Café A Brasileira: o mais famoso de Lisboa

O Café A Brasileira é um dos mais emblemáticos de Lisboa e é uma parada obrigatória na capital portuguesa!

Ele foi fundado em 1905 por Adriano Teles, que começou o negócio como uma loja especializada em venda de cafés de Minas Gerais.

Café A Brasileira
O Café a Brasileira surgiu em Lisboa em 1905 e é um dos mais emblemáticos da cidade.

A história de Adriano Teles com o café começou quando ele era jovem e emigrou para o Brasil, onde se dedicou ao negócio do café. Quando voltou para Portugal, Teles criou uma rede de venda de café importado do Brasil.

Foi assim que nasceram as famosas “Brasileiras”, que estavam espalhadas por Portugal. A primeira loja do Café A Brasileira abriu no Porto em 1903 e só mais tarde surgiu o A Brasileira de Lisboa.

Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.

Booking.com

Além das Brasileiras de Lisboa (no Chiado e havia uma no Rossio) e do Porto, existiam outras em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e até em Sevilha.

Como os portugueses não tinham o hábito de beber café em cafeterias naquela época, Adriano Teles foi pioneiro neste ramo.

Café A Brasileira
O Café A Brasileira foi um pioneiro em servir café em Portugal.

Durante os 13 primeiros anos do negócio, o criador do A Brasileira ofereceu uma xícara de café para quem comprava um saco de grãos da marca, como uma forma de promover o seu produto.

Com uma visão avançada para o comércio, Adriano Teles criou um slogan para o A Brasileira, que foi espalhado pelas ruas. O slogan é famoso e conhecido até o dias de hoje:  O melhor café é o d’A Brasileira.

CURIOSIDADE: Também foi no Café A Brasileira que terá surgido o termo “bica”, que é usado pelos lisboetas para pedir um cafezinho (uma bica).

Bica seria a abreviatura de “Beba Isto Com Açúcar”, um incentivo do A Brasileira para tornar o café (uma novidade naquela época), mais agradável para os clientes.

Café A Brasileira do Chiado

A fachada característica que nós vemos hoje no A Brasileira de Lisboa, que fica no Chiado, é de 1922 e é de autoria do arquiteto Norte Júnior. O seu interior, em Arte Déco, tem muitos espelhos, mármore e madeira.

Café A Brasileira
A clássica fachada do Café A Brasileira é de 1922.

O Café A Brasileira do Chiado também teve um papel importante no desenvolvimento cultural e intelectual do país.

Ele foi o ponto de encontro de escritores e artistas da época, que realizavam lá suas tertúlias literárias, muito na moda naquela época.

CURIOSIDADE: Alguns dos artistas modernistas que frequentavam o A Brasileira de Lisboa pintaram um conjunto de telas que passaram a decorar o Café.

Entre as obras, estavam quadros de Almada Negreiros, Stuart Carvalhais e Eduardo Viana. Por este motivo, alguns consideram que o Café A Brasileira foi o primeiro museu de arte moderna de Lisboa.

Café A Brasileira
As pinturas modernistas no interior do A Brasileira têm muita história!

Em 1971 estes quadros passaram para diferentes museus de arte contemporânea da cidade, mas no seu lugar existem 11 obras de outros importantes pintores de arte contemporânea.

+ Economize visitando Lisboa com o Lisboa Card!

Estátua do poeta Fernando Pessoa

Um dos clientes assíduos do Café A Brasileira de Lisboa foi o poeta Fernando Pessoa, o que motivou a criação de uma estátua de bronze em sua homenagem.

A estátua foi inaugurada em 1980 e fica na frente do Café A Brasileira do Chiado.

Café A Brasileira
Uma foto com a estátua do poeta Fernando Pessoa, em frente ao Café, é um clássico!

⭐ SUPER DICA: Passar no A Brasileira para tirar uma foto com o poeta é imperdível! Além disso, não deixe de visitar também o interior do Café.

Como chegar no Café A Brasileira de Lisboa

O Café A Brasileira de Lisboa fica no Largo do Chiado (Rua Garret, nº 122).

A forma mais fácil de chegar lá é de metrô. É só descer na estação Baixa-Chiado e seguir os sinais indicando a saída para o Largo do Chiado. Você vai sair em frente ao famoso Café.

☛ Leia também:

Café A Brasileira em outras cidades de Portugal

O Café A Brasileira do Porto teve diferentes proprietários ao longo das décadas e esteve fechado durante alguns anos.

Contudo, em 2018 o edifício reabriu como um hotel 5 estrelas (Pestana Porto – A Brasileira) e cafeteria. Fica na Rua Sá da Bandeira, nº 91, Porto.

O Café A Brasileira de Coimbra também reabriu depois de muitos anos fechado e fica na Rua Ferreira Borges, nº 124, Coimbra.

Em Braga, o A Brasileira surgiu como uma franquia, em 1907. O histórico Café fica na Largo Barão de São Martinho, nº 17, Braga.

☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here