Vai dirigir em Portugal durante a sua viagem? Alugar um carro é uma boa maneira de descobrir o país. Confira aqui algumas dicas para dirigir em Portugal!
Posso dirigir em Portugal com a CNH Brasileira?
Esta é uma das principais dúvidas de quem viaja para Portugal e planeja alugar um carro para passear por aqui.
A resposta é: SIM. Você pode dirigir em Portugal com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil, por ATÉ 185 dias.
Ou seja, se você vem para Portugal a turismo e planeja alugar um carro para viajar por aqui, pode usar a CNH brasileira (carteira de motorista do Brasil) para dirigir por aqui – respeitando o prazo acima.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Neste caso, NÃO é preciso ter a carteira internacional de motorista ou a permissão internacional para dirigir em Portugal.
Se você está se mudando para Portugal, as regras são diferentes. Neste caso, você deverá trocar a CNH Brasileira pela carta de condução.
Estas informações estão no site do Consulado Geral do Brasil em Lisboa – saiba mais aqui.
Circular pela direita
O sentido da condução em Portugal é o mesmo que no Brasil. Outra regra importante que você deve conhecer é que ao dirigir em Portugal, você deve usar sempre a faixa mais à direita.
As demais faixas de trânsito devem ser apenas usadas para ultrapassar.
+ 10 Pratos típicos de Portugal
+ Dicas para economizar na viagem!
Estradas em Portugal
As principais estradas usadas por quem viaja por Portugal de carro são:
Autoestrada: são estradas privadas, portanto pagas. São estradas consideradas muito boas, onde é possível andar com maior velocidade (máximo 120 km/h) e tem diversas faixas de circulação. Portanto, a viagem é mais rápida e confortável, mas mais cara.
Estradas nacionais: são estradas públicas que também são boas. Contudo, não tem diversas faixas de circulação como as autoestradas e tem um limite menor de velocidade (máximo 90 km/h). Ou seja, a viagem é mais barata mas mais demorada.
+ Dicas de bate e volta de Lisboa
+ Top Museus de Lisboa
Pedágios e Via Verde em Portugal
Em Portugal os pedágios são chamados de “portagens”.
As autoestradas são consideradas estradas muito boas pela maioria das pessoas que viajam de carro por Portugal. Mas também são estradas bastante caras e você terá que pagar pedágios ao circular por elas.
A viagem de Lisboa para o Porto por autoestrada, por exemplo, tem um custo apenas de pedágios de cerca de 25 € (cada trajeto). Por isso, se você viaja sozinho, os transportes públicos podem ser uma opção mais econômica. Veja dicas para andar de trem em Portugal.
- Por outro lado, com o carro você tem mais flexibilidade para visitar outros locais pelo caminho, que por vezes não são atendidos por ônibus ou trens.
Ao sair da autoestrada você irá encontrar postos para pagamento do pedágio. Outra alternativa é alugar o seu carro com Via Verde. Este é um sistema eletrônico instalado no carro, que ao passar por um pedágio, faz um registro da sua passagem.
Com o sistema de Via Verde instalado não é preciso parar para pagar os pedágios. Ao passar pelos postos de pagamento, você deve seguir em frente pelas vias sinalizadas com “Via Verde”.
Com a “Via Verde”, os pedágios são debitados diretamente da sua conta ou serão pagos quando você devolver o carro alugado. Ao alugar o carro, basta pedir para ter a Via Verde – normalmente o custo associado ao serviço custa cerca de 1,50€ por dia de aluguel (mais o valor dos pedágios, que são debitados da conta).
+ Guia completo pela Baixa de Lisboa
+ O que fazer em Cascais?
ATENÇÃO: Se você não tiver Via Verde, tenha cuidado com as SCUTS!! Antigamente, as SCUTS eram estradas com o custo suportado pelo Estado (sem custo para o utilizador – SCUT). Hoje em dia, também são pagas – mas não existem postos de pagamento na estrada.
Se você não tiver Via Verde, terá que ir aos Correios (CTT) para fazer o pagamento destes pedágios, em até 5 dias após ter passado pela tal SCUT (aparecem como pórticos acima da estrada).
Limites de velocidade em Portugal
- Nas estradas nacionais, a velocidade mínima é de 50 km/hora e a velocidade máxima é de 90 km/h.
- Nas autoestradas, a velocidade mínima é de 50 km/hora e a máxima é de 120 km/hora.
- Nas localidades, ou seja, dentro das cidades, a velocidade máxima é de 50 km/hora.
Ou seja, esteja atento ao limite máximo e mínimo. Ao longo da estrada você verá placas indicando os limites de velocidade, que podem variar ao longo da estrada por razões em particular.
Assim como no Brasil, também é normal existir fiscalização eletrônica pelas estradas em Portugal. Portanto, não facilite e siga as regras de trânsito do país.
IMPORTANTE: Estas velocidades se aplicam a automóveis ligeiros de passageiros sem reboque. Verifique os limites para outros tipos de automóveis.
Outras dicas para dirigir em Portugal
Nos postos de combustível (conhecidos como bombas), normalmente não existem frentistas. Por isso, normalmente o próprio motorista abastece o carro e faz o pagamento.
Nas cidades, é normal estacionar os carros na rua. Não se assuste se você reservar um hotel ou pousada e o espaço destinado para estacionar o carro for na rua. Por isso, vale a pena prestar atenção na hora de reservar o hotel e de escolher o seguro para o carro alugado.
☛ Leia também:
- Onde ficar em Lisboa? Os melhores bairros
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- O que fazer em Sintra e como chegar lá?
A distância entre os postos de serviço, chamados de áreas de serviço por aqui, é de no mínimo 30 km nas estradas nacionais. Por isso, preste atenção e viaje sempre com o tanque de combustível abastecido.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!