Sabia que Lisboa foi eleita a Capital Verde Europeia de 2020?
Todos os anos de 30 a 40 cidades da Europa com mais de 100 mil habitantes se candidatam a receber o título de Capital Verde Europeia.
O prêmio Capital Verde Europeia existe desde 2010 e é uma iniciativa da Comissão Europeia. Nesta edição, Lisboa competiu pelo prêmio com cidades como Ghent (Bélgica) e Lahti (Finlândia).
O prêmio recompensa os esforços e conquistas nas áreas de eficiência energética, gestão de resíduos, sustentabilidade social, entre outros.
Alguns dos destaques de Lisboa nestas áreas, que terão sido valorizados pelo júri para eleger a capital portuguesa, são:
- O aumento do número de ciclovias e o sistema de bicicletas partilhadas da cidade, chamado de Gira e que já tem mais de 10 mil utilizadores;
- O crescimento de áreas verdes e parques urbanos;
- A despoluição do Rio Tejo, um projeto desenvolvido ao longo de 10 anos;
- A redução das perdas de água nas redes de distribuição;
- Iniciativas para aumentar a eficiência energética de edifícios;
- A renovação da frota de ônibus usados nos transportes urbanos.
Se quiser saber mais sobre as ações de Lisboa nestas áreas, leia mais no site da Câmara Municipal de Lisboa.
O prêmio inclui também um incentivo financeiro de 350 mil euros. Lisboa agora deverá elaborar um plano de atividades, em conjunto com as instituições europeias, que deve ser implementado até 2020.
☛ Leia também:
- A fantástica Ponte Vasco da Gama em Lisboa
- Como subir no Elevador de Santa Justa de graça
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
Parabéns Lisboa, a Capital Verde Europeia de 2020! Esperamos ver por aqui muitas novas iniciativas ambientais nos próximos anos!