O bacalhau é a estrela da gastronomia portuguesa. Pescado em mares gelados, como na Noruega e na Islândia, o bacalhau chega em Portugal salgado e seco, pronto para consumir.
Dizem por aqui que existem mais de 1001 receitas de preparar bacalhau!! Durante as suas férias por Portugal, aproveite para provar muitas delas!
Mas quando chega a hora de voltar para o Brasil, bate sempre aquela vontade de levar um bacalhau para casa, onde ele pode ser difícil de encontrar e onde custa valores exorbitantes!
Por isso, confira aqui as dicas para levar o verdadeiro rei da gastronomia portuguesa para sua casa e matar um pouco a saudade da culinária lusitana.
Quanto bacalhau posso levar?
De acordo com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, você pode entrar no Brasil com até 5 kg de pescados por pessoa (salgado inteiro ou eviscerado dessecado; defumado eviscerado; e esterilizado comercialmente).
É importante lembrar que estes produtos devem ser colocados na bagagem despachada.
Além disso, os produtos devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação, devidamente lacrados.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Onde e como comprar?
Você encontra bacalhau na peixaria de qualquer supermercado como o Continente ou Pingo Doce, ou nos mercados locais, como no Mercado da Ribeira.
No El Corte Inglês você pode pedir para embalarem o bacalhau a vácuo – na minha opinião é a melhor forma de levar para o Brasil. Fica bem embalado e suas malas não ficam cheirando a peixe. Na peixaria peça para cortarem o bacalhau em lombos ou postas.
Antes de preparar suas receitas com bacalhau, não se esqueça de que ele está seco e salgado e por isso precisa primeiro ser demolhado.
Demolhar o bacalhau é simples: você só precisa colocar as postas em um recipiente cheio de água e ir trocando a água a cada 6 horas, durante 24 a 48 horas (dependendo do tipo de bacalhau). Não esqueça de colocar o recipiente na geladeira durante o verão!
☛ Leia também:
Os tipos de bacalhau
Na peixaria você irá encontrar diferentes tipos de bacalhau, em função do seu peso, e que são indicados para diferentes pratos:
- Miúdo – tem um peso inferior a 0,5 kg, é mais difícil de encontrar e é mais usado nas caldeiradas (uma espécie de guisado com peixe);
- Corrente – pesa entre 0,5 kg e 1 kg e é ideal para pratos com bacalhau desfiado, como nos bolinhos de bacalhau (conhecidos como pastéis de bacalhau);
- Crescido – pesa entre 1 kg e 2 kg e é aconselhado para os mesmos pratos que o bacalhau corrente;
- Graúdo – pesa entre 2 kg e 3 kg e é a escolha certa para servir em postas, cozido ou assado;
- Especial – Pesa mais de 3 kg e pode ser usado nos mesmos pratos que o bacalhau graúdo, em ocasiões especiais.
Outros produtos
A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura Nº 11, de 10 de maio de 2016, também passou a permitir a entrada de outros produtos no Brasil, tais como:
- Produtos cárneos industrializados destinados ao consumo humano (esterilizados comercialmente, cozidos, extratos ou concentrados de carne, etc) – limite de 10 kg por pessoa;
- Produtos lácteos industrializados (doce de leite, manteiga, queijo com maturação longa, requeijão, etc) – limite de 5 kg por pessoa;
- Produtos derivados do ovo (ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, conserva de ovos, etc) – limite de 5 kg por pessoa;
- Produtos de confeitaria contendo ovos, lácteos ou carne na sua composição – limite de 5 kg por pessoa.
Isso significa que você também pode levar na sua mala os deliciosos queijos e enchidos portugueses, além daquele pastelzinho de nata que vai deixar toda família com água na boca! 😍
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!
Mt bom o esclarecimento
Valeu
Nós é que agradecemos o seu comentário! Ficamos contentes que tenha sido útil para você! 🙂