de azulejos.
Fernando Pessoa terá enviado esta célebre foto à sua amada Ophelia, com uma dedicatória no verso que até hoje é conhecida: “Flagrante delitro”.
Em 1997 os dois espaços históricos, A Licorista e O Bacalhoeiro, foram unidos e transformados em um restaurante, mantendo os nomes iniciais.
No cardápio do A Licorista O Bacalhoeiro, os grandes destaques são os pratos de bacalhau. Os nosso prediletos são o Bacalhau grelhado e o Bacalhau à Minhota. Mas existem muitas outras opções de peixes e carnes.
☛ Leia também:
- Conheça o Café A Brasileira – o mais famoso de Lisboa
- Onde ficar em Lisboa
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
As porções são bem servidas e incluem acompanhamentos. Os pratos de bacalhau custam cerca de 11 € e vem normalmente com batatas e salada ou outros vegetais cozidos. Você pode conferir o cardápio completo aqui.
Se for em grupo, uma boa dica é pedir pratos diferentes para dividir, para provar diferentes especialidades da cozinha portuguesa.
Recomendamos também pedir o vinho da casa. Como já comentamos no artigo onde comer bem e barato em Lisboa, o vinho da casa é uma seleção do próprio restaurante, mas tem um preço muito mais em conta.
Como também já explicamos, nos restaurantes em Portugal existe um hábito de trazerem entradas, mesmo que não tenham sido pedidas. No A Licorista o Bacalhoeiro também é assim e se as entradas forem consumidas, são sempre cobradas.
Portanto, caso não queira entradas, é só avisar o garçom – mas vale a pena provar os pastéis de bacalhau (como é chamado aqui o bolinho de bacalhau)!
Como chegar
O Restaurante A Licorista O Bacalhoeiro fica na Rua do Sapateiros, nº 218, pertinho da Praça do Rossio e da Rua Augusta. Se estiver na Praça do Rossio, você verá um arco (Arco da Bandeira). É só cruzar este arco e você logo encontra o restaurante, do lado esquerdo.
Para chegar lá, uma alternativa é usar o metrô. Basta sair na estação Rossio (linha verde).
⭐ SUPER DICA: O restaurante A Licorista O Bacalhoeiro não é muito grande e rapidamente fica lotado. Para não correr o risco de ficar sem mesa, recomendamos fazer reserva ou chegar com antecedência.
Na hora do jantar, tente chegar antes da 20 h. Ao almoço, perto da hora de abertura, pelas 12 h.
Endereço: Rua dos Sapateiros, nº 218, Baixa Lisboa.
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h15. Fechado aos domingos.
Contato: 213 431 415
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!