O Galo de Barcelos é um dos maiores símbolos de Portugal. O galinho negro de crista vermelha é famoso pelo mundo todo.
Barcelos é uma pequena cidade no Norte de Portugal, conhecida por fazer parte do caminho português de Santiago de Compostela. Mas como o galo de Barcelos terá se tornado um símbolo de Portugal?

+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
A lenda do Galo de Barcelos
Conta a lenda que os habitantes de Barcelos andavam alarmados por causa de um roubo misterioso, que não tinha suspeitos.
Um certo dia, aparaceu na cidade um peregrino espanhol, que levantou suspeitas. O peregrino se dirigia à Santiago de Compostela, sua terra natal, mas foi acusado e preso como culpado pelo roubo sem solução.

+ Top 5 Museus imperdíveis de Lisboa
+ Dicas para andar de trem em Portugal
O peregrino foi por isso condenado à forca. Em uma última tentativa de se salvar, o pobre peregrino pediu para ter uma audiência com o juiz local, que havia o condenado. Conta a lenda que naquele momento o juiz estava em um banquete e se preparava para comer um galeto assado.
O peregrino continuou afirmando para o juiz a sua inocência e exclamou apontando para o galo:
É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem!

+ Descubra o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa
+ Conheça Alfama, bairro mais pitoresco de Lisboa
O juiz colocou o galeto de lado, mas claro, ignorou as súplicas do peregrino. Diz a lenda que o peregrino estava prestes a ser enforcado quando o galo afinal de contas terá se levantado e começado a cantar.
O juiz correu às pressas para tentar reparar o seu erro e quando chegou ao local onde iria acontecer o enforcamento, viu que o peregrino havia sobrevivido por milagre, graças a um nó mal feito.

☛ Leia também:
O peregrino espanhol terá sido libertado em paz e voltado então para sua terra natal.
Diz a lenda que anos mais tarde ele terá voltado para Barcelos, onde esculpiu o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, e que hoje está no Museu Arqueológico de Barcelos.
Galo de Barcelos – um símbolo de Portugal
O primeiro galo de Barcelos foi criado por um artesão português chamado Domingos Côto, que nasceu na cidade de Barcelos.
O galo, além de nos conectar com a lenda do peregrino, que nos traz uma mensagem de fé e de esperança, tem uma ligação com o passado de Portugal e com o meio rural.

Assim, por volta da década de 30, o Galo de Barcelos começou a ser utilizado em feiras internacionais para representar Portugal, passando a imagem de um país ligado às suas tradições. Uma curiosidade é que esta iniciativa surgiu durante o regime da ditadura no país.
Com o passar dos anos, a figura do Galo de Barcelos que saiu da lenda se consolidou como um dos principais símbolos de Portugal e é uma das lembrancinhas mais populares do país – nós adoramos!
Em qualquer cidade turística do país você verá a imagem do galo de Barcelos, com o corpo negro decorado e uma crista vermelha.
O simpático galo é representado em imãs de geladeira, panos de cozinha, cerâmica e muito mais.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!